Bomba circuladora

silvan
Curioso
Curioso
Registado: 14 dez 2010, 23:17

Bomba circuladora

Mensagem por silvan »

Ora viva. Espero estar a colocar este post no sitio certo, se não estiver, peço que me indiquem onde o devo colocar. A situação é a seguinte: tenho uma bomba circuladora com relógio e valvula termostática de fábrica, que faz circular as águas quentes sanitárias. Como a bomba trabalha só á hora programada no relógio e eu preciso de água quente a horas diferentes conforme os dias, eu pergunto: será que pode ser montado um interruptor para que eu possa comandar o trabalho da bomba a partir de casa e sem perder as funções da bomba?
Agradeço a ajuda que me for prestada.
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Registado: 23 out 2010, 18:28
Contacto:

Re: Bomba circuladora

Mensagem por fernandescarlos »

silvan Escreveu:Ora viva. Espero estar a colocar este post no sitio certo, se não estiver, peço que me indiquem onde o devo colocar. A situação é a seguinte: tenho uma bomba circuladora com relógio e valvula termostática de fábrica, que faz circular as águas quentes sanitárias. Como a bomba trabalha só á hora programada no relógio e eu preciso de água quente a horas diferentes conforme os dias, eu pergunto: será que pode ser montado um interruptor para que eu possa comandar o trabalho da bomba a partir de casa e sem perder as funções da bomba?
No relogio deve ter um botao para por automatico e manual, talvez seja uma opção, se for manual a bomba trabalhará com o comando do termostato
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

fernandescarlos Escreveu: No relogio deve ter um botao para por automatico e manual, talvez seja uma opção, se for manual a bomba trabalhará com o comando do termostato
O que escreveu está quase correcto, mas a bomba encontra-se fora da habitação e com este tempo de frio, não sabe nada bem ir á rua para colocar a bomba em manual para que ela fique a trabalhar "directa". A bomba tambem usa o comando termostático quande está em automático e se for passada a manual, ela ficará a trabalhar até que o comando termostático interrompa ou seja desligada. Se fosse possivel montar um comando no imterior da habitação, comandaria-se a bomba há hora necessária e sem ir á rua.
Poderá esta minha situação ser algo não exequível, mas a minha duvida mantem-se.
xtemas
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2007, 16:19

Mensagem por xtemas »

Boa tarde Silvan eu tenho resolvido esta situação de 2 maneiras.
1ª Com um sistema RF, ou seja um comando dentro de casa e um receptor no anexo que comanda por exemplo um automátco de escada em que temporiza um determinado tempo (nrmalmente 1 a 2 minutos).
2ª Com um sistema X10 em que os sinais de comando são enviados pela rede 230V.
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

Vou estudar qual a melhor situação para mim :roll: . Quando tiver algum resultado, dou mais notícias (só espero é que sejam boas). :wink: :wink:
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

imagino que tenhas um sistema de circuito aberto, logo precisas de uma bomba para dar pressão nas sanitarias...

ou será que tens um sistema tipo hotel em que existe recirculaçao para a agua estar sempre quente junto as torneiras com um terceiro tubo?

se não é o caso eu colocaria uma valvula de retenção e um pressostato e retirava o relogio, assim tens a bomba a funçionar quando realmente precisas...
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

windstorm Escreveu:imagino que tenhas um sistema de circuito aberto, logo precisas de uma bomba para dar pressão nas sanitarias...

ou será que tens um sistema tipo hotel em que existe recirculaçao para a agua estar sempre quente junto as torneiras com um terceiro tubo?

se não é o caso eu colocaria uma valvula de retenção e um pressostato e retirava o relogio, assim tens a bomba a funçionar quando realmente precisas...
Ora viva. O sistema que tenho instalado é de recirculação, com um terceiro tubo, tal como refere.
A minha intenção é poder activar a recirculação sempre que necessitar e sem ter de estar há espera que a bomba circuladora actue.
Já estive por aqui a olhar para isto e penso que poderei já ter uma ideia, vou deixar "amadurecer" um pouco a ideia e talvez surja alguma nova sugestão que me possa ajudar.
Helder Rodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2008, 22:45

Mensagem por Helder Rodrigues »

Boas, na minha opinião acho que deve ser fácil, fazer chegar apenas dois condutores, do local onde está o relógio, até ao interior da moradia, e assim coloca um botão de pressão a ligar um automático de escada.
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

