Garantir a selectividade entre disjuntores

Onizuka
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2008, 09:31

Garantir a selectividade entre disjuntores

Mensagem por Onizuka »

Boa tarde,

Após alguma pesquisa, encontrei informação a dizer que a selectividade é garantida se o disjuntor a montante tiver pelo menos o dobro da In do disjuntor a jusante, mas também já encontrei sítios a dizer que o disjuntor a montante apenas tem de ser maior que o a jusante. Alguém me sabe dizer qual é a maneira correcta de garantir a selectividade?

Obrigado e cumprimentos.
Na teoria, a prática e a teórica são iguais, na prática não.
ricardofilipelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2008, 20:54

Re: Garantir a selectividade entre disjuntores

Mensagem por ricardofilipelopes »

Para se garantir a selectividade num circuito no quadro geral deve ter o seu valor máximo e os quadros parciais têm de ter um valos inferior.
ou seja, se no quadro geral tiveres um interruptor de 63A/300mA, no quadro parcial tens de ter um interruptor de 40A/30mA, assim se ouver algum probllema no quadro parcial só despara esse quadro e não o geral.

Espero ter ajudado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Para selectividade entre dispositivos diferenciais ver o tópico seguinte:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952

Para a selectividade entre disjuntores é assim: se tiver a curva de disparo de dois disjuntores um a montante do outro e sobrepor no mesmo gráfico as duas curvas, a curva do dispositivo a jusante deve estar à esquerda do dispositivo a montante e não se podem sobrepor, não se podem "tocar" as curvas (isto para garantir selectividade total).
Na prática e na maior parte dos casos consegue-se garantir a selectividade da seguinte forma: se tiver um disjuntor a montante de 125A a jusante o disjuntor terá de ser de 80A para se garantir a selectividade (ou seja "saltou-se" o calibre de 100A; normalmente "salta-se" um calibre para garantir a selectividade). Mas só vendo as curvas do fabricante é que temos a certeza que existe mesmo selectividade!

Outro exemplo: disjuntor a montante de 160A a jusante tem de ser um disjuntor de 100A.

Pode existir necessidade em muitos casos de se ter de sobredimensionar o disjuntor a montante para se garantir a selectividade com os disjuntores a jusante.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Onizuka
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2008, 09:31

Mensagem por Onizuka »

Obrigado. Já estou esclarecido.
Cumprimentos.
Na teoria, a prática e a teórica são iguais, na prática não.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

caros colegas esclareçam me uma dúvida.... é possivel colocar no QE geral um disjuntor 4x80A a proteger um quadro parcial, em que este parcial possui como corte geral um interruptor 4x80A???!!! este corte geral (do parcial)não deveria ter uma gama superior a 80A por ex 4x100A????

obrigado
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não me parece, porque não? os fusíveis a montante do quadro parcial protegem o cabo e o referido interruptor na pior das hipóteses aguenta sempre na ordem de 20 x In <= 1seg.

De qualquer modo pode sempre consultar catálogo do fabricante onde poderá confirmar as características do interruptor no que diz respeito ao comportamento em curto-circuito, pois como sabe, os interruptores não são todos iguais.

ohmico
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

eng_jersilva Escreveu:caros colegas esclareçam me uma dúvida.... é possivel colocar no QE geral um disjuntor 4x80A a proteger um quadro parcial, em que este parcial possui como corte geral um interruptor 4x80A???!!! este corte geral (do parcial)não deveria ter uma gama superior a 80A por ex 4x100A????

obrigado
Na minha opinião deverá colocar interruptor com um valor superior, 100 Amp. ou 125 Amp. porque como sabe o interruptor deverá ter capacidade para suportar uma intensidade acima da intensidade de trabalho, e a realidade é esta se tiver um interruptor a funcionar próximo da In este vai ter perdas por aquecimento e é isto que vai danificar o aparelho, não há dúvida que o comportamento em caso de cc é importante mas é mais importante este pormenor.

Cpm.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

O ideal seria:

- protecção do Quadro Geral 125A;

- protecção do Quadro Parcial 80A.

