Iluminação de emergencia

guillaume
Curioso
Curioso
Registado: 09 mai 2010, 18:41

Iluminação de emergencia

Mensagem por guillaume »

Bom dia;

Tenho uma duvida em questao a iluminação de emergencia. Em que caso é que a iluminação de emergencia tem de ser interligadas por um contacto (relé) ?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Iluminação de emergencia

Mensagem por joaoosvaldo »

Deve-se estar a referir ao telecomando da iluminação de segurança. O telecomando é obrigatório em todos os estabelecimentos recebendo público à excepção dos estabelecimentos em que em função da lotação é permitida iluminação de segurança do tipo D.
Última edição por joaoosvaldo em 25 jan 2011, 14:48, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Mensagem por EE_Rafael »

Viva,

relativamente ao telecomando, isto porque já ouvi inumeras interpretações, em estabelecimentos do tipo industrial é necessário colocar o telecomando? Ou o telecomando apenas tem de ser aplicado a estabelecimentos de recebendo público?!

Cumprimentos.
guillaume
Curioso
Curioso

Mensagem por guillaume »

Obrigado pela ajuda;

mas do tipo estou a fazer um estabelecimento de assamento de leitoes, e este so recebe publico a entrada, de resto é privado, sou obrigado a por comando na iluminaçºão de emergencia?

obrigado pela ajuda
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

guillaume Escreveu:Obrigado pela ajuda;

mas do tipo estou a fazer um estabelecimento de assamento de leitoes, e este so recebe publico a entrada, de resto é privado, sou obrigado a por comando na iluminaçºão de emergencia?

obrigado pela ajuda
Mas o estabelecimento é um Restaurante? Só recebe público à entrada?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

guillaume
Curioso
Curioso

Mensagem por guillaume »

O estabelecimento so assa Leitoes, nao é restaurante, mas tem uma emtrada a publico para venda
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

guillaume Escreveu:O estabelecimento so assa Leitoes, nao é restaurante, mas tem uma emtrada a publico para venda
Como mais ninguém respondeu vou dar a minha opinião se bem que o ideal seria ver as plantas do edifício! Pelo que percebi o edifício só tem uma entrada de público onde as pessoas compram os leitões e julgo que a lotação deste espaço seja bem inferior a 50 pessoas (confirme). Desta forma na minha opinião não será necessário telecomando. Mas de qualquer das formas era bom obter mais opiniões e tente contactar a CERTIEL a ver o que eles dizem.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

joaoosvaldo Escreveu:
guillaume Escreveu:O estabelecimento so assa Leitoes, nao é restaurante, mas tem uma emtrada a publico para venda
Como mais ninguém respondeu vou dar a minha opinião se bem que o ideal seria ver as plantas do edifício! Pelo que percebi o edifício só tem uma entrada de público onde as pessoas compram os leitões e julgo que a lotação deste espaço seja bem inferior a 50 pessoas (confirme). Desta forma na minha opinião não será necessário telecomando. Mas de qualquer das formas era bom obter mais opiniões e tente contactar a CERTIEL a ver o que eles dizem.
Deixe-me acrescentar ao que aqui já foi dito o seguinte, realmente se a lotação do estabelecimento for inferior a 50 pessoas poderá ser aplicada iluminação de emergência do tipo D (Lanterna portátíl), mas se forem aplicados blocos autónomos terá de levar obrigatóriamente o telecomando porque estamos a aplicar iluminação de emergência do tipo C.
Eu já tive uma situação idêntica tendo contactado a Certiel para esclarecimento e foi esta a orientação que me transmitiram.

Cpm.
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Mensagem por EE_Rafael »

Na minha opinião, se existe bloco autónomo tem que existir telecomando. É uma interpretação um bocado exagerada das RTIEBT mas é algo que já me foi exigido.

Cumprimentos,
guillaume
Curioso
Curioso

Mensagem por guillaume »

Agradeço desde ja a ajuda, ja tentei contactar a Certiel mas estes passados meia hora n me atenderam o telefone... mandei um email e n me responderam...

Bem a lotação nao excede 10 a 15 pessoas... este vai ter iluminação de emergencia permanente, mas gostaria de ter a certeza se era preciso comando...

Obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Tal como os colegas disseram e bem, embora o local apenas obrigue a iluminação de segurança do tipo D, se colocar blocos autónomos está a prever iluminação de tipo C e nesse caso é preciso telecomando por se tratar de um estabelecimento recebendo o público.

Já me aconteceu diversas vezes em projectos de lojas pequenas com N<50 pessoas e por prever blocos autónomos tive de colocar telecomando para "inglês ver".
guillaume
Curioso
Curioso

Mensagem por guillaume »

Pois sim ja stou a perceber... mas ja agora exclareçam me uma duvida, eu tenho de ligar tudo ao mesmo comando, por exemplo tenho 2 pisos, deverei ligar tudo ao mesmo comando?

Obrigatorio fio de terra para a iluminação de emergencia?

Obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Como o estabelecimento é pequeno pode e deve ligar tudo ao mesmo telecomando. Usam-se vários telecomandos quando a dimensão da instalação assim o exige.

Relativamente ao fio de terra a minha resposta é á escolha:
- Se a instalação for certificada pelo ISQ deve passar o cabo de protecção e ligar nos blocos autónomos se forem classe I. Se forem classe II não liga o condutor.
- Se a instalação for certificada pelo LIQ ou IEP deve obrigatoriamente utilizar blocos classe II e pode não passar o condutor de protecção.

No entanto é sempre melhor telefonar á Certiel antes de executar porque pode ser que mudem de ideias entretanto.
Lamento a resposta não ser conclusiva mas eu próprio não consigo obter uma resposta idêntica por parte das entidades: ISQ/LIQ/IEP/DRE's.

De qualquer forma espero que alguns colegas instaladores deêm feedback de como têm executado as instalações de iluminação de segurança.
guillaume
Curioso
Curioso

Mensagem por guillaume »

Obrigado,

Pois de momento estou um pouco confuso, e nao percebo neste caso qual a logica de ligar o telecomando se tudo está no mesmo circuito...

Posso tar enganado, mas tento falar com a certiel, e esta n atende o telefone, ou simplesmente nao me responde aos mails, como comunicam com a Certiel?

obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Eléctricas
Tel.: 213 183 200 (30 linhas)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento telefónico