Duvida sobre lâmpadas de halogénio

Responder
RMSoares
Curioso
Curioso
Registado: 11 fev 2011, 12:25

Duvida sobre lâmpadas de halogénio

Mensagem por RMSoares »

Boas sou um outsider do mundo da electricidade que procura esclarecimentos sobre a melhor escolha de lâmpadas para a sala da minha casa.

Problema
Na minha casa a sala/hall/corredor estão recheadas de lâmpadas de halogénio (de 220v), o tempo médio de vida de cada uma das lâmpadas é de 1 a 2 anos. O que pelo custo das lâmpadas e o numero dessas lâmpadas na casa (além do calor) leva-me a pensar numa alternativa mais económica. Diariamente as lâmpadas da sala estão acesas durante 4 a 6 horas, das restantes divisões o tempo é mínimo.

Questões
1- O que levara a que o tempo de vida das lâmpadas seja só de 1 a 2 anos ? São lâmpadas que não podem estar acesas durante tanto tempo (4 a 6 horas) ?
2- Pensei em substituir por lâmpadas de led, comprei uma de 220v, mas a luz emitida é demasiado fraca. Sugerem alguma alternativa mais barata e que emita uma iluminação aceitável.
3- As lâmpadas são caracterizadas pelos seus watt’s (potencia/consumo) existe alguma referencia que indique a intensidade da iluminação de cada lâmpada ? onde posso consultar ?

Agradeço desde já a vossa ajuda e esclarecimentos.
8) Rui 8)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Duvida sobre lâmpadas de halogénio

Mensagem por Duzia12 »

As compactas são 12 anos em certas marcas quase 4 Euros cada

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=10165
http://www.ecocasa.pt/energia_content.php?id=2

Mete Lâmpadas de 9 W 3 a 4 na sala, equivale a 5 vezes mais as incandescentes = 9x4x5=180 W 180/5X 4 x 31 x 0,125 =55 cêntimos por mês cada lampada de 180 W

Mas se quiseres eu faço o cálculo

Aí vai um exemplo

9 Wx 4 H x 31 Dias x 0,125 (Euros o KW) dá 16 cêntimos por mês cada lâmpadae de 9 W

Mas há lâmpadas mais potentes se quiseres mais luz lãmpadas de 21 W (4 a 5) em cada candeiro e ligar com comutação de lustre de de 21x 5/2=52,5 Watas coo só ligas metade em média 5 Horas teremos 21x5/2 x 31 x 0,125 = 21 cêntimos, no fundo 5 lãmpadas será 62 cêntimos vale a pena poupar a luz???

No fundo nos quartos lâmpas de 5 W nos candeeiros de mesinha, etc

Vou fazer o estudo para as de Halogéneo e depois digo-te qualquer coisa
RMSoares
Curioso
Curioso
Registado: 11 fev 2011, 12:25

Mensagem por RMSoares »

Olá,
Pesentemente tenho 12 lampadas de halogenio na sala (acessas durante 4 a 6 horas) e mais 2 que só utilizamos esporadicamente (num total de 14 lampadas de halogenio ....)

Colocar as lampadas fluorescentes compactas não vão dar uma luz muito branca na sala ? Pode ser uma questão de habito.
Este fim de semana vou ao AKI e vero que é necessário para susbtituir as lampadas actuais pelas compactas.

O que me preocupa nessa substituição é que as lampadas tenham menos luminisidade que as de halogenio. Os fabricantes deviam incluir a luminisidade de cada lampada nas embalagens, saber o que gasta é importante, mas não suficiente.

Obrigado pelo esclarecimento.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Há a branco quente e a Luz do dia 7500º K

Pesquisa isso, ou branca ou amarelada
Temperatura de cor.png