esquema para instalação electrica em moradia
-
- Curioso
- Registado: 11 nov 2010, 20:51
- Agradecimento recebido: 1 vez
esquema para instalação electrica em moradia
Olá, venho aqui expor um esquema que elaborei de como pretendo que fique distribuída a electricidade na minha moradia, antes de entregar o esquema ao electricista venho aqui publicar para saber a vossa opinião/critica se houver algo a apontar para um correcto comprimento das legalidades.
Desde já obrigado.
Júlio Rodrigues
P.S. o abastecimento será trifasico devido á aquisição de uma bonba de calor para aquecimento.
Desde já obrigado.
Júlio Rodrigues
P.S. o abastecimento será trifasico devido á aquisição de uma bonba de calor para aquecimento.
- Anexos
-
- ited.pdf
- planta
- (561.07 KiB) Transferido 530 vezes
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: esquema para instalação electrica em moradia
Boas "shok"
Preenche o perfil.
1 tomada é pouco junto da cama, candeeiro, carregador do télélé, e mais uma de reserva. (de cada lado da cama)
Quando estiveres deitado quem apaga a luz do quarto? (falta um comutador junto da cama (um de cada lado))
Casa de banho falta o secador de toalhas.
Maquinas de lavar (roupa, loiça e de secar) A de secar vê se é de condensação ou evaporativa.
Tens a tomada de Tv+1 tomada e onde ligas o video e a box? e as crianças onde ligam as consolas?. Vá lá mais umas tomadas.
Onde fica uma secretária com o Pc? + impressora+backup+ups+o portatil+monitor+multifunções+colunas. Vá lá mais umas tomadas.
Na cozinha placa de indução? nada? é do melhor, nem que seja portatil.
Cump.
Mário
Preenche o perfil.
1 tomada é pouco junto da cama, candeeiro, carregador do télélé, e mais uma de reserva. (de cada lado da cama)
Quando estiveres deitado quem apaga a luz do quarto? (falta um comutador junto da cama (um de cada lado))
Casa de banho falta o secador de toalhas.
Maquinas de lavar (roupa, loiça e de secar) A de secar vê se é de condensação ou evaporativa.
Tens a tomada de Tv+1 tomada e onde ligas o video e a box? e as crianças onde ligam as consolas?. Vá lá mais umas tomadas.
Onde fica uma secretária com o Pc? + impressora+backup+ups+o portatil+monitor+multifunções+colunas. Vá lá mais umas tomadas.
Na cozinha placa de indução? nada? é do melhor, nem que seja portatil.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Mário Escreveu:Boas "shok"
1 tomada é pouco junto da cama, candeeiro, carregador do télélé, e mais uma de reserva. (de cada lado da cama) - vou corrigir
Quando estiveres deitado quem apaga a luz do quarto? (falta um comutador junto da cama (um de cada lado)) essa ipotese tb me tinha ocorrido - vou corrigir
Casa de banho falta o secador de toalhas. - o secador de toalhas é por água (através do piso radiante)
Maquinas de lavar (roupa, loiça e de secar) A de secar vê se é de condensação ou evaporativa. mlr e msr vao ficar da garagem
Tens a tomada de Tv+1 tomada e onde ligas o video e a box? e as crianças onde ligam as consolas?. Vá lá mais umas tomadas. tenho impressão que tinha metido mais, mas se não meti foi por esquecimento.
Onde fica uma secretária com o Pc? + impressora+backup+ups+o portatil+monitor+multifunções+colunas. Vá lá mais umas tomadas. os pc's vão ficar naquela arrumação na ponta da garagem.
Na cozinha placa de indução? nada? é do melhor, nem que seja portatil. placa vitroceramica tb esquecimento
Cump.
Mário
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Viva.
Caro SHOK, concordo com o post anterior, convém colocar mais umas tomadas...
Eu tb estou a fazer casa, e previ muitas tomadas mesmo, e ainda assim estão-me lá a faltar umas poucas...
