Auditorias da ANACOM

Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Been thanked: 1 time

Re: Auditorias da ANACOM

Mensagem por Borgas »

PT, Zon, Cabovisão, Optimus é tudo igual querem é clientes!!!

Toca a ligar os cabinhos deles, sabem lá eles o que é um ATI ou um bastidor, é preciso é ter a tv, net e telefone a dar o resto que se lixe.

Sei de casos em que o instalador disse ao dono de obra que era obrigatória a certificação da instalação, mas o dono de obra pediu a um operador para ter tv e lá foram eles, depois o instalador passou por aldrabão!
adrianof
Curioso
Curioso
Registado: 08 set 2008, 14:44

Mensagem por adrianof »

Pois é, e quando o sistema das operadoras não se adequa ao ITED já instalado, os operadores viram-se para o cliente e dizem: " temos de fazer umas alterações e passar o nosso cabo porque isto não funciona"...e mais uma vez o instalador e/ou o projectista passa por incompetente e aldrabão.
pmoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 jan 2008, 12:37

Mensagem por pmoreira »

adrianof Escreveu:Pois é, e quando o sistema das operadoras não se adequa ao ITED já instalado, os operadores viram-se para o cliente e dizem: " temos de fazer umas alterações e passar o nosso cabo porque isto não funciona"...e mais uma vez o instalador e/ou o projectista passa por incompetente e aldrabão.

Decreto-Lei n.º 258/2009

"Por outro, exige -se ainda que a ligação das instalações
às redes públicas só possa ser efectuada após a emissão,
pelo instalador, do termo de responsabilidade de execução
da instalação."

para os operadores a legislação "não existe", somente quando um cliente deixa de pagar a mensalidade :lol:
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

deixem lá os operadores de lado...

o DL importa é a projectistas e instaladores, por isso, as auditorias também importam a estes dois grupos.

estou para ver o que me vão dizer... projecto feito ao abrigo do ITED 1 que vai ter auditoria na instalação, em casa já habitada, ao abrigo do DL 123/2009, ou seja, ITED 2...
Learning is the goal!!
António Mesquita
Curioso
Curioso
Registado: 07 jul 2010, 22:58

Mensagem por António Mesquita »

gemini Escreveu:deixem lá os operadores de lado...

o DL importa é a projectistas e instaladores, por isso, as auditorias também importam a estes dois grupos.

estou para ver o que me vão dizer... projecto feito ao abrigo do ITED 1 que vai ter auditoria na instalação, em casa já habitada, ao abrigo do DL 123/2009, ou seja, ITED 2...
boas.
esta opinião vai com atraso mas cá vai: a legislação sob a qual te vão fazer a auditoria é o ITED1. ao abrigo do dl 123/2009 é apenas o facto da realização da auditoria, não a legislação a aplicar.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas;

Na parte que me toca, até agora ainda não tive qualquer auditoria; Tenho feito alguns projectos, só moradias, mas até agora nada.
Nem sequer um aviso de inicio da obra! Tenho em memória e em ficha técnica a necessidade de avisar o projectista do inicio da obra, mas até agora, ninguem avisa :)
Já estou a ver que, qualquer dia sou eu o "auditado", e nada de livros de obra preenchidos... e ainda deve sobrar para mim...
Abraço
Ferreira Cruz
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Bem... já fui então á "minha" auditoria.

Obra terminada, casa habitada, MEO instalada...

A obra não estava 100% de acordo com o projecto, desde logo pelo ATI que era de 8 quando deveria ser ATI 10 (projectado).
Mesmo assim, o instalador preencheu o termo de responsabilidade a dizer que estava executada conforme projecto...

Os auditores (fiscais?) chegaram lá, "bom dia" e tal... abriram a CEMU, tiraram foto; abriram o ATI, tiraram foto....

e pronto, já está!

Nem uma pergunta, nem uma observação, nem nada... e o ATI dista 50cm do chão!!! o instalador colocou-o baixinho para que depois leva lá um móvel, tipo aparador, e esconde o ATI :shock:

Enfim...

Portanto, relativamente á vistoria, não se pronunciaram sobre nada, nem bem, nem mal.

Aguardemos...
Learning is the goal!!
smash
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2009, 09:09
Been thanked: 18 times

Mensagem por smash »

Boa Tarde,

Recebi hoje uma "cartinha" da ANACOM a solicitar o envio do projecto ITED e do relatório de ensaios de funcionalidades de uma obra (loja comercial)que executei.
1º Tenho excelentes relações com o projectista e há toda a disponibilidade de alterar o protejo caso seja necessário;
2º Amanhã vou dar um salto à obra verificar se foi tudo executado conforme projecto (o que duvido);
3º Tenho a certeza de algumas alterações por exemplo:
- As tubagens para as TT estão a 20 e marca 25 no projecto
- Há mais 3 tomadas do que previsto
- Em vez de esteira metalica exclusiva para o ited coloquei separadores na esteira de correntes fortes
- Noutra situação em vez de separador passei um tubo de 25 VD com 3 cabos UTP
4º Tenho um REF e os ensaios para cat 5e
5º E mais "critico" imiti um termo de responsabilidade para ITED 2 por engano e é ITED 1

Agradeço comentários e troca de experiências.

Amanhã tento postar o resultado da minha visita.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

"2º Amanhã vou dar um salto à obra verificar se foi tudo executado conforme projecto (o que duvido);"

Na "obra" foste projectista, instalador, ou assinas-te o termo de execução para outros?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

Varejo Escreveu:"2º Amanhã vou dar um salto à obra verificar se foi tudo executado conforme projecto (o que duvido);"

Na "obra" foste projectista, instalador, ou assinas-te o termo de execução para outros?
Viva,

Neste processo estou como instalador. A empresa onde trabalho tem algumas obras e, infelizmente, não acompanho todas como desejaria. Embora, neste caso seja uma obra "tipo", há sempre pequenas nuances de obra que não permitem que se cumpra na integra o projecto.

