Qual a distância de segurança a que deve estar um posto de abastecimento de combustível de uma linha de alta tensão? Sei que deve ser medida na horizontal, mas não sei ao que? Aos depósitos, ao edifício?
Já estive a ler o Decreto Lei 1/92 mas em relação as bombas de gasolina não consegui descobrir nada.
A EDP é obrigada a mudar a linha de alta tensão? Caso o Dono assuma as custas?
Com os melhores cumprimentos
R. Teixeira
Distãncia de Segurança Linhas Alta Tensão
-
- Curioso
- Registado: 31 jan 2011, 19:42
Re: Distãncia de Segurança Linhas Alta Tensão
rixinho Escreveu:Qual a distância de segurança a que deve estar um posto de abastecimento de combustível de uma linha de alta tensão? Sei que deve ser medida na horizontal, mas não sei ao que? Aos depósitos, ao edifício?
Já estive a ler o Decreto Lei 1/92 mas em relação as bombas de gasolina não consegui descobrir nada.
A EDP é obrigada a mudar a linha de alta tensão? Caso o Dono assuma as custas?
Com os melhores cumprimentos
R. Teixeira
é o seguinte as distâncias de segurança normalmente são calculadas consoante as seguintes condições:
1-Acções normais
A sobrecarga de vento actuando, normalmente á direcção da linha, sobre o apoio, as travessas e os isoladores e sobre os condutores e cabos de guarda nos doi meios vãos adjacentes ao apoio.
Simultanameante, a resultante das componentes horizontais das tracções dos condutores e dos cabos de guarda
Simultaneamente, o peso próprio do apoio, das travessas, dos isoladores, dos condutores e dos cabos de guarda.
2- HIPÓTESE
A força horizontal, de valor igual a um quinto do da resultante das forças provenientes da acção do vento normal á direcção da linha sobre os condutores e os cabos de guarda nos dois meios vãos adjacentes ao apoio,actuando no eixo do apoio, na direcção da linha,á altura daquela resultante.
portanto como pode constatar tudo tem a ver com as condições climatéricas, e as acções provenientes do tempo e e espaço á volta, é lógico que isso em relaçao a um posto de abastecimento certamente terá que ficar afastado numa distância D, EM METROS, arredondada ao decímetro, não inferior á dada pela expressão:
D=3,o + 0,0075 U
Em que U, em Kilovolts, é a tensão nominal da linha.
O valor D não será inferior a 4 m.
Deverá ser desviados de edificios,chaminés, janelas, varandas e terraços na distância horizontal de 5 metros e neste caso de bombas de abastecimento.
Que apesar de ser um posto é um edificio com espaço á volta para abastecimento.
Em relação a isso já é mais complicado...porque a EDP vai primeiro analisar a situação e estudar se vale a pena alterar o traçado marcado inicialmente quando da execução das linhas...porque isso envolve a onde o podem colocar e quais as consequências que possam ocorrer a quando da alteração...mas contudo arrisque e boa sorte.