Ligar Ficha Electrica

Responder
moealmas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 dez 2009, 14:10

Ligar Ficha Electrica

Mensagem por moealmas »

Boa tarde

Não sei se posso colocar dúvida de maçarico ou se isto é só para utilizadores experientes, mas cá vai:

Necessito de ligar uma tomada eléctrica para alimentar um electrodoméstico. Já instalei os fios e a tomada, mas falta a ligação à rede eléctrica.
Ao abrir uma caixa que existe, encontrei um emaranhado de fios, que para um leigo levanta dúvidas.
Envio imagem para que se possível me informem onde posso ligar os dois fios (não existe fio terra) da tomada.

1 – Dois fios (azul e preto) que vêm de outra caixa eléctrica (azul vai para lâmpada – preto vai para interruptor, este tem uma interrupção no meio com ligador)
2- Por baixo tem mais três fios pretos que vêm de um interruptor ( um vai para a lâmpada, dois para outro interruptor).

Caso possam informar onde posso conectar os dois fios, talvez com um ligador, agradeço.

P.S. Enviei uma imagem em anexo com as ligações, mas não tenho permissão para ver os anexos.
Espero que consigam visualizar??
Anexos
Esquema Electrico.jpg
Esquema Electrico.jpg (15.3 KiB) Visto 1179 vezes
csquadro1
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2011, 17:43

Re: Ligar Ficha Electrica

Mensagem por csquadro1 »

meu amigo, nessa caixa encontra apenas condutores destinados a circuitos de iluminação, não pode ser utilizada para ligar tomadas.
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

olá, tambem nao consegui ver a foto, mas pela descrição que fez parece ser um circuito de iluminação, mais precisamente uma comutaçao de escada, nao devendo por isso tirar dessa caixa para uma tomada, ate pela secção dos condutores deve ser inferior á recomendada pela norma.

Obrigado.
moealmas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por moealmas »

Ok, obrigado.
Vou então tentar ligar a ficha noutra caixa que alimenta o circuito que descrevi.
csquadro1
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2011, 17:43

Mensagem por csquadro1 »

Não pode alimentar uma tomada a partir desse circuito, pois trata-se de um circuito de iluminação, provávelmente com uma protecção de 10A e com condutores de 1,5mm.
A forma mais fácil de resolver o seu problema será fazer uma derivação a partir de uma outra tomada.
moealmas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por moealmas »

csquadro1 Escreveu:Não pode alimentar uma tomada a partir desse circuito, pois trata-se de um circuito de iluminação, provávelmente com uma protecção de 10A e com condutores de 1,5mm.
A forma mais fácil de resolver o seu problema será fazer uma derivação a partir de uma outra tomada.
Vou fazer isso, derivar para outra tomada.
Obrigado vc's são fantásticos :wink:
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”