tergen Escreveu:Boas, vou ver se sou capaz de explicar o meu problema.
Tenho um cabo trifásico (só tem 3 condutores e as cores são preto – castanho - cinza) ligado a um ventilador (salvo erro 5 Kw) que tem a ligação terra na carcaça (cabo de 4mm2) ligada á terra comum, que por sua vez também está ligada aos pára-raios.
Segundo o pesquisei, acho que posso usar este cabo, segundo a norma CENELEC HD 308, apesar de o cabo não estar protegido.
O esquema de ligação terra da indústria que refiro é TN-C.
Na legislação dos pára-raios, está escrito que devem ser ligados á terra de serviço

Não sei o que é
Será que esta ligação está bem-feita, as pessoas e os equipamentos estão protegidos
Obrigado
Boas o amigo acima já te respondeu....
Mas para que fiques mais elucidado o sistema TN funciona da seguinte maneira...
Como deves saber os disjuntores disparam sempre que há um curto-circuito ou sobrecarga no caso de serem magneto-termicos...
no sistema TN o neutro é Xantado com o terra, ou seja se iexistir uma fuga a massa está a ocorrer um curto-circuito fase-neutro o que faz com que o dijuntor dispare logo nunca vai ocorrer perigo para as pessoas ou equipamento..PS para este tipo de sistema de protecção é necessario um técnico responsavel....pelo menos era penso que não estou enganado...
já agora existem trés tipos de protecção: TT, TN, IT
Sistema
* TN-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
* TN-C-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação através de dois condutores distintos.
* TN-C - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação.
* TT - Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.
* IT - Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
Referente a questão terra de Serviço sim o Para raios tem de ser sempre ligado ao terra comum do edificio mesmo que te pareça incorrecto é assim que está definido....no meu caso acho que faria melhor sentido um terra diferente e afastado...pois se o terrra comum estiver ligado a canalizações pode ocorrer perigo no caso de uma descarga electrica....
Espero ter ajudado
um Abraço