Coluna a condutores de secção diferente? e tubagem
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Coluna a condutores de secção diferente? e tubagem
Boa noite, gostava de esclarecer a minha dúvida em relação a esta questão! tenho um projecto aprovado por Certiel para orçamentar e com condutores da coluna a 3X25+16+16 aprovado a Maio de 2010, será que não seria a 3x25+25+25? outra situaçao tubagem isogris para tomadas a 16mm com 3x2,5mm não devia de ser 20mm? agradeço possivel esclarecimento.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: Coluna a condutores de secção diferente? e tubagem
Relativamente a esta questão o tubo isogris de 16mm também está correto, no entanto na minha opinião claro que o tubo isogris de 20mm seria o tubo mais adequado para facilitar enfiamentos.CAOR Escreveu:Boa noite, gostava de esclarecer a minha dúvida em relação a esta questão! tenho um projecto aprovado por Certiel para orçamentar e com condutores da coluna a 3X25+16+16 aprovado a Maio de 2010, será que não seria a 3x25+25+25?
A secção apresentada no projecto está correta (3x25+16+16) porque apenas é obrigatória a secção de N e T ser igual ao das fases para secções até 16mm2.
outra situaçao tubagem isogris para tomadas a 16mm com 3x2,5mm não devia de ser 20mm? agradeço possivel esclarecimento.
Cpm.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Duzia12 Escreveu:O tubo é VD 20
A coluna devia ser a secção 3x25+25+25 a mais não perde.
Boas.
Para cabos com 5 fios - trifásico neutro e terra - até 10mm2 de secção, neutro e terra têm a mesma secção que os condutores activos; acima disso neutro e terra são da secção imediatamente inferior. Não há volta a dar! Já estão fabricados...
Exemplos
3x16 +10 +10; 3x25+16+16 e por aí acima.
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Agradecimento recebido: 14 vezes
Viva,
Mas o colega não está correcto, até secção de 16 mm2 a secção do neutro e terra acompanha a das fases, no cobre. Para o alumínio a secção de 25 do neutro e da terra terá que ser igual á da fase. Hoje em dia o cabo de 16 mm2 em cobre tem as secções todas iguais 5G16mm2. A secção da coluna em causa está bem dimensionada, Peço que cumpra o projecto, pois caso não o cumpra no acto da inspecção terá que proceder a uma alteração ao mesmo para que possa pedir a inspecção da Certiel. Em relação ao tubo de 16 eu uso sempre de 20 para tomadas e iluminação.
Cumprimentos
Mário Lopes
Mas o colega não está correcto, até secção de 16 mm2 a secção do neutro e terra acompanha a das fases, no cobre. Para o alumínio a secção de 25 do neutro e da terra terá que ser igual á da fase. Hoje em dia o cabo de 16 mm2 em cobre tem as secções todas iguais 5G16mm2. A secção da coluna em causa está bem dimensionada, Peço que cumpra o projecto, pois caso não o cumpra no acto da inspecção terá que proceder a uma alteração ao mesmo para que possa pedir a inspecção da Certiel. Em relação ao tubo de 16 eu uso sempre de 20 para tomadas e iluminação.
Cumprimentos
Mário Lopes