Oscilações na iluminação de casa
Re: Oscilações na iluminação de casa
Boa tarde!
permitam-me que dê a minha opinião: inclino-me para quedas de tensão...
Quantos metros são da baixada ao quadro principal da sua casa? qual a potencia requesitada? e qual a secção do cabo ou condutor de entrada?
pois as lampadas compactas comportam-se bem entao reduzoes de tensão ao contraio das convencionais e das tubulares...
se calhar.....
permitam-me que dê a minha opinião: inclino-me para quedas de tensão...
Quantos metros são da baixada ao quadro principal da sua casa? qual a potencia requesitada? e qual a secção do cabo ou condutor de entrada?
pois as lampadas compactas comportam-se bem entao reduzoes de tensão ao contraio das convencionais e das tubulares...
se calhar.....
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Boas .
Pelo que li a casa tem cave.
Tem bombas de esgoto ou de aguas pluviais?
Pode-se dar o caso de se apreceber mais á noite visto ser a altura em que a casa é mais utilizada.
Tem alguma UPS no seu computador? Geralmente as UPS's costumam registar estes eventos de variações de tensão. ( a minha UPS é uma 600, foi relativamente barata e regista tudo, desde que esteja ligada com um cabo de rede ao servidor.)
Ainda não percebi se a instalação é mono ou trifasica.
Diga- nos o resultado.
Boa sorte.
pjlc68
Pelo que li a casa tem cave.
Tem bombas de esgoto ou de aguas pluviais?
Pode-se dar o caso de se apreceber mais á noite visto ser a altura em que a casa é mais utilizada.
Tem alguma UPS no seu computador? Geralmente as UPS's costumam registar estes eventos de variações de tensão. ( a minha UPS é uma 600, foi relativamente barata e regista tudo, desde que esteja ligada com um cabo de rede ao servidor.)
Diga- nos o resultado.
Boa sorte.
pjlc68
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
O que esta a acontecer ao nosso colega acontece em muitas casas localizadas em aldeias onde a qualidade da rede é muito fraca, era o que acontecia na casa dos meus avos, uma das conseuqencia é a falta de uma das fases da rede que pode provocar dequilibrios, na rede danificando equipamentos de potencia nomeadamente motores etc.
O que aconselho é comunicares esse problema por escrito e por carta registada À EDP, pois em caso de queima de algum electrodomestico ficas resalvado e a EDP tera que pagar o electrodomestico queimado por defeito na rede.
NOTA: para teres certeza pega num multimetro mede tanto a tensão de serviço.
Uma outra causa poderá ser que o edifício em questão esta a consumir demasiada potencia mas o ACE da EDP devia prevenir isso
O que aconselho é comunicares esse problema por escrito e por carta registada À EDP, pois em caso de queima de algum electrodomestico ficas resalvado e a EDP tera que pagar o electrodomestico queimado por defeito na rede.
NOTA: para teres certeza pega num multimetro mede tanto a tensão de serviço.
Uma outra causa poderá ser que o edifício em questão esta a consumir demasiada potencia mas o ACE da EDP devia prevenir isso
Daniel Silva Pires - Eng.º
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 abr 2010, 17:30
Para min é esta a resposta certa, já resolvi um problema identico.joao.santos Escreveu:Tambem ja tive esse tipo de problemas com a luz fraca e mais forte,fui medindo a tensão e estava muito abaixo do normal
desde que a EDP colocou um PT novo esta tudo resolvido
Olá pessoal!
Peço desculpa de não ter dado noticias mais cedo mas foi-me impossível.
Bem, posso acrescentar que estou à cerca de 10 minutos com o multímetro na tomada de uma assoalhada do 2ºpiso(talvez a mais distante da casa), e anotei os valores máximos e mínimos fornecidos. O máximo foram 212 Volts , o mínimo 190 Volts. sendo que passou por eles apenas 1 vez, andando sempre na média. Mesmo sendo uma divisão que não é das mais próximas do quadro principal, acho que são valores demasiado baixos em comparação aos 230 ideias.
Vou agora fazer mais algumas medições em divisões mais próximas do quadro e depois fazer o que o patinho feio sugeriu.
Peço desculpa de não ter dado noticias mais cedo mas foi-me impossível.
Quadros eléctricos tenho 1 na cave e o geral é no "1ºpiso". A alimentação é monofásica. E habito numa vila que acho que posso considerar grande.Mário Escreveu: Quadro eléctrico, um em cada piso?
