Garantir a selectividade entre disjuntores
Garantir a selectividade entre disjuntores
Boa tarde,
Após alguma pesquisa, encontrei informação a dizer que a selectividade é garantida se o disjuntor a montante tiver pelo menos o dobro da In do disjuntor a jusante, mas também já encontrei sítios a dizer que o disjuntor a montante apenas tem de ser maior que o a jusante. Alguém me sabe dizer qual é a maneira correcta de garantir a selectividade?
Obrigado e cumprimentos.
Após alguma pesquisa, encontrei informação a dizer que a selectividade é garantida se o disjuntor a montante tiver pelo menos o dobro da In do disjuntor a jusante, mas também já encontrei sítios a dizer que o disjuntor a montante apenas tem de ser maior que o a jusante. Alguém me sabe dizer qual é a maneira correcta de garantir a selectividade?
Obrigado e cumprimentos.
Na teoria, a prática e a teórica são iguais, na prática não.
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2008, 20:54
Re: Garantir a selectividade entre disjuntores
Para se garantir a selectividade num circuito no quadro geral deve ter o seu valor máximo e os quadros parciais têm de ter um valos inferior.
ou seja, se no quadro geral tiveres um interruptor de 63A/300mA, no quadro parcial tens de ter um interruptor de 40A/30mA, assim se ouver algum probllema no quadro parcial só despara esse quadro e não o geral.
Espero ter ajudado
ou seja, se no quadro geral tiveres um interruptor de 63A/300mA, no quadro parcial tens de ter um interruptor de 40A/30mA, assim se ouver algum probllema no quadro parcial só despara esse quadro e não o geral.
Espero ter ajudado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Para selectividade entre dispositivos diferenciais ver o tópico seguinte:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952
Para a selectividade entre disjuntores é assim: se tiver a curva de disparo de dois disjuntores um a montante do outro e sobrepor no mesmo gráfico as duas curvas, a curva do dispositivo a jusante deve estar à esquerda do dispositivo a montante e não se podem sobrepor, não se podem "tocar" as curvas (isto para garantir selectividade total).
Na prática e na maior parte dos casos consegue-se garantir a selectividade da seguinte forma: se tiver um disjuntor a montante de 125A a jusante o disjuntor terá de ser de 80A para se garantir a selectividade (ou seja "saltou-se" o calibre de 100A; normalmente "salta-se" um calibre para garantir a selectividade). Mas só vendo as curvas do fabricante é que temos a certeza que existe mesmo selectividade!
Outro exemplo: disjuntor a montante de 160A a jusante tem de ser um disjuntor de 100A.
Pode existir necessidade em muitos casos de se ter de sobredimensionar o disjuntor a montante para se garantir a selectividade com os disjuntores a jusante.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952
Para a selectividade entre disjuntores é assim: se tiver a curva de disparo de dois disjuntores um a montante do outro e sobrepor no mesmo gráfico as duas curvas, a curva do dispositivo a jusante deve estar à esquerda do dispositivo a montante e não se podem sobrepor, não se podem "tocar" as curvas (isto para garantir selectividade total).
Na prática e na maior parte dos casos consegue-se garantir a selectividade da seguinte forma: se tiver um disjuntor a montante de 125A a jusante o disjuntor terá de ser de 80A para se garantir a selectividade (ou seja "saltou-se" o calibre de 100A; normalmente "salta-se" um calibre para garantir a selectividade). Mas só vendo as curvas do fabricante é que temos a certeza que existe mesmo selectividade!
Outro exemplo: disjuntor a montante de 160A a jusante tem de ser um disjuntor de 100A.
Pode existir necessidade em muitos casos de se ter de sobredimensionar o disjuntor a montante para se garantir a selectividade com os disjuntores a jusante.
Obrigado. Já estou esclarecido.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Na teoria, a prática e a teórica são iguais, na prática não.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
caros colegas esclareçam me uma dúvida.... é possivel colocar no QE geral um disjuntor 4x80A a proteger um quadro parcial, em que este parcial possui como corte geral um interruptor 4x80A???!!! este corte geral (do parcial)não deveria ter uma gama superior a 80A por ex 4x100A????
obrigado
obrigado
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
não me parece, porque não? os fusíveis a montante do quadro parcial protegem o cabo e o referido interruptor na pior das hipóteses aguenta sempre na ordem de 20 x In <= 1seg.
De qualquer modo pode sempre consultar catálogo do fabricante onde poderá confirmar as características do interruptor no que diz respeito ao comportamento em curto-circuito, pois como sabe, os interruptores não são todos iguais.
ohmico
não me parece, porque não? os fusíveis a montante do quadro parcial protegem o cabo e o referido interruptor na pior das hipóteses aguenta sempre na ordem de 20 x In <= 1seg.
De qualquer modo pode sempre consultar catálogo do fabricante onde poderá confirmar as características do interruptor no que diz respeito ao comportamento em curto-circuito, pois como sabe, os interruptores não são todos iguais.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Na minha opinião deverá colocar interruptor com um valor superior, 100 Amp. ou 125 Amp. porque como sabe o interruptor deverá ter capacidade para suportar uma intensidade acima da intensidade de trabalho, e a realidade é esta se tiver um interruptor a funcionar próximo da In este vai ter perdas por aquecimento e é isto que vai danificar o aparelho, não há dúvida que o comportamento em caso de cc é importante mas é mais importante este pormenor.eng_jersilva Escreveu:caros colegas esclareçam me uma dúvida.... é possivel colocar no QE geral um disjuntor 4x80A a proteger um quadro parcial, em que este parcial possui como corte geral um interruptor 4x80A???!!! este corte geral (do parcial)não deveria ter uma gama superior a 80A por ex 4x100A????
obrigado
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O ideal seria:
- protecção do Quadro Geral 125A;
- protecção do Quadro Parcial 80A.
