esquema quadro

jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

esquema quadro

Mensagem por jose cardoso »

boas, pessoALL, queria uma opiniao de voces que estao mais dentro disto que eu.
tenho de mandar um esquema de um quadro eletricvo para um eletricista fazer de acordo com o que pretendemos que façam numa obra, este esquema que estou a mandar queria saber se esta bem ou se ha algum desenho que possa susitar duvidas ou que esteja mal.
agradeço desde já a vossa opiniao.
Anexos
QUADRO.docx
(38.93 KiB) Transferido 345 vezes
sopoed
Curioso
Curioso
Registado: 11 ago 2010, 10:18

Re: esquema quadro

Mensagem por sopoed »

boa noite,

parece-me bem...

cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Eu estive a ver o quadro , só tem circuitos de tomadas.

O Geral depende, se interessa ser diferencial ou disjuntor. Eu acho que está bem disjuntor.

F1 não faz falta, os sinalizadores são á parte de 2 A e não como está no projecto em série

Depois em vez de levar Outro geral diferencial colocar 2 ou 3 diferencias (---4x63A-0,3 A ; outro de.... 4x63 A-0,03A; ... 2x16A-0,03 A)

Não esquecer os barramentos quanto a mim leva o geral e os outros serão pentes de ligação para 63 A
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Eu punha 3 diferenciais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Eu estive a ver o quadro , só tem circuitos de tomadas.

O Geral depende, se interessa ser diferencial ou disjuntor. Eu acho que está bem disjuntor.

F1 não faz falta, os sinalizadores são á parte de 2 A e não como está no projecto em série

Depois em vez de levar Outro geral diferencial colocar 2 ou 3 diferencias (---4x63A-0,3 A ; outro de.... 4x63 A-0,03A; ... 2x16A-0,03 A)

Não esquecer os barramentos quanto a mim leva o geral e os outros serão pentes de ligação para 63 A
OBRIGADO, já agora os sinalizadores sao á parte como? ligam onde? a nivel do barramento é percetivel o desenho que mando? ou ha desenho especifico para isso?
se nao for chatear demais, o simbolo de um disjuntor normal para cargas resistivas e um para cargas indutivas, tipo um motor , é deferente' se me puderm mostra ou indicar o dsenho agradeço.
já vi varios desenhos no forum e na net , mesmo no catalogo da merlin e tenho alguma dificuldade em estrablecer um desenho "ideal" pois tenho encontrado varios tipos de desenhos.
as tomadas sao iso mesmo, é só par ligar robos, strobes, amplificadores e projectores a leds. é para uma discoteca.
ha alguma maneira de reprsentar o terra independente de cada tomada? terras em estrela, ou seja nao paasa de uma tomada para a outra mas im do barramento de terras para cada tomada um fio por tomada. no audio tem de ser assim, e o problema muitas vezes é que os eletricistas fazem derivaçoes de iumas tomadas para as outras, e depois ha os ruidos.
obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

jose cardoso Escreveu:

OBRIGADO, já agora os sinalizadores sao á parte como? ligam onde? a nivel do barramento é percetivel o desenho que mando? ou ha desenho especifico para isso?
se nao for chatear demais, o simbolo de um disjuntor normal para cargas resistivas e um para cargas indutivas, tipo um motor , é deferente' se me puderm mostra ou indicar o dsenho agradeço.
já vi varios desenhos no forum e na net , mesmo no catalogo da merlin e tenho alguma dificuldade em estrablecer um desenho "ideal" pois tenho encontrado varios tipos de desenhos.
as tomadas sao iso mesmo, é só par ligar robos, strobes, amplificadores e projectores a leds. é para uma discoteca.
ha alguma maneira de reprsentar o terra independente de cada tomada? terras em estrela, ou seja nao paasa de uma tomada para a outra mas im do barramento de terras para cada tomada um fio por tomada. no audio tem de ser assim, e o problema muitas vezes é que os eletricistas fazem derivaçoes de iumas tomadas para as outras, e depois ha os ruidos.
obrigado

È para uma discoteca? E só este quadro, por acaso em tempos fiz o projeto de uma, mas não tenho agora nada disso.

A seguir ao disjuntor tetrapolar de 4x63 A leva o barramento geral para 125 A Deste sai para 3 diferenciasi, conforme falei, e sai 3 interruptores seccionadores fusiveis de 2 A para os sinalizadores. Ou se calhar não colocar pois é fonte de curto-circuitos e incêndios, mas.,

O esquema está em multifilar e costuma usar-se unifilar,
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:
jose cardoso Escreveu:

O esquema está em multifilar e costuma usar-se unifilar,
Como ves multifilar? ou como ponho unifilar? sim eu sei que deve ser tudo fio rigido(unifilar) mas se fosse eltronica eu sabia bem os simbolos,mas agora ... prgaste-me uma partida.

basicamente é para ligar 16 robos com lampada 250 descarga, balastro eletronico, cerca de 350 watt´s cada um + 2 strobs martin 15000 watt´s + 1 maquina de fumo 1500 watt´s + 8 projectores ld de 73 watt´s cada um e ... 32 000 watt´s de som.
os valores dos disjuntores e diferencias ainda nao estao certos, so fiz o esquem com a libraria do orcadd que tinha, pois quero deixar ou 1 fase par o som ou 2 e a luz ficar independente.

o meu problema aqui é os simbolos de eletricidade, quero que um eletricista pegue nisto e saiba "ler", pois eu desta " coisa" sei " escrever hieroglifos" e quero saber escrever portu"gales" .

a nivl de potencias nao tenho problema, pois já nao é a primeira que monto, mas desta vez a eletricidade nao é comigo, e quero evitar problemas com mas interpretaçoes.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

desculpem lá, mas não posso deixar de reparar.

