Problema com motor c.c.

Responder
finipini
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Problema com motor c.c.

Mensagem por finipini »

Boas.

Tenho pouca experiencia com motores c.c. por isso peço a vossa ajuda.

Tenho um motor de 80kw que me está a dar cabo dos disjuntores. Na placa de caracteristicas já muito danificada vejo os tais 80kw, 320v e 460v, pela pesquisa que já estive a fazer presumo que 320v seja a tensão de campo, para o estactor, e 460v seja a tensão para a armadura. O motor funciona se puser só tensão na armadura, mas tenho medido só 30v nos bornes, o que é muito estranho. Quando ligo a tensão de campo dispara o disjuntor.

Bem provavelmente, e quase de certeza o problema é da fonte de alimentação para gerar tensão para o campo, mas precisando esta de pouca amperagem seria razão suficiente para rebentar (literalmente) com um I.D. de 125A E estragar um Disjuntor diferencial de também 125A ?

Essa fonte tinha já mau aspecto e também vestigios de terem "inventado" um fusivel, mas acho estranho só isso para fazer tanta mossa.

De qualquer maneira gostaria de tirar as minhas duvidas sobre motores C.C.:

1- É possivel motores que necessitam de corrente de campo (exitação) andarem só com a corrente da armadura?

2- já agora, serve essa corrente de exitação também para inverter o
sentido de rotação do motor( pelas ligações que vi é o que parece) ?

3- tenho o multimetro avariado ou os 30v que medi na armadura é normal?

4-
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Problema com motor c.c.

Mensagem por Duzia12 »

Eu tenho aqui os esquemas disso vou estudar, pq está esquecido já há 40 anos
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

ora bem eu nasci em 82 ou seja essemotor ja era vivo a muito, mas do que eu posso dizer é

os 30v de induçao deve ser correcto a fonte deve estar a aninhar, ou a ref de velocidade e baixa.
no estator ou seja exitação vê o consumo, pois para o motor funcionar tem que estar exitado deves ter meia duzia de amperes de consumo no estator os tais "380v ac" , a partir dai é so cc para o induzido e sim se inverters a polaridade inverte o sentido, verifica se o colector nao tem espiras em curto e se as escovas estao a apoiar bem. Se necessario limpa o colector com um bisturi.

Cump.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Cuiadado para não fazer a ligação em serie o motor roda a velocidade até infinito a não ser que tenha um controlador
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas Duzia;

deve haver lapso, pois o motor série só desarvora se não tiver carga.

ohmico
finipini
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Mensagem por finipini »

Já está tudo bem. era mesmo a fonte de alimentação para tensão do estactor.

Mas também já percebi porque é que uma fonte de 10A rebentou com um diferencial de 125A.

O problema era que o motor andava mesmo sem corrente de campo, e deveria estar a consumir muito mais do que a sua corrente nominal, o que num motor de 80KW dá e sobra para rebentar um diferencial de 125A.

Ele não desalvorava, simplesmente o variador fazia um barulho que parecia um contactor quando está com a bobine lixada, só que eu nunca tinha reparado naquela máquina e pensava ser normal já que o variador é muito antigo. Mais um bocado a funcionar e rebentava o variador.

Já agora na bobine de campo media 80 ohms, e na armadura 0 ohms, pode ser que estes valores sejam uteis para alguem que possa vir a ter problemas com um motor de C.C.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”