Fio Terra
Fio Terra
Estive aqui a pensar, será que o fio terra tem mesmo que ter a mesma secção dos outros condutores num circuito ou só se faz "por tradição"?
Em termos técnicos não consigo encontrar razão para que a secção do terra seja as mesma dos condutores de fase e neutro (e às vezes estupidamente maior!)
Vejamos:
O Fio Terra nunca na vida vai carregar tanta corrente como o fio de Fase ou de Neutro, porque no pior doa casos, o Disjuntor Diferencial principal de 500 mA vai desligar a energia.
Sabendo então que é impossível que passem mais de 500 mA (ou outro valor dependendo da sensibilidade do disjuntor diferencial instalado) porque é que se insiste em gastar tanto dinheiro em cobre com fios terra desnecessariamente grossos?
A única possível razão é o caso de um dispositivo de desvio de descargas atmosféricas (surge arrester) que desvie corrente proveniente de um raio para a terra, mas a sua corrente é tão alta e a sua duração tão baixo que o facto de um condutor de terra ser de 2.5 mm2 ou 1.5 mm2 não fará diferença.
Em termos técnicos não consigo encontrar razão para que a secção do terra seja as mesma dos condutores de fase e neutro (e às vezes estupidamente maior!)
Vejamos:
O Fio Terra nunca na vida vai carregar tanta corrente como o fio de Fase ou de Neutro, porque no pior doa casos, o Disjuntor Diferencial principal de 500 mA vai desligar a energia.
Sabendo então que é impossível que passem mais de 500 mA (ou outro valor dependendo da sensibilidade do disjuntor diferencial instalado) porque é que se insiste em gastar tanto dinheiro em cobre com fios terra desnecessariamente grossos?
A única possível razão é o caso de um dispositivo de desvio de descargas atmosféricas (surge arrester) que desvie corrente proveniente de um raio para a terra, mas a sua corrente é tão alta e a sua duração tão baixo que o facto de um condutor de terra ser de 2.5 mm2 ou 1.5 mm2 não fará diferença.
Re: Fio Terra
qual é o cabo em que a espessura do condutor de terra é superior a de fase? nao vi ainda nenhum!
mesmo nas instalaçoes industriais nao ha necessidade da secçao maxima do condutor de terra ser maior que metade da secçao do condutor de fase,penso eu.
mesmo nas instalaçoes industriais nao ha necessidade da secçao maxima do condutor de terra ser maior que metade da secçao do condutor de fase,penso eu.
Maiores ainda só vi em instalações de micro-produção: cabos DC de 4mm2 para o inversor e um Terra de 16 mm2
Se calhar até foi porque o instalador não tinha mais cabo à mão.
Eu faço "biscates" (porque ainda sou estudante), diga-se de passagem, melhores que muitos electricistas profissionais e em instalações domésticas deparo-me sempre com o condutor de terra com a mesma secção dos outros.
Já segui a "convenção" e passei 3 fio com a mesma secção porque até a pessoa já os tinha, mas pelas razões que referi, muitas vezes uso fio de 2.5 mm para fase e neutro e 1.5 mm para terra quando instalo uma tomada extra por exemplo.

Se calhar até foi porque o instalador não tinha mais cabo à mão.
Eu faço "biscates" (porque ainda sou estudante), diga-se de passagem, melhores que muitos electricistas profissionais e em instalações domésticas deparo-me sempre com o condutor de terra com a mesma secção dos outros.
Já segui a "convenção" e passei 3 fio com a mesma secção porque até a pessoa já os tinha, mas pelas razões que referi, muitas vezes uso fio de 2.5 mm para fase e neutro e 1.5 mm para terra quando instalo uma tomada extra por exemplo.
Não confio muito nesse sistema. Já apanhei um eletrodoméstico que não funcionava por falha de neutro, e uma vez na minha casa na caixa de portinhola o neutro tinha um contacto mal apertado pela EDP, fez arco e abriu o condutor.Duzia12 Escreveu:E no sistema Terra pelo Neutro, se fosse assim, punha-se um de 1mm^2
Depois chegou o piquete da EDP, mete o busca pólos na fase no contador, vê a luzinha e quer ir logo embora. Lá lhe tive que explicar o que era uma falha de neutro e porque funcionava o busca pólos e não tinha energia em casa. Depois ele lá foi buscar a chave para abrir a caixa de portinhola e viu o neutro aberto com a ponta negra.
E depois esses gajos é que são "eletricistas certificados" e têm licenças para fazer instalações e ainda percebem menos que eu que sou biscateiro e não estou autorizado.
Se o neutro abrir numa tomada o terra faz muita falta!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Faz muita falta o aparelho não trabalha.
Não estás bem a ver o problema.
Explica lá e faz as contas que eu não sei, para o fio do aparachoques ser de 2,5 mm^2
Ou será pára-raios!!!
Não estás bem a ver o problema.
Explica lá e faz as contas que eu não sei, para o fio do aparachoques ser de 2,5 mm^2
Ou será pára-raios!!!
O meu problema não é com o fio de 1 mm.
É com o tal sistema terra pelo neutro em que só leva 2 fios e se liga a estaca de terra no barramento de neutro e terra nas tomadas junto com o neutro, presumo eu.
É com o tal sistema terra pelo neutro em que só leva 2 fios e se liga a estaca de terra no barramento de neutro e terra nas tomadas junto com o neutro, presumo eu.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "RJSC"
1º Preenche o perfil "profile"
Cump.
Mário
1º Preenche o perfil "profile"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Acabei de ver e se ocorrer um defeito o eletrodoméstico arrisca-se a ser danificado/destruído porque é exigido que a corrente chegue aos kA para os dispositivos de corte atuarem rapidamente (daí ter que se calcular o comprimento máximo do circuito, etc.)Duzia12 Escreveu:Tens de estudar o problema na TN há por aí muita coisa no fórum
E já para não falar no caso em que alguém vai a uma tomada, liga uma extensão de 50m (comum) e um aparelho na ponta, lá se vai o cálculo do comprimento...
Já vou preencher o Profile
-
- Curioso
- Registado: 31 jan 2011, 19:42
RJSC Escreveu:Estive aqui a pensar, será que o fio terra tem mesmo que ter a mesma secção dos outros condutores num circuito ou só se faz "por tradição"?
isso´, não funciona assim normalmente e de acordo com as normas os cabos eléctricos quando os vamos comprar ás lojas, vêem com as fases de uma secção e a terra e o neutro de outra normalmente um pouco inferior.Mas a terra quanto mais grossa isto é de secção maior. Melhor fica a condução de uma possivel descarga ou sensibilização do diferencial de protecção. mas não é necessário porque a instalação necessita apenas de um condutor de terra para puder proteger a instalação e as pessoas.Portanto essa tradição como lhe chama não é assim, o melhor que tem a fazer é so colocar um condutor neste caso ligado com um electrodo ou piquet como lhe quiser chamar á terra.
Vejamos: