Ajuda com berbequim "morto"
Ajuda com berbequim "morto"
Boa tarde!
Hoje o meu berbequim comecou a perder forca e com um cheiro estranho.
Quando cheguei a casa resolvi experimentar mais uma vez, ele fez o movimento de rotacao e depois "apagou". Carrego no interruptor e nada.
Ouvi dizer que a maior parte das avarias sao simples de reparar, entao resolvi abri-lo (esta fora da garantia).
Tenho corrente na bateria (40 v) o que me parece bem pois a bateria tem 36V e tenho corrente na entrada do interruptor. Quando pressiono o interruptor, do lado da entrada onde tenho os 40 V fico com zero. Se colocar as "probes" do outro lado nao tenho corrente (nem com o interruptor "ligado" nem, claro esta, com o interruptor desligado).
Segue uma fotografia do interruptor.
Ja agora, se precisar mudar as escovas do motor, sera facil de fazer? Como posso saber se as escovas estao gastas? Por fim, como posso saber se o motor nao queimou, onde devo colocar as "probes" e que leitura esperar para saber se o motor queimou (util no futuro, esta brincadeira custou-me 525 libras faz agora 14 meses, estou no Reino Unido e so tenho um ano de garantia, que ja se foi...).
desculpem tantas perguntas no mesmo topico, trabalho por conta propria, sem esta ferramenta fico parado, mandar reparar custa uma fortuna (quase como comprar um novo).
Desde ja o meu Obrigado!
Hoje o meu berbequim comecou a perder forca e com um cheiro estranho.
Quando cheguei a casa resolvi experimentar mais uma vez, ele fez o movimento de rotacao e depois "apagou". Carrego no interruptor e nada.
Ouvi dizer que a maior parte das avarias sao simples de reparar, entao resolvi abri-lo (esta fora da garantia).
Tenho corrente na bateria (40 v) o que me parece bem pois a bateria tem 36V e tenho corrente na entrada do interruptor. Quando pressiono o interruptor, do lado da entrada onde tenho os 40 V fico com zero. Se colocar as "probes" do outro lado nao tenho corrente (nem com o interruptor "ligado" nem, claro esta, com o interruptor desligado).
Segue uma fotografia do interruptor.
Ja agora, se precisar mudar as escovas do motor, sera facil de fazer? Como posso saber se as escovas estao gastas? Por fim, como posso saber se o motor nao queimou, onde devo colocar as "probes" e que leitura esperar para saber se o motor queimou (util no futuro, esta brincadeira custou-me 525 libras faz agora 14 meses, estou no Reino Unido e so tenho um ano de garantia, que ja se foi...).
desculpem tantas perguntas no mesmo topico, trabalho por conta propria, sem esta ferramenta fico parado, mandar reparar custa uma fortuna (quase como comprar um novo).
Desde ja o meu Obrigado!
-
- Curioso
- Mensagens: 45
- Registado: 23 out 2010, 18:28
- Localização: Suiça
- Contacto:
Re: Ajuda com berbequim "morto"
Se fore o problema das escovas, normalmente estas e à sua volta esta queimado ou escuro, que se deve limpar e tambem mudar as escovas.
Re: Ajuda com berbequim "morto"
NAs escovas normalmente é visivel o desgaste e fica escuro em redor das mesmas... POde começar por aí, substituindo as escovas...
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 4
- Registado: 04 jan 2011, 17:51
- Localização: Guarda
Re: Ajuda com berbequim "morto"
A mim já me aconteceu ter que trocar escovas e o sintoma foi que o barbequim começou a perder velocidade de rotação e força, até não conseguir furar mais. As escovas são dois pequenos carvões (?) que, com a força de uma mola, encostam de cada lado da bobine do motor (não sei se será bem este o termo). A substituição não é difícil, desde que consiga encontrar escovas do mesmo modelo.
Re: Ajuda com berbequim "morto"
verifica os carvões (escovas)
quando estão no fim de vida, existem algumas maquinas em que as escovas possuem um sistema de protecção que ao ser atingido pelo desgaste do carvão, solta uma ponta com uma mola que encosta no induzido não deixando passar qualquer corrente para o mesmo e assim já sabes que tens que mudar as escovas..
por exemplo BLACK&DECKER profissional....alguns modelos possuem esse sistema.
nota que ao mudar umas escovas e se atingiram o ponto critico, deves rectificar o colector do induzido.......
isso fa-se com uma ponta afiada de uma serra de cortar ferro ou com um XACTO....deves passar em cada ranhura so colector varias vezes para remover possiveis fragmentos de metal que ao lá existirem provocam curtos circuitos entre os enrrolamentos do induzido....claro que deves fazer isso com muito cuidado e com a ponta do XACTO ligeiramente rompida para nao danificar o suporto do colector..