A alimentação é mono ou trifásica?
Cidade ou arredores?
São cerca de 3 ou 4 metro da baixada ao quadro principal, se calhar nem tanto. Neste momento não lhe sei responder às restantes questões.g20 Escreveu: Quantos metros são da baixada ao quadro principal da sua casa? qual a potencia requesitada? e qual a secção do cabo ou condutor de entrada?
Bombas de esgoto e águas pluviais de momento ainda não está em funcionamento. Poderei-me aperceber mais à noite devido à casa ser mais utilizada, mas também é quando cá passo a maior parte do tempo. Não tenho UPS. A instalação é monofásica.pjlc68 Escreveu: Tem bombas de esgoto ou de aguas pluviais?
Bem, posso acrescentar que estou à cerca de 10 minutos com o multímetro na tomada de uma assoalhada do 2ºpiso(talvez a mais distante da casa), e anotei os valores máximos e mínimos fornecidos. O máximo foram 212 Volts , o mínimo 190 Volts. sendo que passou por eles apenas 1 vez, andando sempre na média. Mesmo sendo uma divisão que não é das mais próximas do quadro principal, acho que são valores demasiado baixos em comparação aos 230 ideias.
Vou agora fazer mais algumas medições em divisões mais próximas do quadro e depois fazer o que o patinho feio sugeriu.
mede a entrada da linha pois assim ja ficas a saber ao certo quanto te chega ao quadro e ja vez as oscilações
Parece-me, pelo que li, um problema do distribuidor de energia... Certifique-se que não existem flutuaçãoes na tensão. Por acaso não vive junto de nenhuma unidade fabril?? Ou as flutuações não coincidem com arranque de motores que tenha em sua casa???
-
- Registado: 01 jan 2011, 19:59
Molotov Escreveu:Olá pessoal,
Tenho reparado que há uns tempos para cá, por vezes, as lâmpadas de minha casa sofrem oscilações constantes e repetidas na sua luminosidade, ficando assim mais fracas intermitentemente. Isto deve-se a flutuações de tensão na rede de casa correcto? Sabem-me dizer qual a sua origem o que posso fazer para corrigir esta falha?
Desde já obrigado e cumprimentos
Pelo que Falas isso chma-se a esse fenonemo Flicker!
Isto é devido a presença de Harmónicos na rede que alimenta atua casa...por acaso nao existem empresas ai por perto "fabricas" com elevado Calibre?? Podes colocar ups para atenuar os harmonicos bateriaS de condensadores....e filtros sento tudo isto bastante caro...
Ps: Os Harmonicos mais perigosos são os impares 3º,5º ,7º....
Espero ter-te esclarecido!!
Um Abraço
Marco Reis, Eng
Olá novamente, antes de mais queria agradecer a todos que se prestaram a ajudar.
E já agora caso a tensão que me dê à entrada do quadro for similar à que registei na rede de casa, deverei comunicar à EDP devido a serem valores demasiado baixos (recordo 191 a 212 Volts)?
Flutuações de tensão existem, são as tais que referi anteriormente, vão dos 190 aos 212Volts no máximo, na medição que fiz durante cerca de 10/15 minutos, estas alternâncias não são bruscas nem rápidas, andam normalmente à volta de um valor durante algum tempo. A unidade fabril mais próxima de minha casa deverá estar a mais de 500 metros em linha recta (mas há a possibilidade de ser alimentada pela mesma PT).Quanto a motores como já disse anteriormente não tenho nenhum, a não era máquina de lavar louça ou roupa, etc., mas não creio que estejam ligadas aquando disto ocorrer.fjrei1977 Escreveu:Parece-me, pelo que li, um problema do distribuidor de energia... Certifique-se que não existem flutuaçãoes na tensão. Por acaso não vive junto de nenhuma unidade fabril?? Ou as flutuações não coincidem com arranque de motores que tenha em sua casa???
Era exactamente isso que ia fazer, mas devido ao pouco conhecimento e inexperiência neste ramo especifico da electricidade e para evitar asneira, gostaria que me explicassem, se possível, como aceder aos pontos para fazer a medição neste tipo de diferencial. Pelo que vejo, ele tem 2 parafusos à frente(marcados com um circulo na imagem) interligados por uma espécie de malha será por ai que tenho acesso ao interior do diferencial? E há algum perigo devido à tal malha?realtreal Escreveu:mede a entrada da linha pois assim já ficas a saber ao certo quanto te chega ao quadro e ja vez as oscilações

Não é algo que tenha muita vontade de fazer :-/ E muito menos caso o problema seja do dominio da EDPEng Marco Reis Escreveu:Podes colocar ups para atenuar os harmonicos bateriaS de condensadores....e filtros sento tudo isto bastante caro...
