Correctamente, só experimentando.
A resistencia do tungsténio varia com a temperatura. Como a resistencias vão estar a uma temperatura diferente daquela que se comporta com uma potência de 60W, é errado pensar que a potência é de cerca de metade, por estarem em série (considerando as duas iguais).
Não sabendo a temperatura a que está o filamento, não sei a resitência dos filamentos. Uma coisa sei, que a tensão é 115V, porque à partida é um divisor de tensão, considerando as duas iguais. Não sabendo a resistência, não sei a corrente que atravessa.
Amigo, desculpa mas está bem.
Cargas iguais em serie dividem tensão, cargas em paralelo dividem corrente. No ISEL ensinam assim. Faça a experiencia com pilhas. Como vê duas pilhas em serie dão 3V, e duas em paralelo darão 1,5V mas duplicará a autonomia (dobro da corrente). Acha que os transformadores nos PT´s estão em serie. Já vi não deve ter é a PEN.
Abraço
É melhor veres os manuais!!! ISEL é bom e ISEP Porto tb
Eu fiz lá a Licenciatura 7 anos sem chumbar
Cada lâmpada em paralelo consome 60 W logo duas em paralelo = 60 +60 = 120 W Consomem=120/230=0,521 A
Duas lâmpadas em série consome 30 W logo metade da tensão
Logo P=U x I falta
I=P / U = 0,26 A Logo metade de ==,26/2=0,13 A P= U x I Logo P=230 x 0,13 =30 W
I de duas lâmpadas de 60 W igual a 0,13 A
Como a resistência aumenta com a temperatura pode dizer-se que há pelo menos um aaumento ouu mais e logo I=0,13 /0,7=0,18 A ....8 mA
Podem resolver o problema pela Lei de Ohmn. U=R x I.... U^2/R...R=P^2/U
Estive atento á conversa e fiquei com uma duvida nos seus calculos, que em baixo em aspas indico. Na 1ª é que formula usou para os 0,13 e de onde veio os 0,7, na 2ª é na formula, é para achar qual.
Como a resistência aumenta com a temperatura pode dizer-se que há pelo menos um aaumento ouu mais e logo "I=0,13 /0,7=0,18 A" ....8 mA
Podem resolver o problema pela Lei de Ohmn. U=R x I.... "U^2/R"...R=P^2/U