Mas pode tentar ver as curvas dos disjuntores da marca que propõe para verificar se existe selectividade entre um disjuntor de 100A e de 80A e neste caso utilizar o de 100A no Quadro Geral.
P.S.: Se bem percebi o colega tem na protecção do Quadro Geral é um disjuntor!
Mas pode tentar ver as curvas dos disjuntores da marca que propõe para verificar se existe selectividade entre um disjuntor de 100A e de 80A e neste caso utilizar o de 100A no Quadro Geral.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
não.. eu no QE geral, tenho a proteger um QE parcial um disjuntor de 4x80A. e no QE parcial tenho(como corte geral neste quadro) um Interruptor "normal" de 4x80A e a minha duvida era se o Interruptor não deveria ter uma protecção superior!!??? 4x125 por exemplo.joaoosvaldo Escreveu:O ideal seria:
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
vamos a exêmplos concretos:
Interruptor "Legrand Vistop" 63A / 35Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- calibre máx. do fusível 63A.
Interruptor "Legrand Vistop" 100A / 55Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- Calibre máx. do fusível 100A (gG) / 63A (aM)
AC22 A - Corte misto motor/resistência.
AC23 A - Corte motor (cargas indutivas).
Como se pode vêr, a decisão de qual o interruptor a utilizar tem a ver com a protecção existente a montante e deve ser tomada com base na consulta dos dados fornecidos pelo fabricante que variam conforme o tipo que estamos a utilizar.
Os dados referidos acima dizem respeito a um interruptor/seccionador de corte visível em carga.
ohmico
Este poste foi corrigido porque continha afirmações, feitas ao correr da pena, que não eram correctas, do que apresento as minhas desculpas.
ohmico
vamos a exêmplos concretos:
Interruptor "Legrand Vistop" 63A / 35Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- calibre máx. do fusível 63A.
Interruptor "Legrand Vistop" 100A / 55Kw; em AC22 A / AC23 A; 400V;- Calibre máx. do fusível 100A (gG) / 63A (aM)
AC22 A - Corte misto motor/resistência.
AC23 A - Corte motor (cargas indutivas).
Como se pode vêr, a decisão de qual o interruptor a utilizar tem a ver com a protecção existente a montante e deve ser tomada com base na consulta dos dados fornecidos pelo fabricante que variam conforme o tipo que estamos a utilizar.
Os dados referidos acima dizem respeito a um interruptor/seccionador de corte visível em carga.
ohmico
Este poste foi corrigido porque continha afirmações, feitas ao correr da pena, que não eram correctas, do que apresento as minhas desculpas.
ohmico
Última edição por ohmico em 03 fev 2011, 16:01, editado 4 vezes no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ok tinha percebido mal. Mas nesse caso o interruptor do Quadro Parcial convém ser de 100A no mínimo!eng_jersilva Escreveu:não.. eu no QE geral, tenho a proteger um QE parcial um disjuntor de 4x80A. e no QE parcial tenho(como corte geral neste quadro) um Interruptor "normal" de 4x80A e a minha duvida era se o Interruptor não deveria ter uma protecção superior!!??? 4x125 por exemplo.joaoosvaldo Escreveu:O ideal seria:
- eng_jersilva
- Velha Guarda
caros colegas agradeço o esclarecimento...
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 mar 2009, 18:34
Na minha opinião deve-se garantir sempre um disjuntor de In inferior a jusante e se possível numa proporção de 1.6 ou seja se tenho no QG 40A devo ter 25A isto para garantir uma boa selectividade entre disjuntores.
No caso dos aparelhos diferenciais estes devem ser escolhidos de forma a que as suas curvas de funcionamento não apresentem sobreposição. Por norma garante-se sendo o diferencial a montante de valor igual a três vezes superior ao do diferencial a jusante ou seja no QG DR tipo S 300mA e no QP um DR tipo G 100mA ou inferior.
No caso dos aparelhos diferenciais estes devem ser escolhidos de forma a que as suas curvas de funcionamento não apresentem sobreposição. Por norma garante-se sendo o diferencial a montante de valor igual a três vezes superior ao do diferencial a jusante ou seja no QG DR tipo S 300mA e no QP um DR tipo G 100mA ou inferior.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
Carlos Barreiro Escreveu:Na minha opinião deve-se garantir sempre um disjuntor de In inferior a jusante e se possível numa proporção de 1.6 ou seja se tenho no QG 40A devo ter 25A isto para garantir uma boa selectividade entre disjuntores.
a duvida era com disjuntor e interruptores de qualquer forma obrigado.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
Tenho um transformador de 1250kVa que alimenta um quadro de entrada com disjuntor de entrada de 2000A. Terá uma saida para um QGBT com um disjuntor de saida de 1250A e um disjuntor de 630A que alimenta um outro quadro.
Este outro quadro poderá ter um interruptor geral de 4x800A? Este calibre poderá ser superior ao disjuntor a montante?
Este outro quadro poderá ter um interruptor geral de 4x800A? Este calibre poderá ser superior ao disjuntor a montante?