Ora como prometido aqui estão algumas nuances que constatei em obra:
- A tubagem do operador até á caixa de visita NR1 devia estar (2xPEAD110 + tritubo40) e estão 3xPEAD110;
- Alguns tubos que marcam tipo VD estão a isogris, esteira e corrogados (na secção respectiva);
- Em vez de uma esteira metalica única de 50mm está uma de 200mm para correntes fortes com um separador para correntes fracas;
- O projecto marca cabos UTP cat5e e foram passados cabos UTP cat6;
- Há mais 3 tomadas do que o previsto numa localização nova em que foram passados 3 cabos utp cat6 num tubo VD25;
- A caixa ATE tipo C3 não tem fechadura!! A PT não devia colocar uma?
- Os tubos para a PAT e Ea de (2xVD50+2xVD50) são corrogados de 50 e vão desde uma caixa ATE até à esteira superior onde há um caminho de cabos para o bastidor. Nada há para o telhado, morre ali!! Terei problemas??
- A empresa que contratei que efectuou os ensaios, na data não tinha o equipamento calibrado. Haverá problemas??

São algumas coisas que verifiquei...

Aguardo comentários.
Dami
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2009, 00:17
Contacto:

Mensagem por Dami »

lmp Escreveu:Tive uma auditoria e correu mal.
A ANACOM foi compreensiva e está aguardar peo desenrolar dos acontecimentos:

O projectista não está habilitado, o projecto teve de ser alterado em obra porque estava muito mau (não tinha tomadas em todos os compartimentos, não tinha rede de terras, não tinha cálculos e tinha TVHV na coluna -> é um ITED2ªedição).

O dono de obra não qer pagar projecto novo, o projectista quer o pagamento, mas não está nem estará habilitado a assinar (tem um 1ºciclo que a ANET não o reconhece)
O dono de obra enviou uma carta ao "projectista" pedindo-lhe o projecto e moveu-lhe uma acção em tribunal. Segundo o advogado, se este não responder dentro de um mês, o projecto será feito por um projectista habilitado.

Vamos ver...
Como é que pedem um projecto a um dito "projectista" sem estar habilitado??? Não confirmam quem são os técnicos que contratam?
Jerónimo - Instalações Eléctricas Profissionais!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, apesar de nunca ter tido nenhuma auditoria, tirando a parte da PAT as 3 tomadas a mais e calibração, não vejo assim mais nada de especial para "embirrarem".

As fechaduras quem coloca é o instalador!
Última edição por Varejo em 28 abr 2011, 15:05, editado 2 vezes no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Dami
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2009, 00:17
Contacto:

Mensagem por Dami »

smash Escreveu:
Varejo Escreveu:"2º Amanhã vou dar um salto à obra verificar se foi tudo executado conforme projecto (o que duvido);"

Viva,

Neste processo estou como instalador. A empresa onde trabalho tem algumas obras e, infelizmente, não acompanho todas como desejaria. Embora, neste caso seja uma obra "tipo", há sempre pequenas nuances de obra que não permitem que se cumpra na integra o projecto.

- A tubagem do operador até á caixa de visita NR1 devia estar (2xPEAD110 + tritubo40) e estão 3xPEAD110;
- Alguns tubos que marcam tipo VD estão a isogris, esteira e corrogados (na secção respectiva);
- Em vez de uma esteira metalica única de 50mm está uma de 200mm para correntes fortes com um separador para correntes fracas;
- Há mais 3 tomadas do que o previsto numa localização nova em que foram passados 3 cabos utp cat6 num tubo VD25;
- Os tubos para a PAT e Ea de (2xVD50+2xVD50) são corrogados de 50 e vão desde uma caixa ATE até à esteira superior onde há um caminho de cabos para o bastidor. Nada há para o telhado, morre ali!! Terei problemas??
- A empresa que contratei que efectuou os ensaios, na data não tinha o equipamento calibrado. Haverá problemas??

Aguardo comentários.
A calibração de todos os equipamentos de medida no ITED2 é um dos requisitos principais para poder certificar uma instalação ou ensaio! Até mesmo a fita métrica tem de ser calibrada, não sei como, não me perguntem!
Jerónimo - Instalações Eléctricas Profissionais!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, fitas métricas não necessitam de calibração!

14.4.1 MEDIDAS MÉTRICAS
Este tipo de ensaio destina-se à rede de tubagens das ITED.
Devem ser verificados comprimentos, alturas, espaçamentos, raios de curvatura, diâmetros e outras medidas consideradas
necessárias, de modo a cumprir com o disposto no projecto e nas prescrições técnicas. Utilizar-se-ão equipamentos para
aferição de medidas métricas, tais como fitas métricas e paquímetros, que não estão sujeitos a calibração.

Todos os equipamentos indicados, excepto os de medidas métricas, estão sujeitos à calibração especificada pelo fabricante.
As calibrações devem ser efectuadas de acordo com um plano de calibrações, baseado na aptidão ao uso e nas recomendações
do fabricante
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

Dami Escreveu:
smash Escreveu:

Viva,

Aguardo comentários.
A calibração de todos os equipamentos de medida no ITED2 é um dos requisitos principais para poder certificar uma instalação ou ensaio! Até mesmo a fita métrica tem de ser calibrada, não sei como, não me perguntem!
Neste caso é ITED 1.
Já agora outra pergunta: Nos ensaios ITED 1 pode-se utilizar a norma TIA/EIA T568A ?? É que no manual ITED1 indica que é a norma EN 50173 ou equivalente!!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”