Mas pode tentar ver as curvas dos disjuntores da marca que propõe para verificar se existe selectividade entre um disjuntor de 100A e de 80A e neste caso utilizar o de 100A no Quadro Geral.

P.S.: Se bem percebi o colega tem na protecção do Quadro Geral é um disjuntor!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:O ideal seria:

Mas pode tentar ver as curvas dos disjuntores da marca que propõe para verificar se existe selectividade entre um disjuntor de 100A e de 80A e neste caso utilizar o de 100A no Quadro Geral.

não.. eu no QE geral, tenho a proteger um QE parcial um disjuntor de 4x80A. e no QE parcial tenho(como corte geral neste quadro) um Interruptor "normal" de 4x80A e a minha duvida era se o Interruptor não deveria ter uma protecção superior!!??? 4x125 por exemplo.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

vamos a exêmplos concretos:

Interruptor "Legrand Vistop" 63A / 35Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- calibre máx. do fusível 63A.

Interruptor "Legrand Vistop" 100A / 55Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- Calibre máx. do fusível 100A (gG) / 63A (aM)

AC22 A - Corte misto motor/resistência.
AC23 A - Corte motor (cargas indutivas).

Como se pode vêr, a decisão de qual o interruptor a utilizar tem a ver com a protecção existente a montante e deve ser tomada com base na consulta dos dados fornecidos pelo fabricante que variam conforme o tipo que estamos a utilizar.

Os dados referidos acima dizem respeito a um interruptor/seccionador de corte visível em carga.

ohmico

Este poste foi corrigido porque continha afirmações, feitas ao correr da pena, que não eram correctas, do que apresento as minhas desculpas.

ohmico
Última edição por ohmico em 03 fev 2011, 16:01, editado 4 vezes no total.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

eng_jersilva Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:O ideal seria:

não.. eu no QE geral, tenho a proteger um QE parcial um disjuntor de 4x80A. e no QE parcial tenho(como corte geral neste quadro) um Interruptor "normal" de 4x80A e a minha duvida era se o Interruptor não deveria ter uma protecção superior!!??? 4x125 por exemplo.
Ok tinha percebido mal. Mas nesse caso o interruptor do Quadro Parcial convém ser de 100A no mínimo!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

caros colegas agradeço o esclarecimento...
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Carlos Barreiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mar 2009, 18:34

Mensagem por Carlos Barreiro »

Na minha opinião deve-se garantir sempre um disjuntor de In inferior a jusante e se possível numa proporção de 1.6 ou seja se tenho no QG 40A devo ter 25A isto para garantir uma boa selectividade entre disjuntores.
No caso dos aparelhos diferenciais estes devem ser escolhidos de forma a que as suas curvas de funcionamento não apresentem sobreposição. Por norma garante-se sendo o diferencial a montante de valor igual a três vezes superior ao do diferencial a jusante ou seja no QG DR tipo S 300mA e no QP um DR tipo G 100mA ou inferior.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Carlos Barreiro Escreveu:Na minha opinião deve-se garantir sempre um disjuntor de In inferior a jusante e se possível numa proporção de 1.6 ou seja se tenho no QG 40A devo ter 25A isto para garantir uma boa selectividade entre disjuntores.
No caso dos aparelhos diferenciais estes devem ser escolhidos de forma a que as suas curvas de funcionamento não apresentem sobreposição. Por norma garante-se sendo o diferencial a montante de valor igual a três vezes superior ao do diferencial a jusante ou seja no QG DR tipo S 300mA e no QP um DR tipo G 100mA ou inferior.

a duvida era com disjuntor e interruptores de qualquer forma obrigado.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times

Mensagem por migjac »

Tenho um transformador de 1250kVa que alimenta um quadro de entrada com disjuntor de entrada de 2000A. Terá uma saida para um QGBT com um disjuntor de saida de 1250A e um disjuntor de 630A que alimenta um outro quadro.
Este outro quadro poderá ter um interruptor geral de 4x800A? Este calibre poderá ser superior ao disjuntor a montante?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”