Protecção de terra de um sistema solar térmico

Responder
cmng
Curioso
Curioso
Registado: 09 nov 2009, 15:20

Protecção de terra de um sistema solar térmico

Mensagem por cmng »

Viva Pessoal. Trabalho com sistemas solares térmicos, e recentemente têm sido exigida à empresa onde trabalho ligação dos elementos metálicos do sistema ( acumulador, tubagem metálica e possíveis estruturas no terraço ou telhado à terra, por condutor de 6 mm^2, sem grandes explicações das razões para essa exigência.

Ora, não me parece que possa ser para protecção de descargas atmosféricas, senão bastaria proteger as estruturas exteriores, e nunca com condutor de 6 mm^2, seria no minimo 16...
Na RTIEBT, no ponto 413.1.2.1 diz que canalizações metálicas devem estar ligadas à ligação equipotencial principal, e em 547.1 a secção mínima é 6 mm^2.

Isso significa que tenho que ligar as tubagens metálicas a um elétrodo de terra, ou ao barramento de terra do quadro principal? se tiver um quadro parcial que ligue ao principal com terra > 6mm^2 nao posso ligar aí?

Alguém lida com problemas/exigencias semelhantes em sistemas solares?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Protecção de terra de um sistema solar térmico

Mensagem por Mário »

Boas

Façam a pesquisa no forum.

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=1&t=9837

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Obrigado, Mário pela resposta, mas não responde à minha questão..
em primeiro lugar porque estou a falar de um sistema solar térmico, e não de um fotovoltaico.
Ou em algum lado é dito que se deve adoptar a legislação do fotovoltaico para os sistemas térmicos? são coisas completamente diferentes...
a minha questão refere-se concretamente à secção mínima dos condutores e aonde exactamente devem ser ligados?
cmng
Curioso
Curioso

Mensagem por cmng »

Uma ou duas pergunta de newbie:
a ligação equipotencial principal é o circuito de terra da casa? ou é alguma parte especifica do circuito?
e a ligação equipotencial suplementar é o que?
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por scconduto20c »

cmng Escreveu:Uma ou duas pergunta de newbie:
a ligação equipotencial principal é o circuito de terra da casa? ou é alguma parte especifica do circuito?
e a ligação equipotencial suplementar é o que?

Boa noite.

Nas RTIEBT secção 413.1.2.2, - "Ligação equipotencial suplementar.
Se as condições de protecção indicadas na secção 413.1.1.1 não puderem ser verificadas
numa instalação ou numa parte da instalação, deve-se fazer uma ligação local designada
por ligação equipotencial suplementar (veja-se 413.1.6)."

secção "413.1.6 - Ligação equipotencial suplementar.
secção 413.1.6.1 - A ligação equipotencial suplementar deve interligar todas as partes condutoras
simultaneamente acessíveis, quer se trate das massas dos equipamentos
fixos quer dos elementos condutores quer, ainda, sempre que possível, das
armaduras principais do betão armado utilizadas na construção dos edifícios.
Todos os condutores de protecção de todos os equipamentos, incluindo os
das fichas e os das tomadas, devem ser ligados a este sistema equipotencial.

413.1.6.2 - Em caso de dúvida, a eficácia da ligação equipotencial suplementar pode ser
verificada se houver garantia de que a resistência R entre todas as massas
consideradas e todos os elementos condutores simultaneamente acessíveis
satisfaz a condição seguinte:
R<= 50/Ia

Ia é a corrente de funcionamento do dispositivo de protecção, em amperes, de valor igual:
• A IΔN, para os dispositivos diferenciais;
• À corrente de funcionamento em 5 s para os dispositivos de protecção contra
as sobreintensidades."
(fim de citação)

consultando a net:
"LIGAÇÃO EQUIPOTENCIAL
Mesmo uma ligação à terra correta não impede a corrente de atravessar elementos condutores estranhos à instalação eléctrica : peças metálicas da estrutura de construção, chassis de alumínio, vigas de aço, …. é por isso que recorremos a uma ligação equipotencial. Ela liga entre eles e à terra todas as partes condutoras acessíveis da construção e todas as canalizações de gás, água e aquecimento. Além disso existem ligações equipotenciais suplementares, entre outras à casa de banho" - fonte: http://http://www.facavocemesmo.net/pri ... electrica/

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”