Várias notas:
1 - atenção ás tomadas para os toalheiros (se forem eléctricos) dos WC! eu esqueci-me de prever isso, já tive de "andar a inventar"
2 - concordo que atrás das camas devam existir 2 tomadas de cada lado (candeeiro+carregador tlm/relógio despertador/ligar o portátil...etc..)
3 - junto ás TV não esquecer o futuro: ligação de TV+Box+DVD+consola+etc..
4 - em todas as divisões coloca pelo menos 1 tomada por parede...
5 - atenção que se tens SALA e COZINHA, és obrigado a ter 2x tomadas par de cobre+ 1x tomada TV em cada divisão (pelo regulamento ITED), por isso, toca a acrescentar mais umas tomadas na cozinha...
6 - eu se fosse a ti colocava uma tomada exterior nos alpendres (estanque e fechada)
7 - pensa como e onde vais accionar o ponto de luz nº15
8 - prevê um ponto de luz por cima da janela da pia da cozinha
e pra já é isto
Eu tb estou a fazer casa, e previ muitas tomadas mesmo, e ainda assim estão-me lá a faltar umas poucas...
Várias notas:
1 - atenção ás tomadas para os toalheiros (se forem eléctricos) dos WC! eu esqueci-me de prever isso, já tive de "andar a inventar"
2 - concordo que atrás das camas devam existir 2 tomadas de cada lado (candeeiro+carregador tlm/relógio despertador/ligar o portátil...etc..)
5 - atenção que se tens SALA e COZINHA, és obrigado a ter 2x tomadas par de cobre+ 1x tomada TV em cada divisão (pelo regulamento ITED), por isso, toca a acrescentar mais umas tomadas na cozinha...
6 - eu se fosse a ti colocava uma tomada exterior nos alpendres (estanque e fechada)
e pra já é isto

Learning is the goal!!
-
- Curioso
gemini Escreveu:Viva.
Várias notas:
os toalheiros são aquecidos pelo aquecimento central
2 tomadas de cada lado da cama tb me parece bem
esta não percebi (tomadas par de cobre??)
6 - eu se fosse a ti colocava uma tomada exterior nos alpendres (estanque e fechada) tb não é mais mal pensado, vao ficar duas, uma de cada lado da casa
o ponto 15 acende á saída da porta da sala (está marcado na planta)
a cozinha só vai levar moveis de chão, por cima vou ter de colocar tipo candeiros suspensos, ou coisa do genero.
e pra já é isto
-> Esquecime de referir que toda a instalação eletrica vai trabalhar pelas paredes e tectos, pois no chão não vai passar nada (vou colocar chão radiante hidraulico)
tb está ali a fatar a ligação trifasica paraa bonba de calor, mas como ainda não está defenido onde vai ficar...
ese esquema que está aí foi só uma base do que vai ser colocado, fui alertado que o segundo quadro eletrico não podia ficar naquele local, teria de ficar na garagem, algem sabe se isto tem alguma veracidade?
ele foi colocado ali para poupar metros de fio e de tubo....
as paredes dentro de casa não vão ficar com caixas de derivação, todas as derivaçoes vão ser feitas no chão do sotão, tudo o que é fiarada e rede de águas vái ser distribuido por lá.
não sei se pode ser feito....
obrigado
-
- Curioso
nelmindo Escreveu:Pela planta que apresenta, a sua entrada só é pela garagem, logo o quadro deve ficar junto da entrada.
Não, eu tenho uma entrada principal pela cozinha/sala e outra entrada pela garagem.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Mas não está referenciada na planta. Aquilo que se vê na planta, é uma varanda ou um passeio com parede à volta (Entre a porta da cozinha e 2ª porta da garagem)
-
- Curioso
não sei onde viu a parede desde a porta da cozinha até á 2ª porta da garagem, a unica coisa que está ali referenciada é o limite de pavimento do alpendre, se bem reparou as paredes estão marcadas com traços.
mas pronto, a porta principal é a da cozinha, a 2º porta da garagem é para circulação sem apanhar chuva.
nos corredores vai levar celulas detectoras de movimeno.
mas pronto, a porta principal é a da cozinha, a 2º porta da garagem é para circulação sem apanhar chuva.
nos corredores vai levar celulas detectoras de movimeno.
