Duvidas prédio antigo para ITED 2!
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Duvidas prédio antigo para ITED 2!
Em 1º desejo um Bom Ano para todos os intervenientes deste FORUM ! uma duvida me perciste no ITED 2 ! é necessário projecto para remodelação de um andar antigo? ou se temos de cumprir o regulamento ITED 2 ? ainda por cima num prédio onde não existe colunas ITED para o efeito? teremos de observar no caso apenas o ITED 1 ou o RITA? se o cliente quer o novo ITED 2 necessita de projecto? cump: e BOM ANO PARA TODOS.
Re: Duvidas prédio antigo para ITED 2!
Boas!
Pela minha interpretação das regras do ITED, nesse andar terá de ser respeitado o ITED 2.
Quanto à coluna montante, como são partes comuns poderá ser deixada como está a aguardar intervenções futuras do condomínio.
Para já o operador é que terá de arranjar a solução para fazer a ligação à fracção em questão.
Quanto ao projecto, é sempre necessário e será necessário também a emissão do termo de responsabilidade da execução já que os operadores só poderão fazer a ligação mediante a apresentação desse termo de responsabilidade visto que a instalação de telecomunicações desse andar será ITED 2.
Cumps.
Pela minha interpretação das regras do ITED, nesse andar terá de ser respeitado o ITED 2.
Quanto à coluna montante, como são partes comuns poderá ser deixada como está a aguardar intervenções futuras do condomínio.
Para já o operador é que terá de arranjar a solução para fazer a ligação à fracção em questão.
Quanto ao projecto, é sempre necessário e será necessário também a emissão do termo de responsabilidade da execução já que os operadores só poderão fazer a ligação mediante a apresentação desse termo de responsabilidade visto que a instalação de telecomunicações desse andar será ITED 2.
Cumps.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, isso é tudo muito bonito, mas se a remodelação do apartamento não tem licença camarária quem vai exigir que se cumpra ITED1 ou ITED2 ?? ... ninguém!!
Fica na consciência do proprietário e instalador!
Fica na consciência do proprietário e instalador!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Boas, a Minha interpretação do ITED2 também é essa, mas se as câmaras não pedirem o projecto quem vai pedir?
Aqui na zona onde resido existe uma situação parecida, constroem-se barracões agrícolas e a câmara não pede o projecto ITED, mas esses barracões depois servem para habitação, quem deve então pedir o projecto?
e porque razão as operadoras depois ligam os serviços?
Não deveria as operadoras serem audita-das também?
Aqui na zona onde resido existe uma situação parecida, constroem-se barracões agrícolas e a câmara não pede o projecto ITED, mas esses barracões depois servem para habitação, quem deve então pedir o projecto?
e porque razão as operadoras depois ligam os serviços?
Não deveria as operadoras serem audita-das também?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, eu estou a falar de apartamentos ou moradias com RITA ou anterior ao RITA, em que os proprietários apenas vão remodelar o apartamento ou moradia, para isso não é necessário nenhuma licença, logo ninguém sabe se houve obras ou não!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Boas!
Ok, se forem feitas obras sem licença camarária, pode deixar de ser feito ITED, mas atenção que não se pode colocar ATI porque nesse caso os operadores são obrigados a pedir o termo de responsabilidade pela instalação e aí começam os problemas porque será necessário o projecto, e a instalação terá de cumprir o ITED 2.
Cumps.
Ok, se forem feitas obras sem licença camarária, pode deixar de ser feito ITED, mas atenção que não se pode colocar ATI porque nesse caso os operadores são obrigados a pedir o termo de responsabilidade pela instalação e aí começam os problemas porque será necessário o projecto, e a instalação terá de cumprir o ITED 2.
Cumps.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, tens a noção do que estás a dizer?
Desde que a instalação seja "antiga" se fores remodelar até podes meter bastidor, nenhum operador vai pedir termo nenhum, assim como a nivel de electricidade se remodelares o apartamento e mudares a instalação electrica toda tb ninguem te pede nenhum certificado por motivos obvios!
Desde que a instalação seja "antiga" se fores remodelar até podes meter bastidor, nenhum operador vai pedir termo nenhum, assim como a nivel de electricidade se remodelares o apartamento e mudares a instalação electrica toda tb ninguem te pede nenhum certificado por motivos obvios!
Viva!
Sim, tenho noção do que estou a dizer por experiencia própria. Já fiz vários projectos de instalações já feitas porque os operadores exigiram a apresentação do termo de execução por se depararem com uma instalação ITED. Os operadores não podem estabelecer a ligação ao cliente sem a apresentação desse termo de execução. Se assim não fosse, bastaria o cliente dizer que foi uma remodelação sem a camara ter exigido projectos (mesmo que tivesse exigido) e era sp a despachar.
