switch RC-CC e derivadores na posição CATV
switch RC-CC e derivadores na posição CATV
Boas,
Tenho um ATI 3Play (8PC, 8CC) e tenho uma questão sobre o switch RC-CC
http://www.tekaelectronics.com/files/Fo ... ev2%29.pdf
página 4.
O CC vindo do meu ISP entra na entrada CATV e todos derivadores de saída estão na posição CATV.
Quando o meu ISP mudou as frequências dos canais por RF tive que voltar a fazer o scan e voltou-me acontecer a situação da primeira vez.
1. Não é possível apanhar nada com o auto scan ou manual scan nas duas TVs (uma na sala e outra no quarto), só chuva.
2. Sabendo como resolver, ligo um CC suplementar entre a TV da sala e directamente à estremidade do CC do ISP e assim já apanho tudo.
3. volto a ligar o CC do ISP à entrada CATV do switch RC-CC e assim já faço o auto scan na TV do quarto.
4. consigo sempre fazer manual scan em ambas as TVs mas só depois de passar pelo passo 2, senão não apanho nada.
E esta hein?
Espero que fiz algum sentido é que isto para um leigo faz confusão, porque será que funciona depois do empurrrão do ponto 2?
Não consigo apontar o dedo aos CC embutidos na parede nem bem ao switch porque depois do passo 2 a TV do quarto faz scan.
Obrigado.
Tenho um ATI 3Play (8PC, 8CC) e tenho uma questão sobre o switch RC-CC
http://www.tekaelectronics.com/files/Fo ... ev2%29.pdf
página 4.
O CC vindo do meu ISP entra na entrada CATV e todos derivadores de saída estão na posição CATV.
Quando o meu ISP mudou as frequências dos canais por RF tive que voltar a fazer o scan e voltou-me acontecer a situação da primeira vez.
1. Não é possível apanhar nada com o auto scan ou manual scan nas duas TVs (uma na sala e outra no quarto), só chuva.
2. Sabendo como resolver, ligo um CC suplementar entre a TV da sala e directamente à estremidade do CC do ISP e assim já apanho tudo.
3. volto a ligar o CC do ISP à entrada CATV do switch RC-CC e assim já faço o auto scan na TV do quarto.
4. consigo sempre fazer manual scan em ambas as TVs mas só depois de passar pelo passo 2, senão não apanho nada.
E esta hein?
Espero que fiz algum sentido é que isto para um leigo faz confusão, porque será que funciona depois do empurrrão do ponto 2?
Não consigo apontar o dedo aos CC embutidos na parede nem bem ao switch porque depois do passo 2 a TV do quarto faz scan.
Obrigado.
Última edição por LEMENE em 17 fev 2011, 22:40, editado 2 vezes no total.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: switch RC-CC e derivadores na posição CATV
faz la um desenho..lol
os RG-CC da teka tÊm duas entradas, uma para MATV e outra para CATV. sao 2 splitters num só, em que escolhes em qual deles a saida liga por um "parafuso".
o que chamas CC suplente? a entrada de MATV do splitter?
os RG-CC da teka tÊm duas entradas, uma para MATV e outra para CATV. sao 2 splitters num só, em que escolhes em qual deles a saida liga por um "parafuso".
o que chamas CC suplente? a entrada de MATV do splitter?
Eng. de electrónica e telecomunicações
Lol, Sim um desenho.
Legenda:
CC = cabo coaxial (isto já sabem, é só para saberem como leigo estou a usar o termo que conhecem).
CC suplementar = cabo coaxial de 10 metros que tenho à mão e que ligo à TV da sala directamente ao CC do ISP e só para desenrascar.
CC embutidos = CC embutido na parede que liga aos derivadores de saída do switch RC-CC.
O CC do ISP liga-se à entrada CATV do switch RC-CC. pg 4
As 8 saidas dos derivadores do switch estão todas na posição CATV por via do tal selector "parafuso".
Esquema de ligação no switch RC-CC
Esquema para conseguir o scan à primeira TV, ligo um outro CC entre a TV da sala e a extremidade do CC vindo do ISP.
Legenda:
CC = cabo coaxial (isto já sabem, é só para saberem como leigo estou a usar o termo que conhecem).