-
- Curioso
nelmindo Escreveu:Então, se essa porta é uma entrada, sim pode estar lá o quadro.
eu quando me referi ao quadro náo éra ao da entreda da porta, este sei que pode e deve lá estar, o que está no segundo hall é que me disseram não poder estar ali, que toda a eletricidade da casa devia ir ao quadro principal e a garagem ser alimentada por um quadro parcial, só que se assim for, vou gastar muito mais fio/tubo e a distribuição não vai ficar tão bem... digo eu...
quando ás armaduras de emergencia, vou colocar uma na cozinha normal com emergncia, nos corredores vou colocar 2 blocos autonomos e na garagem mais um bloco.
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
considerações a azul.shok Escreveu:gemini Escreveu:...
esta não percebi (tomadas par de cobre??)
par de cobre, ou seja, net+telef... ou seja, as tomadas RJ que referes, no projecto ITED de licenciamento, havendo menção ás divisões SALA e COZINHA, estas têm, obrigatoriamente, de ter 2xPC+1xTV cada.
o ponto 15 acende á saída da porta da sala (está marcado na planta)
ok, já vi. Mas o meu reparo foi feito porque pela planta dá a entender que a varanda que serve os quartos é diferente do alpendre, pelo que, no meu entendimento, o ponto de luz nº 15 deva ser activado através dos quartos, tendo um interruptor em cada quarto.
a cozinha só vai levar moveis de chão, por cima vou ter de colocar tipo candeiros suspensos, ou coisa do genero.
Ok, está bem. Mas se o candeeiro estiver nas tuas costas, á noite quem estiver a trabalhar na pia está a fazer sombra para a zona de trabalho, daí a recomendação de ter um ponto de luz por cima da janela
e pra já é isto
-> Esquecime de referir que toda a instalação eletrica vai trabalhar pelas paredes e tectos, pois no chão não vai passar nada (vou colocar chão radiante hidraulico)
vais gastar mais cabo com as subidas e descidas desde o tecto até ás tomadas...
tb está ali a fatar a ligação trifasica paraa bonba de calor, mas como ainda não está defenido onde vai ficar...
ese esquema que está aí foi só uma base do que vai ser colocado, fui alertado que o segundo quadro eletrico não podia ficar naquele local, teria de ficar na garagem, algem sabe se isto tem alguma veracidade?
ele foi colocado ali para poupar metros de fio e de tubo....
veracidade ou não, o facto é que não faz muito sentido ter um 2º quadro dentro de uma habitaçaõ do RC, tão próximo do 1º quadro..
qual é a necessidade deste 2º quadro? alimentar apenas umas tomadas na garagem? então é uma coisa pequena e mete isso na garagem...
as paredes dentro de casa não vão ficar com caixas de derivação, todas as derivaçoes vão ser feitas no chão do sotão, tudo o que é fiarada e rede de águas vái ser distribuido por lá.
não sei se pode ser feito....
obrigado
Quanto aos blocos autónomos dentro de uma habitação, por mais segurança que tragam, o efeito estético não é lá muito bom numa moradia... e uma lanterna de fácil acesso resolve o problema

Learning is the goal!!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
A bomba não será monofásica e os circuitos do piso radiante trifasados. Deviam ser monofásico,s sempre podias meter 30 A ou 45 A monofásico
(6,9 KVA ou 10,35 KVA)
Isso do chão do sotão fazia-se antigamento, acho que isso não é aprovado, mas...
(6,9 KVA ou 10,35 KVA)
Isso do chão do sotão fazia-se antigamento, acho que isso não é aprovado, mas...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
É aprovado, desde que os tubos estejam cobertos com massa, se tiver acesso ao sotão.Duzia12 Escreveu:A bomba não será monofásica e os circuitos do piso radiante trifasados. Deviam ser monofásico,s sempre podias meter 30 A ou 45 A monofásico
(6,9 KVA ou 10,35 KVA)