Já agora, segundo as regras do ITED, sempre que forem feitas alterações a uma instalação ITED já concluída, é sempre necessário projecto, ensaios e emissão do termo de responsabilidade pela nova instalação.
Cumprimentos.
Sim, tenho noção do que estou a dizer por experiencia própria. Já fiz vários projectos de instalações já feitas porque os operadores exigiram a apresentação do termo de execução por se depararem com uma instalação ITED. Os operadores não podem estabelecer a ligação ao cliente sem a apresentação desse termo de execução. Se assim não fosse, bastaria o cliente dizer que foi uma remodelação sem a camara ter exigido projectos (mesmo que tivesse exigido) e era sp a despachar.
Já agora, segundo as regras do ITED, sempre que forem feitas alterações a uma instalação ITED já concluída, é sempre necessário projecto, ensaios e emissão do termo de responsabilidade pela nova instalação.
Cumprimentos.
tem toda a razao no que diz e esta correcto pois se o tecnico que la for pode ou nao pedir o termo de responsabilidade e alem que tem que ter uma cabelagem directa ao rge (cabo utp) e como todos devemos sabemos a maioria das colunas montantes antigas nao da para passar muitos cabosadrianof Escreveu:Viva!
Cumprimentos.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, redes estruturadas já eu faço á vários anos ainda antes de existir ITED, até hoje em locais de uso profissional lojas farmácias bancos etc. em prédios que foram certificados na altura em RITA ou mesmo anteriores ao RITA, actualmente foi feito ITED com bastidores de 42U´s 2.10m altura até hoje sabem quantos termos pediram?? nenhum... a alguns deles em centros comerciais grandes e conhecidos! (independente de eu ter ou não termos de projecto e execução)
Portanto em edificações novas pedem termo de responsabilidade, em "usados" nunca pediram, muitos deles até em novos querem é instalar o serviço mesmo que a instalação nem sequer esteja concluída!
Portanto em edificações novas pedem termo de responsabilidade, em "usados" nunca pediram, muitos deles até em novos querem é instalar o serviço mesmo que a instalação nem sequer esteja concluída!
Boas!
Eu também conheço muitos casos em que não pediram termo de execução para instalações novas e tambem ligaram antes da instalação estar concluída, mas isso só acontece pq as operadoras podem se dar ao luxo de infringir a lei porque, como sabemos, eles têm as costas largas e a ANACOM é forte com os fracos e fraca com os fortes.
Uma instalação ITED é sempre uma instalação ITED, seja em edifícios novos ou velhos, grandes ou pequenos, e é sempre necessário projecto, ensaios e termo de responsabilidade pela execução.
Os operadores ao não pedir o termo de execução estão a infringir a lei mas não se passa nada...agora se a ANACOM resolve fazer uma fiscalização vai dar bronca para o instalador e possivelmente para o proprietário também. Esta é a minha interpretação do ITED, outras pessoas terão outra interpretação, e a ANACOM as vezes tem interpretações do arco da velha...por isso o ideal seria esta duvida ser esclarecida numa FAQ da ANACOM.
Cumps.
Eu também conheço muitos casos em que não pediram termo de execução para instalações novas e tambem ligaram antes da instalação estar concluída, mas isso só acontece pq as operadoras podem se dar ao luxo de infringir a lei porque, como sabemos, eles têm as costas largas e a ANACOM é forte com os fracos e fraca com os fortes.
Uma instalação ITED é sempre uma instalação ITED, seja em edifícios novos ou velhos, grandes ou pequenos, e é sempre necessário projecto, ensaios e termo de responsabilidade pela execução.
Os operadores ao não pedir o termo de execução estão a infringir a lei mas não se passa nada...agora se a ANACOM resolve fazer uma fiscalização vai dar bronca para o instalador e possivelmente para o proprietário também. Esta é a minha interpretação do ITED, outras pessoas terão outra interpretação, e a ANACOM as vezes tem interpretações do arco da velha...por isso o ideal seria esta duvida ser esclarecida numa FAQ da ANACOM.