CC suplementar = cabo coaxial de 10 metros que tenho à mão e que ligo à TV da sala directamente ao CC do ISP e só para desenrascar.
CC embutidos = CC embutido na parede que liga aos derivadores de saída do switch RC-CC.
O CC do ISP liga-se à entrada CATV do switch RC-CC. pg 4
As 8 saidas dos derivadores do switch estão todas na posição CATV por via do tal selector "parafuso".
Esquema de ligação no switch RC-CC
Código: Selecionar todos
CC do ISP =====> entrada CATV do switch RC-CC do ATI (pg 4)
[TVs]CCs embutidos <====== saidas dos derivadores cujo selector está na posição CATV
Código: Selecionar todos
[TV]CC suplementar <===<=== CC do ISPl
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, pelo que vejo isso é falta de sinal poucos db´s a vir pelo ISP, esses switch trabalham nas gamas de frequência até 2400mhz portanto abrangem todos os canais do operador por cabo que trabalham a menos de 1ghz, portanto aconselho a fazer barulho com o operador a dizer que está a chegar pouco sinal, em ultimo caso tens de meter um amplificador de sinal se por acaso eles não fizerem nada!
p.s pelo que entendo do 1º post, depois de sintonizados os canais até se veem "bem", mas já sintonizei TV´s que tinham esses switch da Teka e não houve problemas a sintonizar no auto-scan, por isso deduzo que seja pouco sinal a entrar!
p.s pelo que entendo do 1º post, depois de sintonizados os canais até se veem "bem", mas já sintonizei TV´s que tinham esses switch da Teka e não houve problemas a sintonizar no auto-scan, por isso deduzo que seja pouco sinal a entrar!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
bolas, bastava dizeres que ligavas directo do operador à tv.. a malta gosta de complicar..lol 
varejo, mesmo que fosse 1Ghz, passam os canais todos.. nao ha canais acima dos 870Mhz, só depois em FI mas já é outra historia..
é mt estranho.. Se os canais estão lá e nao te queixas de problemas de imagem, a tv devia encontrar, mesmo que fosse com ruido..nao encontrar nada, nem um bocadinho de imagem mesmo escolhendo o canal ou frequencia.. hummm e depois de sintonizado está tudo ok..
Do ponto de vista tecnico, é improvavel que isso acontecesse, tou mais virado para algum erro humano durante essa "experiencia".
mas estou curioso de saber se terá algum desfecho, ou alguma outra conclusao..

varejo, mesmo que fosse 1Ghz, passam os canais todos.. nao ha canais acima dos 870Mhz, só depois em FI mas já é outra historia..
é mt estranho.. Se os canais estão lá e nao te queixas de problemas de imagem, a tv devia encontrar, mesmo que fosse com ruido..nao encontrar nada, nem um bocadinho de imagem mesmo escolhendo o canal ou frequencia.. hummm e depois de sintonizado está tudo ok..
Do ponto de vista tecnico, é improvavel que isso acontecesse, tou mais virado para algum erro humano durante essa "experiencia".

Apanho chuva, muita chuva quase não se percebe a imagem.
É de facto como se houvesse pouco sinal mas a situação só acontece quando o ISP muda as frequencias.
E que dizer que depois do "empurrão" da ligação directa à TV da sala, a outra TV da quarto faz o scan usando o cabo ligado ao switch.
Com estes resultados e o resultado final está tudo bem, não tenho argumentos para o ISP, para o electricista e para a Teka.
O que vale é que isto só se repete quando o ISP muda as frequencias... e resolvo.
Portanto para voçês isto não faz sentido algum acontecer. Bolas e lol.
É de facto como se houvesse pouco sinal mas a situação só acontece quando o ISP muda as frequencias.
E que dizer que depois do "empurrão" da ligação directa à TV da sala, a outra TV da quarto faz o scan usando o cabo ligado ao switch.
Com estes resultados e o resultado final está tudo bem, não tenho argumentos para o ISP, para o electricista e para a Teka.
O que vale é que isto só se repete quando o ISP muda as frequencias... e resolvo.
Última edição por LEMENE em 18 fev 2011, 02:28, editado 1 vez no total.
