Duvida sobre "puxada" para tomada eléctrica

Responder
johnas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mai 2010, 13:25

Duvida sobre "puxada" para tomada eléctrica

Mensagem por johnas »

Boa tarde a todos.

Vou ter um filhote em Abril e ando a remodelar um quarto para o receber.

O quarto apenas tem uma tomada eléctrica e gostaria de fazer a instalação de mais duas em paredes opostas.

Estive a ver a caixa de derivação (penso que será esse o seu nome) que se encontra no quarto e deparei-me com fios brancos e pretos.

Os brancos estão todos juntos uns aos outros e os pretos igualmente.

A minha duvida é se para eu adicionar uma nova tomada, abrindo os roços desde a caixa de derivação até ao local onde quero instalar a tomada, basta-me ligar os fios fase e neutro a estes brancos/pretos ?
Presumo que não exista fio terra.

Se alguém me puder ajudar, agradecia :)

Envio imagem da caixa anexado.
Caixa de Derivacao
Caixa de Derivacao
__P1200011.JPG (44.96 KiB) Visto 1506 vezes
Cumprimentos,
johnas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Duvida sobre "puxada" para tomada eléctrica

Mensagem por johnas »

Parece que a imagem não ficou.

Deixo o link para poderem ver.

http://img690.imageshack.us/img690/1303/p1200011t.jpg

Obrigado
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,

Na verdade fazer mais derivações nessa caixa de derivação não será certamente a melhor forma. Já tem fios a mais no mesmo ligador, não tem fio terra e atenção a secção dos condutores aparenta ser de 1,5mm.
Sugiro refazer o circuito ou escolher outro ponto de luz.

Cump.
J. Vieira
johnas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por johnas »

Humm... a questão é que nesse quarto não tenho outro ponto de luz.
Talvez a solução passe por fazer a derivação da tomada já existente para outra e dessa para uma terceira.

O meu problema é que passar da segunda para a terceira existe uma porta como "obstáculo"... e talvez não seja muito aconselhável estar a passar os fios pelo chão (terei que abrir um roço em volta da porta para a contornar).

Já agora aproveito para retirar outra duvida....
Vou recolocar um novo rodapé... é costume passar os cabos pelo rodapé (no espaço "oco" que eles têm) ou é melhor abrir um roço e passar os cabos dentro de um tubo?

Falaram-me que devido às humidades não é aconselhável passar o cabo pelo rodapé...

Obrigado mais uma vez.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

proteja sempre os cabos com tubo.

se não quiser abrir roços, tem sempre as calhas de passar fios..
Learning is the goal!!
andrefaisca
Curioso
Curioso
Registado: 31 jan 2011, 19:42

Mensagem por andrefaisca »

johnas Escreveu:Boa tarde a todos.

Vou ter um filhote em Abril e ando a remodelar um quarto para o receber.

O quarto apenas tem uma tomada eléctrica e gostaria de fazer a instalação de mais duas em paredes opostas.

Estive a ver a caixa de derivação (penso que será esse o seu nome) que se encontra no quarto e deparei-me com fios brancos e pretos.

Os brancos estão todos juntos uns aos outros e os pretos igualmente.

A minha duvida é se para eu adicionar uma nova tomada, abrindo os roços desde a caixa de derivação até ao local onde quero instalar a tomada, basta-me ligar os fios fase e neutro a estes brancos/pretos ?
Presumo que não exista fio terra.

boas, isto é o seguinte já existe ligadores á onde pode ligar até 5 neutros e 5 fases que se chamam ligadores rápidos ( vagos) e em relação ao condutores e suas ligaçõe é o seguinte: primeiro ponto verificar se os pretos realmente estão como fases, e os brancos como neutros uma vez que as cores devem corresponder as normas do regulamento de energia eléctrica, depois ai se realmente bater certo então é ligar o condutor preto com os outros pretos e o azul com os brancos....em relação á terra não existir é ver se realmente existe algum fio transparente onde se consegue ver o cobre revestido com esse plastico transparente na caixa de derivação, ou então um outro condutor verde e amarelo, se não existir verificar no quadro se há....

Se alguém me puder ajudar, agradecia :)

Envio imagem da caixa anexado.
__P1200011.JPG
Cumprimentos,
Responder

Voltar para “Dúvidas”