Vivam,
Tinha a ideia que a calha DIN metálica dos quadros eléctricos devia ser ligada ao circuito de protecção, mas tenho visto muitos quadros em que isto não é feito...
Afinal, deve ligar-se ou não a calha DIN ao circuito de protecção?
Calha DIN dos quadros: ligar ou não ao circuito de protecção
-
- Curioso
- Registado: 05 dez 2008, 11:11
Re: Calha DIN dos quadros: ligar ou não ao circuito de prote
Caro colega
Numa vistoria da certiel aconteceu que eu tinha a calha DIN ligada á terra ,o inspector disse que não era necessário tendo-me dito para retirar a ligação porque sendo o quadro da classe II não necessitava , ainda por cima disse-me que eu poderia alterar as caracteristicas do quadro ao ter a calha ligada á terra.
Saudações electricas.
Numa vistoria da certiel aconteceu que eu tinha a calha DIN ligada á terra ,o inspector disse que não era necessário tendo-me dito para retirar a ligação porque sendo o quadro da classe II não necessitava , ainda por cima disse-me que eu poderia alterar as caracteristicas do quadro ao ter a calha ligada á terra.
Saudações electricas.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Está correcto ligar a calha DIN ao condutor de protecção apenas se o quadro eléctrico for da classe I de isolamento.EDUARDOMARTINS Escreveu:Caro colega
Saudações electricas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Boa noite,
O colega João tem razão. A estrutura interior do quadro eléctrico, incluindo calha DIN e porta deve ser ligada a terra se o mesmo não for de classe II.
Se o quadro for de classe II, qualquer ligação que se faça no seu interior (porta, apoios, calha DIN, etc.), estamos a retirar-lhe essa classe e a passá-lo para classe I.
Cumprimentos
Mário Lopes
O colega João tem razão. A estrutura interior do quadro eléctrico, incluindo calha DIN e porta deve ser ligada a terra se o mesmo não for de classe II.
Se o quadro for de classe II, qualquer ligação que se faça no seu interior (porta, apoios, calha DIN, etc.), estamos a retirar-lhe essa classe e a passá-lo para classe I.
Cumprimentos
Mário Lopes