costumo fazer esta operação em maquinas de lavar, aspiradores, brebequins, etc.
as vezes quando começas a sentir um trabalhar esquesito nas maquinas, aquecimento escessivo, muito lume no induzido, e cheiro....podes apostar que tens que fazer a rectificação do colector limpando bem entre os terminais de cada enrrolamento porque é aí que está o problema devido a sugidade que está a curtocircuitar o motor..
depois de limpares os entrevalos do colector, tens que eliminar possiveis limalhas e saliençias que o colector possa ter...
basicamente ligas o induzido a um brebequim de bancada ou do genero do lado inverso ao colector de forma a o fazer girar lentamente de forma firme...
depois com uma lixa fina, cortada á medida interior do colector (da largura das escovas + ou-) seguras as duas pontas de forma que esta rectifique os elementos do colector.....até obteres um colector luzidio e regular...
agora verifica cuidadosamente novamente os entrevalos dos terminais dos enrrolamentos....volta a passar o XACTO....e sopra com ar comprimido muito bem a zona rectificada....
normalmente após levar escovas novas e rectificação, ainda irá aparecer algumas xispas porque as escovas ainda não se adaptaram ao colector....liga a maquina durante uns minutos em baixa rotação e evai aumentando até ficar normal...
e ficas com uma maquina como nova...
quando estão no fim de vida, existem algumas maquinas em que as escovas possuem um sistema de protecção que ao ser atingido pelo desgaste do carvão, solta uma ponta com uma mola que encosta no induzido não deixando passar qualquer corrente para o mesmo e assim já sabes que tens que mudar as escovas..
por exemplo BLACK&DECKER profissional....alguns modelos possuem esse sistema.
nota que ao mudar umas escovas e se atingiram o ponto critico, deves rectificar o colector do induzido.......
isso fa-se com uma ponta afiada de uma serra de cortar ferro ou com um XACTO....deves passar em cada ranhura so colector varias vezes para remover possiveis fragmentos de metal que ao lá existirem provocam curtos circuitos entre os enrrolamentos do induzido....claro que deves fazer isso com muito cuidado e com a ponta do XACTO ligeiramente rompida para nao danificar o suporto do colector..
costumo fazer esta operação em maquinas de lavar, aspiradores, brebequins, etc.
as vezes quando começas a sentir um trabalhar esquesito nas maquinas, aquecimento escessivo, muito lume no induzido, e cheiro....podes apostar que tens que fazer a rectificação do colector limpando bem entre os terminais de cada enrrolamento porque é aí que está o problema devido a sugidade que está a curtocircuitar o motor..
depois de limpares os entrevalos do colector, tens que eliminar possiveis limalhas e saliençias que o colector possa ter...
basicamente ligas o induzido a um brebequim de bancada ou do genero do lado inverso ao colector de forma a o fazer girar lentamente de forma firme...
depois com uma lixa fina, cortada á medida interior do colector (da largura das escovas + ou-) seguras as duas pontas de forma que esta rectifique os elementos do colector.....até obteres um colector luzidio e regular...
agora verifica cuidadosamente novamente os entrevalos dos terminais dos enrrolamentos....volta a passar o XACTO....e sopra com ar comprimido muito bem a zona rectificada....
normalmente após levar escovas novas e rectificação, ainda irá aparecer algumas xispas porque as escovas ainda não se adaptaram ao colector....liga a maquina durante uns minutos em baixa rotação e evai aumentando até ficar normal...
e ficas com uma maquina como nova...
Re: Ajuda com berbequim "morto"
Muito Obrigado pelas vossas respostas.
Vou comecar por mudar as escovas. A 2maquina" ja nao esta morta. Voltou a dar sinal de si, no entanto,perdeu realmente forca e nao tem "potencia" para furar.
Quando mudar as escovas posto aqui o resultado.
Um excelente 2011 para todos!
Vou comecar por mudar as escovas. A 2maquina" ja nao esta morta. Voltou a dar sinal de si, no entanto,perdeu realmente forca e nao tem "potencia" para furar.
Quando mudar as escovas posto aqui o resultado.
Um excelente 2011 para todos!
Re: Ajuda com berbequim "morto"
Bom Ano!
Afinal eram mesmo as escovas. Comprei um par no "ebay" por 8 libras e fiz o servico. Uma das molas ainda saltou e depois foi o cabo dos trabalhos para a por no sitio... he!he! ... mas foi feito e ficou a funcionar as mil maravilhas.
Obrigado pelas vosass respostas.
Afinal eram mesmo as escovas. Comprei um par no "ebay" por 8 libras e fiz o servico. Uma das molas ainda saltou e depois foi o cabo dos trabalhos para a por no sitio... he!he! ... mas foi feito e ficou a funcionar as mil maravilhas.
Obrigado pelas vosass respostas.