- Varejo
- Team Apoio
Boas Carlos, eu disse que os canais do operador trabalham a menos de 1ghz!carlos_cfr7 Escreveu:bolas, bastava dizeres que ligavas directo do operador à tv.. a malta gosta de complicar..lol
Do ponto de vista tecnico, é improvavel que isso acontecesse, tou mais virado para algum erro humano durante essa "experiencia".![]()
"todos os canais do operador por cabo que trabalham a menos de 1ghz"
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
LEMENE Escreveu:Apanho chuva, muita chuva quase não se percebe a imagem.
Com estes dois resultados o ISP mandam-me dar uma curva, não? É que a primeira vez culparam os cabos embutidos.
O electricista idem pois fez o teste aos cabos coaxiais indicou um sinal excelente e de facto o sinal depois é excelente.
Depois com tudo a funcionar o fornecedor da teka tambem me manda dar uma curva.
Boas, continuo na minha de ser falta de sinal, se não queres fazer barulho com eles, arranja um amplificador de sinal que logo confirmas!

Estes canais situam-se entre o 245,25Mhz (S13) e 823.25MHz (C65).
O fornecedor é Clix Fibra, portanto é RFoG que passa para um conversor digital para analógico e deste para o switch RC-CC.
Eu percebo que possa ser falta de sinal e vou fazer barulho junto do fornecedor e da Teka.
Agora se é antes e não depois é que fico sem palavras.
O fornecedor é Clix Fibra, portanto é RFoG que passa para um conversor digital para analógico e deste para o switch RC-CC.
Eu percebo que possa ser falta de sinal e vou fazer barulho junto do fornecedor e da Teka.
Agora se é antes e não depois é que fico sem palavras.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, julgava que que tinhas operador por cabo, já vi que tens fibra Clix, que leva o modulador RF para o coaxial, nesse caso eles só vão confirmar a velocidade e acesso que deve ser 50mb(se for esse o teu pack), portanto se queres aumentar o sinal do coaxial vais ter de colocar o amplificador para compensar as percas, pelo menos é o que mais se enquadra nesse perfil!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Foi só pq parece que tas a dizer que ha canais fora dos 1ghz.. eu sei q sabes q nao ha, mas como dissest podia dar a entender q..esses switch trabalham nas gamas de frequência até 2400mhz portanto abrangem todos os canais do operador por cabo que trabalham a menos de 1ghz
No meo fibra, clix fibra, lazer fibra(lol) nao ha conversao de digital para analogico, os sinais vem exactamente iguais ao electrico, mas em optico. a unica conversao é de optico para electrico. e esses conversores tam alta saída de sinal, cerca de 20dbm, o que anda à volta dos 80dbuV, mais que suficiente para as atenuaçoes dos TAPs..
O que acho é que as portadoras deles devem ter um pouco de offset, e devem tar uns khz abaixo ou acima da frequencia tipica do canal..
Podes apagar a programaçao, e manualmente colocar uma frequencia ou um canal tipo o C55 se houver la alguma coisa, e com o fine tuning tentar acertar o canal?
Vou ter o amplificador em consideração mas penso que no dia a dia com o sinal optimo não compensa.
Não estou à espera de grande ajuda por parte do operador e da teka aguardo mas não devo ter resposta de jeito.
Entretanto andei apertar os cabos da saída do switch e o sinal melhorou a olho nu no unico canal que aparecia um nada de ligeira sobreposição.
Sem aparelhos de medição, o que fiz foi desligar o cabo do ISP e fiz um scan manual num canal livre para apanhar o canal mais forte de antena, foi o canal a 479MHz (TVI).
Ligo de novo o cabo do ISP e fiz o aperto e resolvi a sobreposição.
Verifico que a TV não estando com o CC do operador ligado continua a mostrar os canais do operador (mesmas frequências) sob elevada chuva e sem som.
Sei que o cabo faz de antena, apanha os canais de antena, mas as do operador é que fiquei admirado.
Quanto ao teste acima pedido. Escolho um canal livre, 99 e coloco lá C55 e apanha logo.
Ontem pensei apagar tudo (antena desligada, auto scan). Apenas fiz de novo o Auto Scan. Não será a mesma coisa?
Exacto o conversor indica RF-PAD 20dB, 82dbuV.
Não estou à espera de grande ajuda por parte do operador e da teka aguardo mas não devo ter resposta de jeito.
Entretanto andei apertar os cabos da saída do switch e o sinal melhorou a olho nu no unico canal que aparecia um nada de ligeira sobreposição.
