Calha DIN dos quadros: ligar ou não ao circuito de protecção

Responder
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Calha DIN dos quadros: ligar ou não ao circuito de protecção

Mensagem por sagan »

Vivam,

Tinha a ideia que a calha DIN metálica dos quadros eléctricos devia ser ligada ao circuito de protecção, mas tenho visto muitos quadros em que isto não é feito...

Afinal, deve ligar-se ou não a calha DIN ao circuito de protecção?
EDUARDOMARTINS
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2008, 11:11

Re: Calha DIN dos quadros: ligar ou não ao circuito de prote

Mensagem por EDUARDOMARTINS »

Caro colega

Numa vistoria da certiel aconteceu que eu tinha a calha DIN ligada á terra ,o inspector disse que não era necessário tendo-me dito para retirar a ligação porque sendo o quadro da classe II não necessitava , ainda por cima disse-me que eu poderia alterar as caracteristicas do quadro ao ter a calha ligada á terra.

Saudações electricas.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

EDUARDOMARTINS Escreveu:Caro colega

Numa vistoria da certiel aconteceu que eu tinha a calha DIN ligada á terra ,o inspector disse que não era necessário tendo-me dito para retirar a ligação porque sendo o quadro da classe II não necessitava , ainda por cima disse-me que eu poderia alterar as caracteristicas do quadro ao ter a calha ligada á terra.

Saudações electricas.
Está correcto ligar a calha DIN ao condutor de protecção apenas se o quadro eléctrico for da classe I de isolamento.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Boa noite,

O colega João tem razão. A estrutura interior do quadro eléctrico, incluindo calha DIN e porta deve ser ligada a terra se o mesmo não for de classe II.
Se o quadro for de classe II, qualquer ligação que se faça no seu interior (porta, apoios, calha DIN, etc.), estamos a retirar-lhe essa classe e a passá-lo para classe I.

Cumprimentos

Mário Lopes
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”