bem estou com um pequeno problema em electricidade e precisava de resolver o mais rapido possivel com a vossa ajuda claro
bem o que queria adicionar ao circuito era um componente cujo qual nao fizesse rodar a fan no segundo circuito, disseram para adicionar um diodo zenner mas o mesmo deixa passar a tensao de 7,7V e eu precisa de a cortar e apaenas que deixasse passar a de 17,7V.
desde ja obrigado
" Por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar."
Recomendações para quem quer os seus tópicos publicados, respondidos:
- Use as regras gramaticais da língua portuguesa (erros de ortografia, escrita igual ou semelhante à usada em SMS, falta de pontuação, afastam muitos utilizadores com vontade de ajudar)
- Seja paciente (de notar que isto é um fórum voluntário, logo os seus utilizadores não se sentem na obrigação de estar 24/7, para prestar serviço público. Um tópico publicado às 7 da noite de um domingo e a relembrar no dia seguinte, às 8:30 da manhã, não ajuda a alguém ficar com vontade para responder)
- Os esquemas publicados, devem ter tamanho razoável. Nem muito pequenos (que é o caso, onde não é possível ler o quer que seja), nem muito grandes, ao ponto de mesmo tendo um monitor Full-HD, andar a deslizar pela imagem para interpretar o esquema. Há quem publique imagens, tal e qual são fotografadas, com 12 ou mais Mpixeis...
o problema é que queria que a fan nao roda-se quando posta no 2 circuito. apesar de receber os 7.7V. já me deram aideia de um relé e sei que funciona , nao ha mais nenhuma maneira??
obrigado
zenner não é um limitador de tensão? é que eu queria que a fan nao rodase com a tensao de 7,7 e rodase com a de 17,7 (algum circuito que nao deixe passar os tais 7,7 e deixe passar os 17,7) :
O que tu eventualmente precisas é algo que funcione como um relé de mínima tensão (se estivermos a falar de correntes fortes) ou um comparador com ampop's (se estivermos a falar de correntes fracas).
Convinha explicares exactamente o que pretendes, que tipo de circuito estás a trabalhar, tensão de alimentação, etc.
o problema é que queria que a fan nao roda-se quando posta no 2 circuito. apesar de receber os 7.7V. já me deram aideia de um relé e sei que funciona , nao ha mais nenhuma maneira??
obrigado
Se colocares um zenner de 5.1V inversamente polarizado em série com ventoínha quando alimentas com 7.7V ela não roda.
Projecto de Sistemas Electrónicos
Sistemas Embebidos
RTOS
Linux
Acho que a observação feita pelo o rainbow está correcta, agora falta saber a que fim se destina e quanto se quer gastar porque um relé de mínima tensão não é muito barato e aplicar um comparador com ampop's resolve o problema nem que se aplique trasistor para aplificar a corrente, mas tudo depende para que quer...
bem o problema é que uma cabine de hidromassagem tem uma ventoinha... de 12V.
quando eu ligo a ventoinha a mesma fica a trabalhar com 17,7V (roda mt bem).
no fim quando vou desligar a mesma continua a funcionar sem parar a 7,7V só que roda muito devagar ( anomalia no CI da placa pois ao desligar nao deveria haver tensao) mas como nao quero desmontar aquilo tudo apenas queria um simples componente que nao a fizesse rodar com os tais 7,7 V
a ventoinha pára de rodar perto dos 2V por isso é só uma queda de tensao de 5,7V que necessitava agora o componente é que nao sei
obrigado desde já
cumps