Bom dia,
Não percebo nada de electricidade visto a minha formação ter sido Eng. Civil, mas encontro-me neste momento na área de seg. contra incêndio e o regulamento fala na iluminação de emergência em 1lux medido no pavimento, ou 5 lux a 1m do pavimento!
Isso é muito? é pouco? Relativamente a uma lâmpada de casa? Só para eu ter uma ideia, uma lâmpada habitação de 60W produz quantos lux ao nível do solo, colocada a 3m de altura?
Esta pergunta vem na sequência da analise de alguns catálogos de Blocos autónomos, onde em alguns casos, vejo que garantem para 1lux, áreas de 5/6 m2... Isso parece-me tão pouco.
Agradeço o esclarecimento e qualquer outra informação relativa à escolha ou dimensionamento de blocos autónomos.
Muito obrigada.
Blocos autónomos/lux
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 dez 2007, 21:55
Re: Blocos autónomos/lux
amigo Uriel
so para teres uma pequena ideia de se é muito ou pouco, a relação existente pode variar da seguite forma:
Dia ensolarado de verão em local aberto » 100.000 lux
Dia encoberto de verão » 20.000 lux
Dia escuro de inverno » 3.000 lux
Boa iluminação de rua » 20 a 40 lux
Noite de lua cheia » 0,25 lux
Luz de estrelas » 0,01 lux.
Para saber um pouco mais aconselho a leitura deste pdf que é bastante esclarecedor:
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Li ... ecnica.pdf
No caso das armaduras de emergencia terá como objectivo garantir que tenha uma iluminação minima necessária.
Espero que fiques esclarecido,
Cumprimentos
so para teres uma pequena ideia de se é muito ou pouco, a relação existente pode variar da seguite forma:
Dia ensolarado de verão em local aberto » 100.000 lux
Dia encoberto de verão » 20.000 lux
Dia escuro de inverno » 3.000 lux
Boa iluminação de rua » 20 a 40 lux
Noite de lua cheia » 0,25 lux
Luz de estrelas » 0,01 lux.
Para saber um pouco mais aconselho a leitura deste pdf que é bastante esclarecedor:
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Li ... ecnica.pdf
No caso das armaduras de emergencia terá como objectivo garantir que tenha uma iluminação minima necessária.
Espero que fiques esclarecido,
Cumprimentos