Sem aparelhos de medição, o que fiz foi desligar o cabo do ISP e fiz um scan manual num canal livre para apanhar o canal mais forte de antena, foi o canal a 479MHz (TVI).
Ligo de novo o cabo do ISP e fiz o aperto e resolvi a sobreposição.
Verifico que a TV não estando com o CC do operador ligado continua a mostrar os canais do operador (mesmas frequências) sob elevada chuva e sem som.
Sei que o cabo faz de antena, apanha os canais de antena, mas as do operador é que fiquei admirado.
Quanto ao teste acima pedido. Escolho um canal livre, 99 e coloco lá C55 e apanha logo.
Ontem pensei apagar tudo (antena desligada, auto scan). Apenas fiz de novo o Auto Scan. Não será a mesma coisa?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, se o modulador tem saída de 82dbuV mesmo com as percas dos passivos deveria ser suficiente para chegar bom sinal ás tomadas a seguir ao switch da teka os CC vão directos ás tomadas ou ainda tem algum repartidor pelo caminho?
Do switch os CC vão todas directas às tomadas e destas CC mais curtas para as TVs.
Tenho só 2 TVs ligadas assim e os cabos CC embutidos variam entre 12 metros a 22 metros. Os cabos CC das tomadas às TV são de 1 metro.
Permitem-me esclarecer:
O sinal é excelente, a qualidade RF é quase sem grão e alguns canais parece qualidade SD (o que não acontece quando se usa antena ou outros operadores).
O problema é so mesmo quando as frequencias mudam e tenho que fazer o scan é que não há sinal pelo switch.
O receptor óptico trata-se do H9122/WD cujo specs sobre RF está aqui:
http://www.catvworld.net/products/fttx/ ... asheet.htm
Conclui que eram estes valores que se estavam a referir e podem ver no spec acima e que encontram igualmente descritos no aparelho.
Output level (Vo1) (dBμV) 92 Pin: +3dBm
Output level (Vo2) (dBμV) 82 Pin: -2dBm
Eu tenho uma teoria sobre a razão pela qual a segunda TV consegue obter scan apartir do momento que a primeira consiga da forma como fiz.
Sou leigo nisto mas deduzo que o circuito seja "fechado" (sou leigo e posso dizer asneiras,lol) mais certo em estrela (do switch para as tomadas) mas de alguma forma a segunda TV obtem o sinal das funções do switch.
Tenho só 2 TVs ligadas assim e os cabos CC embutidos variam entre 12 metros a 22 metros. Os cabos CC das tomadas às TV são de 1 metro.
Permitem-me esclarecer:
O sinal é excelente, a qualidade RF é quase sem grão e alguns canais parece qualidade SD (o que não acontece quando se usa antena ou outros operadores).
O problema é so mesmo quando as frequencias mudam e tenho que fazer o scan é que não há sinal pelo switch.
O receptor óptico trata-se do H9122/WD cujo specs sobre RF está aqui:
http://www.catvworld.net/products/fttx/ ... asheet.htm
Conclui que eram estes valores que se estavam a referir e podem ver no spec acima e que encontram igualmente descritos no aparelho.
Output level (Vo1) (dBμV) 92 Pin: +3dBm
Output level (Vo2) (dBμV) 82 Pin: -2dBm
Eu tenho uma teoria sobre a razão pela qual a segunda TV consegue obter scan apartir do momento que a primeira consiga da forma como fiz.
Sou leigo nisto mas deduzo que o circuito seja "fechado" (sou leigo e posso dizer asneiras,lol) mais certo em estrela (do switch para as tomadas) mas de alguma forma a segunda TV obtem o sinal das funções do switch.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
uso esses mesmos receptores opticos la no meu trabalho, para os clientes que só querem tv..
falta de sinal nao é.. as televisoes sao antigas? se calhar elas ficam é meio baralhadas com os canais digitais ai pelo meio dos analogicos.. lol
falta de sinal nao é.. as televisoes sao antigas? se calhar elas ficam é meio baralhadas com os canais digitais ai pelo meio dos analogicos.. lol
mas quando fizeste isso tinhas a programaçao da tv em branco?Quanto ao teste acima pedido. Escolho um canal livre, 99 e coloco lá C55 e apanha logo.