amparagem do diferencial

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: amparagem do diferencial

Mensagem por joaoosvaldo »

micheljc Escreveu:boas
uma duvida estamos a falar de interruptor diferencial
quais são os casos de obrigatoriedade de disjuntor diferencial?
obrigado
Clarifique melhor a sua questão é algum caso específico? Não existe nenhum caso em que seja obrigatório disjuntor diferencial visto que as duas funções podem estar separadas em equipamentos diferentes, logo, para desempenhar a mesma função do disjuntor diferencial pode ter um disjuntor "normal" e um interruptor diferencial. Pode é em alguns casos necessitar das duas protecções que podem estar combinadas no mesmo equipamento ou separadas.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
micheljc
Curioso
Curioso
Registado: 16 jan 2011, 17:41

Mensagem por micheljc »

boa noite
no caso simples de uma moradia unifamiliar posso usar interruptores diferenciais para o QE e os QP.
a protecção contra as sobre intensidades esta a cargo dos disjuntores dos respectivos circuitos (iluminação...)
ou eu ainda tenho que prever disjuntores bipolares a jusante dos interuptores diferenciais?
obrigado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

micheljc Escreveu:boa noite
no caso simples de uma moradia unifamiliar posso usar interruptores diferenciais para o QE e os QP.
a protecção contra as sobre intensidades esta a cargo dos disjuntores dos respectivos circuitos (iluminação...)
ou eu ainda tenho que prever disjuntores bipolares a jusante dos interuptores diferenciais?
obrigado
Pode utilizar disjuntores unipolares (também se usar bipolares não perde nada e é melhor mas unipolares chegam, o inconveniente é que os bipolares são mais caros).

Quanto à utilização de interruptores diferenciais para os QE e os QP podem e devem ser utilizados.

A protecção contra sobrecargas e curto-circuitos é assegurada pelos disjuntores.

Deve de utilizar por exemplo: um interruptor diferencial para a iluminação de 25A e 300mA de sensibilidade, para as tomadas um interruptor diferencial de 40A e 300mA de sensibilidade e para tomadas e iluminação dos WC's utilizar um interruptor diferencial de 25A e 30mA de sensibilidade, a jusante dos diferenciais ficam os disjuntores de protecção para cada um dos circuitos (16A para tomadas, 10A para iluminação e 25A para fogão/placa no mínimo porque pode ser necessário em função da potência do fogão/placa disjuntor de 32A).

P.S.: Já agora faça a sua apresentação em: http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=23.
E complete os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”