Cumps.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, a ver se nos entendemos, alguém faz uma remodelação no apartamento, que de origem é RITA, mas como andou para lá a partir e reparar resolveu pedir ao electricista já que estava a abrir roços, fazia "ITED" um ATI umas tomadas de rede e tal, por acaso não tinha telefone em casa, porque se tiver nem sequer o operador lá vai, mas supondo que por acaso não tem nenhum serviço, telefona para o MEO Vodafone etc. e pede o serviço, como nos registos o prédio já na altura da construção foi certificado em RITA quem é que vai pedir o termo ITED é o sub-contratado que ganha por cada serviço instalado? porque razão vai pedir um termo? só porque vê um ATI na parede? para já a maior parte deles nem sabe o que é um ATI, além disso se me apetecer comprar um ATI na loja e meter em casa já só obrigado a fazer um projecto e execução ITED? não me parece!
Viva!
Concordo com o raciocinio, mas uma coisa é a lógica e outra é a lei...e a lei nem sempre tem lógica. Este parece-me um desses casos em que a lei é contrária à lógica. Proponho que esta questão seja colocada à ANACOM e quando for obtida resposta a mesma seja partilhada aqui neste tópico.
Cumprimentos!
Concordo com o raciocinio, mas uma coisa é a lógica e outra é a lei...e a lei nem sempre tem lógica. Este parece-me um desses casos em que a lei é contrária à lógica. Proponho que esta questão seja colocada à ANACOM e quando for obtida resposta a mesma seja partilhada aqui neste tópico.
Cumprimentos!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Num prédio antigo em que é remodelada apenas uma fracção os operadores para fazerem a ligação não exigem nada, senão para além do termo de responsabilidade do técnico tinha que apresentar o REF, o que significa que teria de haver um projecto ited. (I/II)adrianof Escreveu:Boas!
Cumps.
Já agora como é que se vai pedir o termo de responsabilidade de uma instalação remodelada num edificio antigo aonde os cabos andam pelas fachadas e sobem na vertical dessas fachadas até ao cliente, pois a maioria dos prédios nem coluna de telecomunicações tem.
Que eu saiba a entrada aerea passou a ser proibida, logo se o operador pedir o termo e fizer a ligação pode depois ser denunciado a Anacom, porque esse tipo de entrada de sinal é ilegal.
Mas sou de acordo que ao renovar um apartamento se faça uma instalação ITEDII.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
ou eu nao estou a perceber bem, ou voces...
Eu tenho uma casa/predio com 20 anos, remodelo tudo, parto paredes, coluna até.. e nao faço nada de ited. deixo tudo como estava.
peço uma ligaçao em coaxial/fibra/1par; o operador vem-me pedir o q?
O operador nao tem que pedir nada. o predio está registrado ha 20 anos atras. Ele lá sabe se fiz alteraçoes ou nao, se pintei uma parede ou se demoli tudo?
Se a camara exigir um projecto de ITED ao dar entrada o projecto de alteraçoes, aí a conversa é outra, e a camara disponibiliza os termos e os operadores tem acesso a novas/alteraçoes de construçoes. se a camara nao exigir, o operador nao pia, nem sabe de nada do q se passou ali. fornece o serviço e tá tudo bem.
Sobre barracoes agricolas que depois se transformam em casas, se legalmente aquilo é um armazem agricola, ou levou projecto ITED sendo armazem, ou inseçao de projecto por nao precisar de telecomunicaçoes. se legalizam como casa, a camara pede os projectos de alteraçoes, ITED inclusive. se o operador coloca lá a linha no caso de armazem com isençao de telecomunicaçoes, já é problema do operador..
Eu tenho uma casa/predio com 20 anos, remodelo tudo, parto paredes, coluna até.. e nao faço nada de ited. deixo tudo como estava.
peço uma ligaçao em coaxial/fibra/1par; o operador vem-me pedir o q?
O operador nao tem que pedir nada. o predio está registrado ha 20 anos atras. Ele lá sabe se fiz alteraçoes ou nao, se pintei uma parede ou se demoli tudo?
Se a camara exigir um projecto de ITED ao dar entrada o projecto de alteraçoes, aí a conversa é outra, e a camara disponibiliza os termos e os operadores tem acesso a novas/alteraçoes de construçoes. se a camara nao exigir, o operador nao pia, nem sabe de nada do q se passou ali. fornece o serviço e tá tudo bem.
Sobre barracoes agricolas que depois se transformam em casas, se legalmente aquilo é um armazem agricola, ou levou projecto ITED sendo armazem, ou inseçao de projecto por nao precisar de telecomunicaçoes. se legalizam como casa, a camara pede os projectos de alteraçoes, ITED inclusive. se o operador coloca lá a linha no caso de armazem com isençao de telecomunicaçoes, já é problema do operador..
Eng. de electrónica e telecomunicações