sistema terra ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Been thanked: 3 times
sistema terra ?
boas pll num sistema fotovoltaico têm que ter um sistema de terra, e essa terra tem que estar interligada ao da habitação não é ?qual é a secção do cabo terra entre painéis fotovoltaicos ?
papi53
Re: sistema terra ?
uso sempre 6mm.. e sim tem de estar sempre tudo interligado com a terra do edifício ( casa, armazém garagem etc) ..
espero ter ajudado
espero ter ajudado
Boas!
Nem sempre...
Tenho uma MP com seguidor e não está interligado com a habitação!
Nem sempre...
Tenho uma MP com seguidor e não está interligado com a habitação!
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Quando as RTIEBT integrarem a Secção 712, a secção mínima do condutor de Terra nos sistemas fotovoltaicos será de 10 mm².
Até lá!!
Cumprimentos.
Quando as RTIEBT integrarem a Secção 712, a secção mínima do condutor de Terra nos sistemas fotovoltaicos será de 10 mm².
Até lá!!
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Been thanked: 3 times
boas então e se não tiver a mais de 50m, não se tem que por um electrodo terra para o fotovoltaico e dai estar tb interligado com o da habitação???Miguel_M Escreveu:se estiver a mais de 50m do edifício pode ter terra própria...
papi53
Olá PessoALL,sou do Brasil e gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do chamado TERRA,aqui no Brasil esse sistema como está sendo discutido nesse tópico é chamado de "Equipotencial Zero", onde todos os terras são interligados formando uma rede ou malha de terra,eu sou eletricista a muitos anos e não concordo com essa interligação,supondo que,ao ligar todos os equipamentos e aparelhos eletronicos ao mesmo terra,se caso tiver uma descarga atmosferica(raio),la na rede da distribuidora de energia,e ela não conseguir dissipar toda a potencia da descarga até chegar a minha residencia,o que poderia acontecer aos meus ""computadores""por exemplo que estariam interligados a esta malha??
Abraços a todos
Mauro
Abraços a todos
Mauro
Pravato