o meu grande mal é só ter noções de algumas coisas, pesso-vos que me dêm uma mãozinha e comentem se faz favor este exercício.
um abraço

e desde já, obrigado
estive à procura do esquema e é este

Hum? Perguntas-me a mim se tu não percebeste o que eu queria dizer com isso? Rui, tu é que sabes se percebeste ou não e não eu!ruisantos Escreveu:"...o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...)"
Nao percebi o que queres dizer com isto?
Njay Escreveu:Hum? Perguntas-me a mim se tu não percebeste o que eu queria dizer com isso? Rui, tu é que sabes se percebeste ou não e não eu!ruisantos Escreveu:"...o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...)"
Nao percebi o que queres dizer com isto?
Mas de qualquer forma posso explicar em maior detalhe: acho que o afastamento entre o condensador de 1uF e o C.I. 555 é demasiado curto. Um condensador tipico de 1uF vai ficar "de lado", inclinado, nesse PCB. Uma vez que até há bastante espaço no PCB eu afastava o 555 um milimetrozeco do condensador. Ficam os componentes todos mais à vontade.
Normalmente é mais para o 0.15 - 0.2, mas não interessa agora para o caso.JorgeCosta Escreveu:A queda de tensão no transístor quando este esta a saturado é da ordem de 0,3 V.
Queres dizer a "queda de tensão que o LED causa". 1.8V é para os vermelhos.JorgeCosta Escreveu: A tensão máxima suportada pelo LED é de aproximadamente 1,8V, dependendo do LED.
A resistência limitadora está lá. Não vejo nenhum problema com o circuito nesse aspecto. Mesmo considerando 0.3V para o transistor em saturação e LEDs vermelhos, a corrente mínima a passar no LED será (4.5V - 1.8V - 0.3V) / 120 = 20mA que é a corrente máxima tipica de um LED tipico (brilho normal). Agora, o que não está muito bem é para tensões de alimentação maiores que 4.5V, aí os LEDs vão estar a ser sobrecarregados. A 6V a corrente será ~32mA o que já é demasiado para um LED típico.JorgeCosta Escreveu:Nestas circunstancias os LEDs não vão suportar a queda de tensão... há que rever... Penso que seria melhor utilizar uma resistência limitadora em série com o LED de valor a calcular e dependendo do LED e da tensão de alimentação.