duvida em frigorifico

pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

duvida em frigorifico

Mensagem por pedro_mendes »

A minha duvida consiste no seguinte, tenho um frigorifico de 2 portas e o qual á saída do compressor na parte de baixa pressão pendo eu, o tubo de cobre fica com gelo, de que será?
A minha outra dúvida é na ligação do termóstato como é deita a ligação pelos números que lá estão 3, 4 e 6, é que ele atinge uma temperatura de 2 graus na parte do frigorífico e não desliga.

Agradecia a vossa ajuda,

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Re: duvida em frigorifico

Mensagem por norbalves »

Olá

Duas portas, um compressor?

Numa primeira analise tens falta de gás, ou seja fuga. Têm atenção a queima do compressor.

Resolver: Válvula de segurança soldada ao tubo de serviço e leitura dos manómetros.
Vácuo, ver fugas e acrescentar gás a peso.
Lembra-te que geralmente são micro-fugas e tens que desfraldar o frigorífico para analisar os evaporadores, caso seja necessário.

Sobre o termostato, é dos antigos, penso eu, ou seja 3 fios. As ligações dependem do tipo de termóstato, mas podes verificar se o dito equipamento está a funcionar.

1 - Posição "stop" ligas e verificas se o compressor arranca.
2 - Retirar os dois fio penso que seja um castanho e um azul e "shunt" passa a trabalhar continuamente e mantém as temperaturas.
3 - Verifica o tubo da sonda não está partida.

Cump.
Norberto
"Ajudar, é aprender!"
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Muito obrigado colega,

Pois fuga penso que não seja pelos menos nos manometros não parece, mas la está pode ser microfugas, agora só uma pergunta mais ou menos quanto peso de gás deve ser colocado, o frigorifico é de 2 portas, quer dizer frigorifico com congelador separado. Agora vou ver se tem então o tubo partido.

Cumprimentos, Pedro Mendes e mais uma vez muito obrigado
Pedro Mendes
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu:Muito obrigado colega,

Pois fuga penso que não seja pelos menos nos manometros não parece,
Se as pressões estão correctas não há fuga.

mas la está pode ser microfugas, agora só uma pergunta mais ou menos quanto peso de gás deve ser colocado, o frigorifico é de 2 portas, quer dizer frigorifico com congelador separado. Agora vou ver se tem então o tubo partido.

Cumprimentos, Pedro Mendes e mais uma vez muito obrigado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
bessacool
Curioso
Curioso
Registado: 11 out 2010, 16:02
Has thanked: 1 time

Mensagem por bessacool »

Caro pedro_mendes

Penso que seria importante confirmar se o gelo junto do compressor é á saida (tubo fino) e aí é falta de gaz, ou se é à entrada (tubo mais grosso) que pode ser excesso de gaz ou excesso de frio (gelo) no interior. Penso que no gaz estará tudo Ok, até porque as pressãoes como referiu estão boas.

A questão poderá estar no termostato, que tem que ser especifico para 2P, em virtude de ter só um compressor para 2 temperaturas o seu DT (dif. temp.) tem que ser grande.

sempre ao dispor para ajudar.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Muito obrigada colega pela sua resposta, de facto o gelo é no tubo mais grosso, o facto também é que a parte do frigorifico chega a temperatura dos zero graus e não desliga, é isso que não compreendo, agradecia que me pode-se ajudar com este problema.

bessacool Escreveu:Caro pedro_mendes

Penso que seria importante confirmar se o gelo junto do compressor é á saida (tubo fino) e aí é falta de gaz, ou se é à entrada (tubo mais grosso) que pode ser excesso de gaz ou excesso de frio (gelo) no interior. Penso que no gaz estará tudo Ok, até porque as pressãoes como referiu estão boas.

A questão poderá estar no termostato, que tem que ser especifico para 2P, em virtude de ter só um compressor para 2 temperaturas o seu DT (dif. temp.) tem que ser grande.

sempre ao dispor para ajudar.
Pedro Mendes
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Colega já agora qual e pressão mais ou menos para o frigorifico é que posso estar errado na pressão que meti.

Pedro Mendes
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
pedro_mendes Escreveu:Colega já agora qual e pressão mais ou menos para o frigorifico é que posso estar errado na pressão que meti.
Tens que disser qual o gás.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
bessacool
Curioso
Curioso

Mensagem por bessacool »

Na minha modesta opinião, em virtude do frigorifico fazer frio... eu era capaz de não mexer no gaz até por o termostato a funcionar convenientemente.

Quanto ao termostato se o rodar para o minimo/ desligar o motor deve parar. se não... está mal ligado. se sim, desliga, pode ser que as temperaturas de funcionamento não sejam as adequadas ao necessário. pois os termostatos para 2P (portas) e 1P são diferentes como é lógico.

Desculpe alguma coisa, mas tento explicar o melhor que posso e sei (alguma pouca coisa).

Espero ter ajudado...

sempre às ordens...
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Eu agradeço a vossa ajuda.

De facto o termostacto desliga e o compressor também, o termostacto que coloquei é 2P, é o indicado, agora não sei mesmo o que se passa. No termostacto tem 3 fios, um castanho que é o que vai ao compressor, um preto que é fase e um branco peno que é uma sonda.

Fico a espera de mais alguma opinião e eu vou tentando ver o que se passa.

Pedro Mendes
bessacool
Curioso
Curioso

Mensagem por bessacool »

Caro:

Espero que a esta altura já tenha resolvido o seu problema, senão...

Sem o modelo do frigorifico e/ou do termostato (esquema electrico dos contactos)... não é fácil.

Contudo... o Fio a "mais" pode ser de uma resistência para a parte de baixo, ou para a lâmpada... à distância é complicado.

Sobre a sonda... nada sei.

Já mudei muitos, mas foi sempre a olho, sem me preocupar com esquemas de logação, pois era/é intuitivo.

sempre pronto para ajudar...
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Olá

manda o modelo do termostato.

Alguém perguntou - Qual o gás? - isso é importante saber para determinar as temperatura de evaporação do equipamento.

Cumprimentos.
"Ajudar, é aprender!"
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas colegas

Só pode responder agora, o gás utlizado é o R134a, como já tinha dito o tubo da entrada o mais grosso congela ao fim de algum tempo, e a temperatura dentro do interior da parte do frigorifico chaga aos 0ºC, de facto não sei o que se possa passar com o frigorifico.
Agradecia a vossa opinião para este assunto, e já agora se certeza que os valores da pressão estão mal, qual será o valor adquado, em anexo envio a foto do frigorifico.

Anexos
300120111480.jpg
Pedro Mendes
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Outra
Anexos