P100, duvida da altura

Responder
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

P100, duvida da altura

Mensagem por guillaume »

Bom dia =)

Tenho uma duvida sobre onde colocar a P100, digamos de momento abaixada vem aeria logo deverei colucar a p100 a no minimo 2,15 do chao, mas queria deixar já uma espera para baixada subterrania, onde supostamente se poe a caixa a 50 cm do chao...

Em que altura deverei colucar a caixa para futuramente nao ter problemas?

Obrigado


andrefaisca
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 31 jan 2011, 19:42

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por andrefaisca »

guillaume Escreveu:Bom dia =)

Tenho uma duvida sobre onde colocar a P100, digamos de momento abaixada vem aeria logo deverei colucar a p100 a no minimo 2,15 do chao, mas queria deixar já uma espera para baixada subterrania, onde supostamente se poe a caixa a 50 cm do chao...

Em que altura deverei colucar a caixa para futuramente nao ter problemas?

Obrigado



boas, normalmente é colocada dentro dessas medidas que disse,as alturas em que as P100 são instaladas é de maneira a que seja de fácil acesso e apropriado, porque nõa pode estar em sitios onde haja risco de incêndio oi explosão, ou até infiltração de água,portanto as alturas mínima quando a baixada é subterranea é a 50 cm do chão isto porque a certiel já implementou esta medida dericvado as queixas da parte da empresa distribuidora de energia que não consegui ou por vezes lhes dificultava o acesso quando das aberturas das P100......


porque a zonas em determinados prédio a onde não temos espaços para colocar dentro dessas medidas e então pedem ou melhor autorizam que ponhamos a Portinhola maior.... portanto a que por vezes tentar por as caixas nas medidas que eles exigem ou então se não se conseguir... colocar uma superior comunicar a certiel quais são as condições da impossibilidade e é claro eles logo irão analisar o caso não lhe dificultam a vida por causa disso.



Mas sim as medidas são essas sim senhor e há que tentar sempre ter essa consciência para que não se crie problemas para nós e eles não passarem a instalação....
andrefaisca
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 31 jan 2011, 19:42

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por andrefaisca »

guillaume Escreveu:Bom dia =)

Tenho uma duvida sobre onde colocar a P100, digamos de momento abaixada vem aeria logo deverei colucar a p100 a no minimo 2,15 do chao, mas queria deixar já uma espera para baixada subterrania, onde supostamente se poe a caixa a 50 cm do chao...

Em que altura deverei colucar a caixa para futuramente nao ter problemas?

Obrigado


E outra coisa há que se for o caso... colocar então entre os 55 cm e os 60cm para ficar com a consciência mais leve ....
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por guillaume »

Desde já agradeço a ajuda :D

Segundo peço desculpa pelos erros ortográficos, só agora é que vi...

Pois neste caso também pensei em por a P100 a 50 cm do chão mesmo que esta seja aérea....

Bem mas mesmo que ponha a caixa a 1,25 cm do chão, ninguem pode "ralhar" porque actualmente estao nas normas, penso eu ...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por gemini »

o facto de ser baixada aérea não implica que a P100 esteja "no céu" !!

podes por a P100 a 50cm do chão, porque é a distancia minima regulamentar, pelas normas EDP, e não da CERTIEL (esta não faz regulamentos, embora pareça...).

a tua baixada aérea significa que irá ser colocado um poste onde o cabo irá chegar ao topo, e depois desce pelo poste (aprumada) e entra na tubagem que canaliza os cabos até á P100.

portanto, tens de colocar a P100 onde quiseres, dentro dessas alturas, mas também tens de colocar uma tubagem (tipicamente manga corrugada vermelha) desde o fundo da P100 até ao poste, de modo a que o cabo consiga entrar.
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
Claro
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Localização: Sesimbra - Setubal
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por Claro »

AS P100 ( portinhola ) se for para colocar num muro tem que ficar entre 0,50 e 0,80 metros a contar da parte inferior da caixa,
se for na fachada da casa tem que ficar no minimo a 0,50 metros. Esta ultima só pode ser feita se a casa tiver a fachada junto à via publica, ou seja se não houver terreno para fazer um muro. Ver este link: http://www.edp.pt/pt/particulares/apoio ... 4-100N.pdf
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por guillaume »

Esta pequena duvida surgiu porque, o que se vê hoje em dia, quando alguns electricistas mudam os contadores para o exterior, poe as P100 a 2m +- do chao, mas n pensam que um dia poderam mudar as baixadas e passarem a ser subterraneas, mas de toda a forma a P100 estará a mesma nas normas, digo eu...
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por pedro_mendes »

Boas colegas, atenção que a altura minima muito bem é 0,5m, mas já tive um caso que o eng mando-me mudar a p100 porque estava alta, e estava numa fachada. Pois é e agora pergunto eu onde está isso escrito, mas ele mandou e se não fize-se o cliente não tinha la a luz.
Cuidado com isso, deichem a p100 em bom acesso, a uma altura que seja de acesso sem escadote, foi o que ele me respondeu.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por guillaume »

Obrigado colega;

Mas algo me está a escapar, se a altura maxima é de +- 2,25, pk eles querem obrigar a deixar a P100 em baixo?

Mas pronto neste caso nao há vistoria, mas mesmo assim futuramente nao queria ter problemas, so que esta tem poucas ipoteses de ficar em baixo, ou senao teria de mudar a baixada...
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 402
Registado: 24 abr 2009, 00:08
Localização: Oliveira do Hospital

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por pedro_mendes »

Bem o que eu sei é que deichei a p100 a 2 metros de altura e foi la o engº da edp e disse-me que tinha que mudar a p100 para facil acesso, e que remédio tive eu se não não havia luz para ninguem.
É assim a nossa sociedade, cada um tem as suas leis.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
guillaume
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 09 mai 2010, 18:41
Localização: Pombal

Re: P100, duvida da altura

Mensagem por guillaume »

Pois isso tambem depende dos sitios, uns querem uma coisa e outros outra, nao se percebe pk nao é igual em todo o lado.

Aqui na minha zona, pode se fazer tudo +- que ninguem diz nada e noutros lados é td como querem... nem 8 nem 80 ...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”