Helder Rodrigues Escreveu:Boas, na minha opinião acho que deve ser fácil, fazer chegar apenas dois condutores, do local onde está o relógio, até ao interior da moradia, e assim coloca um botão de pressão a ligar um automático de escada.
Agradeço a sua ajuda e a ideia do automático de escada, pois eu ainda não me tinha lembrado de tal coisa. O certo é que já passei os fios e fiz uma ligação, para começar montei um interruptor com luz incorporada e pois assim sei quando a bomba está ligada e a funcionar. Só é necessário é não esquecer de a desligar :roll: :roll: . Vou estar atento a esta nova situação e ver como as coisas vão suceder, se houver novidades, irei colocá-las aqui e partilha-las com todos.
faseveloz
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2007, 16:40

Mensagem por faseveloz »

silvan,

A ideia do automático de escada deve ser a melhor para que dessa forma não se esqueça da bomba a trabalhar.

Normalmente faço dessa forma.
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

faseveloz Escreveu:silvan,

A ideia do automático de escada deve ser a melhor para que dessa forma não se esqueça da bomba a trabalhar.

Normalmente faço dessa forma.
Agradeço a dica. Por agora está a funcionar com o interruptor e posteriormente irei aplicar o automático de escada, tal como me aconselha. Tenho é reparado numa coisa, quando desligo o interruptor a luz de presença demora um curto tempo a desligar-se (a apagar). Penso que não seja nada de mais, mas vou estudar a situação com calma.
Abraços.
fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Mensagem por fbrito »

Se tens horarios defenidos para todos os dias da semana e mesmo que sejam destintos, colocas o relogio da bomba em manual e aplicas no circuito um relogio semanal, se queres um conselho, se é para a tua moradia, a agua fria que gastas a espera da quente fica sempre mais barato que o que o gasoleo que vais gastar para manter o circuito das aguas sanitarias quente, a não não ser que tenhas os paineis.
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

fbrito Escreveu:Se tens horarios defenidos para todos os dias da semana e mesmo que sejam destintos, colocas o relogio da bomba em manual e aplicas no circuito um relogio semanal, se queres um conselho, se é para a tua moradia, a agua fria que gastas a espera da quente fica sempre mais barato que o que o gasoleo que vais gastar para manter o circuito das aguas sanitarias quente, a não não ser que tenhas os paineis.
Os painéis ainda não os tenho, estou a pensar em começar a tratar disso, ver preços e ver quem me possa fazer a montagem com as várias ligações necessárias à caldeira e respectivo circuito. Acredito que não seja um valor atrativo e chamativo, mas com o passar do tempo acabará por compensar. Quanto ao colocar relógio semanal, É uma questão a ponderar, por agora ainda mantenho o interruptor e que por sinal aqui deixo uma duvida, por vezes noto que o interruptor têm a luz acesa mas com menos intenssídade, tal como se estivesse com uma voltagem mais baixa. Alguem tem alguma ideia de que possa provocar isto?
silvan
Curioso
Curioso

Mensagem por silvan »

Continuo com o mesmo problema, o interruptor por vezes mantem-se com a luz acesa mas com uma intensidade mais fraca. Estou com algum receio de poder estar a provocar a situação de estar a "queimar" a bomba. Será possivel este meu receio ter algum fundamento?
arierref
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 fev 2011, 17:01

Mensagem por arierref »

silvan Escreveu:Ora viva. Espero estar a colocar este post no sitio certo, se não estiver, peço que me indiquem onde o devo colocar. A situação é a seguinte: tenho uma bomba circuladora com relógio e valvula termostática de fábrica, que faz circular as águas quentes sanitárias. Como a bomba trabalha só á hora programada no relógio e eu preciso de água quente a horas diferentes conforme os dias, eu pergunto: será que pode ser montado um interruptor para que eu possa comandar o trabalho da bomba a partir de casa e sem perder as funções da bomba?
Boas no meu caso quando instalo sistemas desses faço o seguinte instalo um fluxostato na entrada de agua fria do deposito ligado a um rele temporisado para dar o arranque ao circulador assim basta abrir a uma torneira de agua quente durante alguns segundos e voltar a fechar para que deia ordem ao circulador para arrancar basta esperar um pouco dependendo da distancia do deposito a torneira e na proxima ja tenho agua quente e so repetir este passo quando se precisa de agua mas tem de se aplicar um termostato junto a ida de retorno de agua para que se a agua ja estiver a voltar quente ao deposito parar o circulador assim pode parar por tempo ou por temperatura alguma duvida apita tem sido o melhor sistema que tenho aplicado
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”