E já agora caso a tensão que me dê à entrada do quadro for similar à que registei na rede de casa, deverei comunicar à EDP devido a serem valores demasiado baixos (recordo 191 a 212 Volts)?
Última edição por Molotov em 05 jan 2011, 20:43, editado 3 vezes no total.
boas ja tive uma situação dessas, esta situação me acontecia sempre entre as 20h e as 22h havia constantes osliaçoes de tenção chegaram a me queimar 2 motores de percianas, participei 5 vezes este problema a EDP e ao fim de muita dor de cabeça consegui que eles colocassem um analizador de fazes durante uma semana, após isto chegaram a comclução de reforçar a linha onde a minha moradia estava ligada, e tive o problema solucionado pelo menos ate agora.
Penso que deves participar a avaria a EDP.
Cumps
Marco
Penso que deves participar a avaria a EDP.
Cumps
Marco
Marco
-
- Registado: 01 jan 2011, 19:59
O problema pode ser resolvido claro pela EDP... e São eles que têm de dar qualidade de serviço....como um amigo em cima referia que colocaram um pt novo e ficou resolvido...isoo deve-se ao facto de no PT existir um Transformador que "filtra os Armonicos" 3º mas claro queeste transformador vai ter a sua vida mais reduzida comparando com um outro tansformador....Pois estes harmonicos são absorvidos e somam-se pelo neutro...dai terem queimado tb os motores ao nosso outro amigo....
O melhor é comunicares o teu problema a EDP, e eles que resolvam...eles têm de te prestar a qualidade de serviço, caso tenhas algum equipamento avariado comunica a eles que eles são obrigados a pagar, desde que proves que o problema é do contador para fora...para a rede....
Espero ter ajudado
O melhor é comunicares o teu problema a EDP, e eles que resolvam...eles têm de te prestar a qualidade de serviço, caso tenhas algum equipamento avariado comunica a eles que eles são obrigados a pagar, desde que proves que o problema é do contador para fora...para a rede....
Espero ter ajudado
Marco Reis, Eng
-
- Registado: 09 fev 2009, 18:18
Tal oscilação pode ter várias origens:
a) Sobrecarga do PT que alimenta a zona. A tensão fornecida à rede é reduzida quando há um pontual aumento do consumo, por exemplo, entrada em funcionamento de equipamentos de grande consumo.
b) Sobrecarga na rede de distribuição que abastece a tua casa. Isto pode ter origem nas razões já referidas em a), a que corresponderá uma queda de tensão elevada na rede e consequente oscilação.
c) Sobrecarga na tua instalação ou na instalação do teu prédio em resultado da entrada em funcionamento de equipamento de grande consumo. Normalmente os motores eléctricos no arranque consomem muita energia e sobrecarregam os circuitos, dando origem a grandes quedas de tensão nas linhas. São exemplo as electrobombas comandadas por pressostatos.
a) Sobrecarga do PT que alimenta a zona. A tensão fornecida à rede é reduzida quando há um pontual aumento do consumo, por exemplo, entrada em funcionamento de equipamentos de grande consumo.
b) Sobrecarga na rede de distribuição que abastece a tua casa. Isto pode ter origem nas razões já referidas em a), a que corresponderá uma queda de tensão elevada na rede e consequente oscilação.
c) Sobrecarga na tua instalação ou na instalação do teu prédio em resultado da entrada em funcionamento de equipamento de grande consumo. Normalmente os motores eléctricos no arranque consomem muita energia e sobrecarregam os circuitos, dando origem a grandes quedas de tensão nas linhas. São exemplo as electrobombas comandadas por pressostatos.
-
- Registado: 19 fev 2008, 19:15
olá isso é simples mau aperto ,faça reapertos nas cx de derivação problema resolvidoMolotov Escreveu:Olá pessoal,
Tenho reparado que há uns tempos para cá, por vezes, as lâmpadas de minha casa sofrem oscilações constantes e repetidas na sua luminosidade, ficando assim mais fracas intermitentemente. Isto deve-se a flutuações de tensão na rede de casa correcto? Sabem-me dizer qual a sua origem o que posso fazer para corrigir esta falha?
Desde já obrigado e cumprimentos