Disjuntor dispara e diferencial as vezes!! HELP

fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Re: Disjuntor dispara e diferencial as vezes!! HELP

Mensagem por fbrito »

tens o fio terra e neutro encostados, dependendo da corrente de fuga o diferencial dispara
gun
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 19:31

Mensagem por gun »

Admin: nao fiz esse teste..mas dantes os circuitos que estavam la nesse diferencial nao deitavam o difeencial a baixo..so desde que eu pendurei esse disjuntor no diferencial , fazendo corresponder a fase e o neutro do mesmo diferencial..é que começou a disparar..
Pois eu calculo que tenha uma passagem á terra.. e onde..a casa é gigante..uma vivenda gigante..
e se eu desligar a terra do quadro, visto que os candeeiros nao sao metalicos.. ??

obrigado
gun
Curioso
Curioso

Re: Diferencial Dispara com tudo desligado !HELP

Mensagem por gun »

exacto..peço desculpa..o topic esta duplicado.. desde ja as minhas desculpas.. nao sei fechar topico..nem sei se me compete a mim..senao faria-o .

Obrigado
fbrito
Curioso
Curioso

Mensagem por fbrito »

Desligar a terra não é uma boa atitude, desligas o neutro no barramento e medes entre o neutro e a terra se tiver fuga ele acusa logo
fbrito
Curioso
Curioso

Mensagem por fbrito »

O neutro so do circuito dos candeeiros
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

gun Escreveu:Admin: nao fiz esse teste..mas dantes os circuitos que estavam la nesse diferencial nao deitavam o difeencial a baixo..so desde que eu pendurei esse disjuntor no diferencial , fazendo corresponder a fase e o neutro do mesmo diferencial..é que começou a disparar..
Pois eu calculo que tenha uma passagem á terra.. e onde..a casa é gigante..uma vivenda gigante..
e se eu desligar a terra do quadro, visto que os candeeiros nao sao metalicos.. ??

obrigado
Então o circuito esta identificado terá que medir o insulamento se não tiver um medidor de isolamento terás que ir desligando esse circuito por partes para identificar e isolares onde estará o problema da forma desligas uma partes por exemplo a meio do circuito na caixa de derivação e verificas se dispara o diferencial pois da mais trabalho

mas nunca desligues o terra do quadro

se por acaso o diferencial desliga com o disjuntor desse circuito esta desligado podes seguir o que o fbrito aconselha
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

eu ja desliguei o neutro que sai pas lampadas e medi neutro e terra e nao tinha continuidade..isso é o que me deixa mais na duvida..mas as vezes ate pode nao dar continuidade e haver passagem na mesma nao é?
Ok eu nao queria desligar a terra do quadro.. terra é a segurança da instalaçao..estava so a pensar..terei entao de desligar o circuito por partes em caixas de derivaçoes..

Admin e Fbrito.. obrigado pelas dicas , valeu :)
fbrito
Curioso
Curioso

Mensagem por fbrito »

Se calhar estamos a falar de coisas destintas ou eu interpetei mal o post, algumas situações:
Tinhas uma instalação a funcionar normal e adicionas-te mais 1 circuito dos candeeiros do jardim? Instalação dos candeeiros com defeito...
Já existia o circuito dos candeeiros só aplicaste um disjuntor nesse circuito? O defeito pode não ser desse circuito, as correntes de fuga somam-se ou tens aparelho de teste de isolamento, ou tens que saber bem o que fazes, isto se a instalação for trifásica, se tiveres mais que um circuito com tensão, ao desligares o neutro podes queimar tudo o que esta pendurado nesse mesmo circuito, se for monofásica, vendo neutro a neutro e medindo entre o terra, encontrarás o defeito, boa sorte.
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

eu tenho um diferencial tetrapolar..entrame o neutro e tres fazes.. depois ao lado desse diferencial , ja existiam 2 disjuntores de iluminaçao exterior <-- eu acrescentei outro disjunto de iluminaçao exterior..porque este disjuntor ja me estava a disparar o diferencial de cima..e eu para extinguir a hipotese que a avaria poderia ser do diferencial..pendurei o disjuntor no diferencial debaixo..
Presentemente..juntei todas as iluminaçoes exteriores só num diferencial.. ja la existia 2 disjuntores de iluminaçao exterior..e este 3 disjuntor que eu coloquei é que me esta a fazer disparar o circuito... com tudo desligado ( 2 disjuntores) e o disjuntor em causa ligado mas com as lampadas apagadas... o diferencial dispara-me..

