Boas,
Alguem me pode dar a informação se é obrigatorio colocar caixas de derivação antideflagrante na ligação de equipamentos terminais ( por exemplo na ligação de uma luminaria tipo IP 68 com chicote de ligação) sabendo que se utilizou cablagem antideflagrante SZ1K3G1,5 na instalação.
A Certiel diz que utilizando cabo livre de halogeneo, pode-se utilizar caixas normais na ligação terminal. Utilizando cabo SZ1K3G1,5 o regulamento não é explicito pois o equip. terminal tambem não é anti deflagrante, logo não devia ser obrigatorio a colocação das caixas, existe uma indefenição que acaba por trazer custos astronomicos pelo preço das caixas anti deflagrantes.
Montagem de Caixas Anti deflagrantes
-
- Curioso
- Registado: 19 set 2009, 20:09
- Contacto:
Re: Montagem de Caixas Anti deflagrantes
boas
pelo que sei tens que aplicar uma cx antideflagrante.
estou em faze terminal de uma obra onde usei desses cabos e um deles ficou curto e para poder fazer uma imenda tive que colocar uma cx dessas.
pelo que sei tens que aplicar uma cx antideflagrante.
estou em faze terminal de uma obra onde usei desses cabos e um deles ficou curto e para poder fazer uma imenda tive que colocar uma cx dessas.
flavio seara: sempre em carga
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Se a instalação tem que ser "anti-deflagrante" Atex zona, 0, 1,ou 2, e seus grupos,TODO o equipamento tem que ser, inclusive a ferramenta de utilização como os aparelhos de análise tipo (multímetro).
Cump.
Mário
Se a instalação tem que ser "anti-deflagrante" Atex zona, 0, 1,ou 2, e seus grupos,TODO o equipamento tem que ser, inclusive a ferramenta de utilização como os aparelhos de análise tipo (multímetro).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Relativamente ás derivações é ponto assente que tem que ser efectuadas em caixa antideflagrante, a questão é mesmo no ponto terminal que irá receber a ligação do equipamento ( por ex. um ponto de luz, ou a ligação de extrator, etc...) a lei é omissa e mesmo da parte da certiel já obtive varias versões em consulta. E nesta obra em curso estamos a falar em montar aprox. 350 caixas! como sabemos são valores elevados em causa.
Agradeço a vossa colaboração.
Vitor
Vitor
- Mário
- Team Apoio
Boas
O extrator e todo o outro equipamento, se está na zona ATEX TEM QUE SER ATEX.
Cump.
Mário
Podes ter a instalação ATEX em que uma area é, e a 200 metros já não ser.rotivb6 Escreveu:Relativamente ás derivações é ponto assente que tem que ser efectuadas em caixa antideflagrante, a questão é mesmo no ponto terminal que irá receber a ligação do equipamento ( por ex. um ponto de luz, ou a ligação de extrator, etc...)
Volto a repetir o a resposta anterior. A zona é ATEX ou NÃO é ATEX.
a lei é omissa (Não é omissa, ou é ATEX ou NÃO) e mesmo da parte da certiel já obtive varias versões em consulta. E nesta obra em curso estamos a falar em montar aprox. 350 caixas! como sabemos são valores elevados em causa.
Vitor
O extrator e todo o outro equipamento, se está na zona ATEX TEM QUE SER ATEX.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- atexguidelines_june2009_en.pdf
- (1.04 MiB) Transferido 62 vezes
-
- ATEX-1.pdf
- (274.96 KiB) Transferido 293 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
A instalção não é ATEX, é apenas um lar de idosos que e nem o proprio projecto electrico menciona o material a aplicar.
- Mário
- Team Apoio
Boas
"A instalção não é ATEX, é apenas um lar de idosos que e nem o proprio projecto electrico menciona o material a aplicar."
Informa o Dono de Obra, e ele que chame o projectista para se pronunciar sobre o que está omisso no projecto. OH pessoal, como é dão orçamentos?
Se não é Atex, não é necessário, não tem que ser (anti-deflagrante).
Cump.
Mário
"A instalção não é ATEX, é apenas um lar de idosos que e nem o proprio projecto electrico menciona o material a aplicar."
Informa o Dono de Obra, e ele que chame o projectista para se pronunciar sobre o que está omisso no projecto. OH pessoal, como é dão orçamentos?
Se não é Atex, não é necessário, não tem que ser (anti-deflagrante).
Cump.
Mário