Andam por aqui projectistas que passam a vida a protestar contra os que fazem projectos ao preço da chuva... aqui até se fazem de borla!!

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Acho que o geral deverá ser de 125 A-1 A S (Selectivo), e barramento para 125 A.

Deixar 20% de reserva no quadro
Os 3 diferencias ligam ao barramento geral, e estes a pentes de ligação trifásicos de 63 A.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... CDEQ9QEwBA

http://2.bp.blogspot.com/_q9B63r-2ik8/S ... ar0012.jpg

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... 94&bih=858
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:Acho que o geral deverá ser de 125 A-1 A S (Selectivo), e barramento para 125 A.

Deixar 20% de reserva no quadro
Os 3 diferencias ligam ao barramento geral, e estes a pentes de ligação trifásicos de 63 A.

muito obrigado pela ajuda, é bom ver pessoas que gostam de ajudar, dai participarem nestes foruns, é pena haver outras que se calhar só pensam eu €€€€, mas estao aqui para que? só se for para criticarem e aprenderem com o que os outros sabem.

mais uma vez duzia12 MUITO OBRIGADO.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

É só para esclarecer que não faço projetos.
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

boas, para quem prcisar, pode nao estar bem feito mas da para terem uma ideia, seguem dois anexos.

(Mario Quintana, pensador, escritor, jornalista. Um analfabeto não é aquele que não saber ler e sabe alguma coisa, mas sim aquele que sabe ler e não sabe nada!)
Anexos
Doc2.docx
(57.2 KiB) Transferido 192 vezes
Doc1.docx
(110.13 KiB) Transferido 174 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O quadro está um espectáculo. Parabens. Mas.....

Não há selectividade nos diferenciais, entre o geral e os parciais. Em vez de colocar um diferencial de 4x125 A e um disjuntor de 4x125 A colocar Disjuntor diferencial de 4x125 A de 500 mA-ou 1 A selectivo.

Os diferencias deviam de ser todos de 63 A e não há de 80 A

É muito importante a escolha do diferencial, ver nas marcas Hager-Legrand-Siemens-Merlin Gerin-Lemag, ABB, Terasaki etc, que há isso.

E há uma coisa que não está muito bem, que é 2 circuitos de tomadas no mesmo disjuntor, mas sim num quadro anexo, com bornes

A seguir ao disjuntor diferencial de 4x125A-0,5 A deve levar o barramento. Dimensionar para 125 A o cabo de alimentação deverá ser de 4x25 mm^2

Não se usa R S T mas sim L1 L2 L3 N.

O circuito de tomadas deve ser a 16A e não 20 A, ou então colocar cabo de 4 mm^2, as tomadas de 20 A não existem, senão os disjuntores têm de passar para 16 A, se tiver de ser de 25A colocar tomada CEE17-32 A

As tomadas no anexo devem ser CEE 17

Os circuitos têm de ser todos numerados e indicar tipo e secção do cabo

Além disso deverá ser deixada uma tomada trifásica CEE 17

Deverá ser calculadas as quedas de tensão, mas há priori não deve haver problema, mas calcular

Tens de eliminar um barramento, os pilotos são alimentados pelo barramento geral

Pelas contas que fiz ás potências acho que está tudo bem.

Com 4 disjuntores em cada fica desequilibrado com 6 não, nem que se tenha de meter mais um diferencial

Deixa espaço para mais un diferencial e barramento neutro

Poder de corte minimo dos disjuntores 6 KA. FAlta o IP

Só uma nota: Isso primeiro não tem de ser aprovado pela Certiel ???
Lampada.png
Lampada.png (847 Bytes) Visto 2194 vezes
Última edição por Duzia12 em 29 jan 2011, 18:00, editado 2 vezes no total.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

;)
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia12 Escreveu:O quadro está um espectáculo. Parabens. Mas.....

Só uma nota: Isso primeiro não tem de ser aprovado pela Certiel ???
Lampada.png
boas, isto nao é para portugal, é para uma obra em marraqueche, marrocos. é uma discoteca de um hotel que está a ser construido. ainda ando a tentar saber quais as normas de lá.
o problema é que quando formos lá instalar o material ja temos de ter o quadro e todas as fichas montadas, pois essa parte nao é para nos.
em relação aos dijuntores de 20, o problema é que os amplificadores de 4000 watt´s usam power com (neutrick), que suporta 20 amperes. tenho de ver a possiblidade de usar power com de painel. é que para ir para CEE de 32 amperes sao num total 10 amplificadores, e a cabine nao é assim muito grande.

obrigado pelos conselhos, vou alterar.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”