luminária

Responder
lipari
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 ago 2009, 11:35

luminária

Mensagem por lipari »

Boa tarde:

Tenho em minha casa uma luminária com lâmpadas fluorescentes e balastro electrónico que mesmo com o interruptor desligado as mesmas lâmpadas por vezes piscam sem motivo aparente.
Qual poderá ser a causa?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: luminária

Mensagem por ENERGY »

lipari Escreveu:Boa tarde:

Tenho em minha casa uma luminária com lâmpadas fluorescentes e balastro electrónico que mesmo com o interruptor desligado as mesmas lâmpadas por vezes piscam sem motivo aparente.
Qual poderá ser a causa?
Talvez o interruptor esteja a cortar o neutro e não a fase como deveria de ser, isto é apenas uma simples opinião.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso são fenómenos de fluorescência e fosforescência.
tntiago
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2010, 22:50

Mensagem por tntiago »

Duzia12 Escreveu:Isso são fenómenos de fluorescência e fosforescência.
Elá... isso é comum? Não terá a ver com o facto de ser balastro electrónico?
Projecto de Sistemas Electrónicos
Sistemas Embebidos
RTOS
Linux
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso não sei responder, mas se está tudo desligdo.

Aqui em casa acontece isso com as lãmpadas economizadoras. mas não todas, até porque são de marca diferente

Fluorescência é a capacidade de uma substância de emitir luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visivel, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

Já as substâncias denominadas fosforescentes, mantêm por mais tempo a emissão de luz visível mesmo depois de terem sido sujeitas a radiação ultravioleta.
Após os elétrons serem excitados(quando o átomo recebe algum tipo de energia), retornam à sua órbita inicial, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons(luz). Quando o retorno dos elétrons ocorre em tempos inferiores a 0,00001segundos, chama-se fluorescência, enquanto que em tempos superiores, fosforescência, durando minutos ou até horas

Fluorescência e fosforescência. A fotoluminescência -- termo geral que designa a transformação de outros tipos de radiação em luz -- é chamada fluorescência quando a emissão de luz termina imediatamente ao cessar a radiação excitante. Entre as numerosas substâncias que apresentam fluorescência citam-se o material de que são feitos os dentes, o petróleo e o papel. Emprega-se o termo fosforescência quando ocorre emissão retardada de luz ou brilho residual. São substâncias fosforescentes os sulfatos alcalinos e alcalino-terrosos e o sulfato de zinco. Essa distinção, no entanto, é imprecisa, já que depende da acuidade do detector utilizado, seja ele o olho humano ou um aparelho.

Outros tipos de luminescência. Além da fotoluminescência, pode-se mencionar também a eletroluminescência, produzida por choques de elétrons ou pela passagem de corrente elétrica por gases rarefeitos. Triboluminescência é aquela causada por uma ação mecânica brusca. A quimiluminescência produz-se durante certas reações químicas. A bioluminescência compreende as radiações luminosas ligadas aos processos vitais ou produzidas pelos seres vivos, como o vagalume e certas algas. Em alguns materiais, porém, o frio intenso causa a crioluminescência.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

e ainda há acho eu o termoluniscência, que parece ser o efeito que está por detrás do funcionamento dos candeeiros a gás, aqueles que usam aquelas camisas que no passado era radioactivas.
pedropingalim
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2008, 19:15

Mensagem por pedropingalim »

lipari Escreveu:Boa tarde:

Qual poderá ser a causa?
impossivel so se neutro for ao interruptor
Paradoxus
Curioso
Curioso
Registado: 06 jul 2009, 20:28

Mensagem por Paradoxus »

Boas,

Já experimentou substituir o interruptor. Não será que o interruptor está avariado!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :P :P :P
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Bom dia,

O interruptor tem sinalização, se tiver dá problemas com as lâmpadas economizadora.

Cumprimentos

Mário Lopes
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”