Boas.
Tenho pouca experiencia com motores c.c. por isso peço a vossa ajuda.
Tenho um motor de 80kw que me está a dar cabo dos disjuntores. Na placa de caracteristicas já muito danificada vejo os tais 80kw, 320v e 460v, pela pesquisa que já estive a fazer presumo que 320v seja a tensão de campo, para o estactor, e 460v seja a tensão para a armadura. O motor funciona se puser só tensão na armadura, mas tenho medido só 30v nos bornes, o que é muito estranho. Quando ligo a tensão de campo dispara o disjuntor.
Bem provavelmente, e quase de certeza o problema é da fonte de alimentação para gerar tensão para o campo, mas precisando esta de pouca amperagem seria razão suficiente para rebentar (literalmente) com um I.D. de 125A E estragar um Disjuntor diferencial de também 125A ?
Essa fonte tinha já mau aspecto e também vestigios de terem "inventado" um fusivel, mas acho estranho só isso para fazer tanta mossa.
De qualquer maneira gostaria de tirar as minhas duvidas sobre motores C.C.:
1- É possivel motores que necessitam de corrente de campo (exitação) andarem só com a corrente da armadura?
2- já agora, serve essa corrente de exitação também para inverter o
sentido de rotação do motor( pelas ligações que vi é o que parece) ?
3- tenho o multimetro avariado ou os 30v que medi na armadura é normal?
4-
Problema com motor c.c.
Re: Problema com motor c.c.
ora bem eu nasci em 82 ou seja essemotor ja era vivo a muito, mas do que eu posso dizer é
os 30v de induçao deve ser correcto a fonte deve estar a aninhar, ou a ref de velocidade e baixa.
no estator ou seja exitação vê o consumo, pois para o motor funcionar tem que estar exitado deves ter meia duzia de amperes de consumo no estator os tais "380v ac" , a partir dai é so cc para o induzido e sim se inverters a polaridade inverte o sentido, verifica se o colector nao tem espiras em curto e se as escovas estao a apoiar bem. Se necessario limpa o colector com um bisturi.
Cump.
os 30v de induçao deve ser correcto a fonte deve estar a aninhar, ou a ref de velocidade e baixa.
no estator ou seja exitação vê o consumo, pois para o motor funcionar tem que estar exitado deves ter meia duzia de amperes de consumo no estator os tais "380v ac" , a partir dai é so cc para o induzido e sim se inverters a polaridade inverte o sentido, verifica se o colector nao tem espiras em curto e se as escovas estao a apoiar bem. Se necessario limpa o colector com um bisturi.
Cump.
Re: Problema com motor c.c.
Já está tudo bem. era mesmo a fonte de alimentação para tensão do estactor.
Mas também já percebi porque é que uma fonte de 10A rebentou com um diferencial de 125A.
O problema era que o motor andava mesmo sem corrente de campo, e deveria estar a consumir muito mais do que a sua corrente nominal, o que num motor de 80KW dá e sobra para rebentar um diferencial de 125A.
Ele não desalvorava, simplesmente o variador fazia um barulho que parecia um contactor quando está com a bobine lixada, só que eu nunca tinha reparado naquela máquina e pensava ser normal já que o variador é muito antigo. Mais um bocado a funcionar e rebentava o variador.
Já agora na bobine de campo media 80 ohms, e na armadura 0 ohms, pode ser que estes valores sejam uteis para alguem que possa vir a ter problemas com um motor de C.C.
Mas também já percebi porque é que uma fonte de 10A rebentou com um diferencial de 125A.
O problema era que o motor andava mesmo sem corrente de campo, e deveria estar a consumir muito mais do que a sua corrente nominal, o que num motor de 80KW dá e sobra para rebentar um diferencial de 125A.
Ele não desalvorava, simplesmente o variador fazia um barulho que parecia um contactor quando está com a bobine lixada, só que eu nunca tinha reparado naquela máquina e pensava ser normal já que o variador é muito antigo. Mais um bocado a funcionar e rebentava o variador.
Já agora na bobine de campo media 80 ohms, e na armadura 0 ohms, pode ser que estes valores sejam uteis para alguem que possa vir a ter problemas com um motor de C.C.