obrigado
fbrito
Curioso
Curioso

Mensagem por fbrito »

eu tenho um diferencial tetrapolar..entrame o neutro e tres fazes.. depois ao lado desse diferencial , ja existiam 2 disjuntores de iluminaçao exterior <-- eu acrescentei outro disjunto de iluminaçao exterior (Uma instalação nova?)..porque este disjuntor ja me estava a disparar o diferencial de cima..e eu para extinguir a hipotese que a avaria poderia ser do diferencial..pendurei o disjuntor no diferencial debaixo..(a fase e neutro esta no mesmo diferencial?)Presentemente..juntei todas as iluminaçoes exteriores só num diferencial.. ja la existia 2 disjuntores de iluminaçao exterior..e este 3 disjuntor que eu coloquei é que me esta a fazer disparar o circuito... com tudo desligado ( 2 disjuntores) e o disjuntor em causa ligado mas com as lampadas apagadas... o diferencial dispara-me..(vais ao primeiro candeeiro desligas toda a instalação para a frente desse, ai já ficas a saber se o problema é na alimentação ou na restante instalação)
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Olá, boa noite.

Pelo que percebo, antes de aplicares o 3 disjuntor, já os circuitos disparavam, certo?

foram feitas obras recentemente? As luzes (apliques/armaduras) exteriores de que tipo são? Parede, chão...?

Têm temporizadores, que tipo? Esse diferencial é referente a que circuitos (Iluminação?, Tomadas?, Motores?)

Cumprimentos
"Ajudar, é aprender!"
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

Norbalves o diferencial começou a disparar quando coloquei este novo disjuntor.. o diferencial esta a proteger 3 disjuntores.. dois dos quais ja existiam e é de iluminaçao exterior..tem relogios para actuar com temporizaçoes.. este 3 disjuntor que coloquei é de iluminaçao exterior tambem..sao projectores de cerâmica estao colocados na parede e nao tem a terra ligado.!
Nao foram feitas obras
O diferencial é referente a iluminaçao exterior!
O diferencial tem mais dois disjuntores que actuam as luzes exteriores por relogio!
O 3 disjuntor que eu coloquei é que esta a dar complicaçoes , eu acho..
O neutro do 3 disjuntor esta ligado ao barramento do mesmo diferencial..nao estao neutros trocados..

Obrigado
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

Fbrito ,penso que é o que me resta fazer.. eu ja fiz isso em certa parte da dita iluminaçao..e ja me apercebi que nao era daquela parte da iluminaçao que fazia disparar..desliguei fase e neutro , na caixa de derivaçao que sai para as lampadas.. agora o que me resta fazer é fazer isso nas restantes lampadas ate que deixe de disparar ne.. caso eu desligue todas as saidas para as lampadas e o probolema nao seja de casquilhos e em caixas de aplique (cabos dobrados e em contacto) se o problema persistir..o que eu devo pensar é que.. na propria tubagem que sai do quadro para as lampadas o cabos tao descarnados a a tocarem.se..soluçao: passar cabos..partilhas Fbrito?

Obrigado
jncampos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 out 2009, 17:23

Re: Diferencial Dispara com tudo desligado !HELP

Mensagem por jncampos »

A melhor coisa era efectuar mesmo testes de isolamento com um Megaohmimetro. Sem este equipamento será muito mais dificil encontrar o "gato".
fbrito
Curioso
Curioso

Mensagem por fbrito »

Só fazendo como eu tinha dito dos neutros, podes tentar, desligar os terras do barramento desses circuitos, metes tensão nos mesmos e se o difrencial não disparar, com um busca polos ve nos fios terras se tem tensão
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”