Celas de média Tensão
-
- Curioso
- Registado: 18 jun 2008, 19:54
- Profissão: Engº Automação
Celas de média Tensão
Boas pessoal,
Surgiu para estes lados uma dúvida relativamente à manobra de celas de média tensão. Pode parecer esquisita a pergunta mas cá vai..
Para manobrar uma cela de média tensão a pessoa em questão necessita de alguma formação especifica em média tensão ou de algo que a acredite para tal? Ou simplesmente basta ter formação na área, e cumprir as normas de segurança ao efectuar a manobra..
Eu pergunto isto porque se essa pessoa sofrer um acidente ao efectuar a manobra, os seguros de trabalho podem fugir na cobertura porque essa pessoa não estaria apta para efectuar a manobra.
Sei que algumas empresas que fazem assistência à EDP os trabalhadores não estão autorizados a manobrar as celas dos clientes, deve haver alguma razão para isso...
Abraço
Surgiu para estes lados uma dúvida relativamente à manobra de celas de média tensão. Pode parecer esquisita a pergunta mas cá vai..
Para manobrar uma cela de média tensão a pessoa em questão necessita de alguma formação especifica em média tensão ou de algo que a acredite para tal? Ou simplesmente basta ter formação na área, e cumprir as normas de segurança ao efectuar a manobra..
Eu pergunto isto porque se essa pessoa sofrer um acidente ao efectuar a manobra, os seguros de trabalho podem fugir na cobertura porque essa pessoa não estaria apta para efectuar a manobra.
Sei que algumas empresas que fazem assistência à EDP os trabalhadores não estão autorizados a manobrar as celas dos clientes, deve haver alguma razão para isso...
Abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 dez 2010, 13:30
Re: Celas de média Tensão
Boas.
As manobras a realizar em média Tensão têm de ser efectuadas por pessoal técnico qualificado, logo porque estamos dentro de um Posto de Transformação, isso obriga ao pessoal ter uma carteira profissional de Alta Tensão.
E no caso de algum acidente, os seguros não se responsabilizam.
cumpts
As manobras a realizar em média Tensão têm de ser efectuadas por pessoal técnico qualificado, logo porque estamos dentro de um Posto de Transformação, isso obriga ao pessoal ter uma carteira profissional de Alta Tensão.
cumpts
Ate bem pouco tempo, estava eu a fazer uma Subestação para a ABB, e na altura era necessário carteira profissional de media e alta tensão e mais de 5 anos de experiência nas categorias que referenciei, não sei se a politica continua a mesma mas estou a falar a coisa de um ano por esta altura!!!
-
- Curioso
Boas nelmindo. "Apenas" isso basta? Pois estive a ver realmente se for um técnico responsável nivel 1 e até mesmo nivel 2 estão aptos a ser responsáveis por instalações até 30kv.nelmindo Escreveu:Técnico responsável pela exploração de instalações eléctricas
A empresa tem técnico responsável pela exploração, mas é contratado, sendo que quem por vezes, quem tem de armar e desarmar as celas de média tensão são os técnicos de manutenção. Estamos a falar de efectuar essas manobras uma a duas vezes por ano, não mais que isso..
Também me parece lógico ter que ter alguma formação não digo em alta, mas pelo menos em média tensão... Porque a meu ver, corrijam-me se estou enganado, o técnico responsável pela execução pode ser desde o engenheiro electrotécnico, ao electricista com x anos de experiência considerada relevante, experiência essa que pode ser apenas em baixa tensão mas que seja a suficiente para conseguir o estatuto de responsável pela exploração, no entanto se calhar nunca teve instruções ou formação para a manobra duma cela, ou até mesmo formação de média tensão...Jorge Figueiredo Escreveu:Boas.
cumpts
Em que ficamos?

Abraços e obrigado pelas respostas...
Encontrei este ficheiro pode ser que ajude, e de 2006, e ouve poucas alterações a este respeito.
- Anexos
-
- Esclarecimentos.pdf
- Esclarecimentos
- (53.36 KiB) Transferido 345 vezes
-
- Curioso
Boas, obrigado M.Maia.
Dá pra ter alguma ideia, embora isso seja mais dirigido a empresas subcontratadas para fazer os trabalhos da EDP.
Eu tb me estou a informar junto de colegas meus da área e estou a chegar à conclusão que para manobrar celas de média é mesmo preciso ter formação na área de média, ou até mesmo de alta. O cargo de técnico responsável pla exploração, não comprova que tenhamos conhecimento na área de média/alta, já a carteira profissional de média e alta tensão pode comprovar, desde que tenhamos conhecimentos de na área, e para os termos o mais provável é ter que tirar formação na área..
Dá pra ter alguma ideia, embora isso seja mais dirigido a empresas subcontratadas para fazer os trabalhos da EDP.
Eu tb me estou a informar junto de colegas meus da área e estou a chegar à conclusão que para manobrar celas de média é mesmo preciso ter formação na área de média, ou até mesmo de alta. O cargo de técnico responsável pla exploração, não comprova que tenhamos conhecimento na área de média/alta, já a carteira profissional de média e alta tensão pode comprovar, desde que tenhamos conhecimentos de na área, e para os termos o mais provável é ter que tirar formação na área..
Tenho a certeza disso, actualmente a REN e a EDP fazem testes de aptidão profissional ao pessoal que trabalha para eles tanto em montagem como em manutenção, não o fazem sempre, mas cada vez mais com alguma regularidade, independentemente da categoria da carteira profissional e o resto da documentação necessária que é exigida ao pessoal técnico para se poder trabalhar dentro das instalações de uma sub-estação.nunop464 Escreveu:Boas, obrigado M.Maia.
Exemplo da empresa onde trabalho:
Director técnico que é um Engenheiro, responsável por toda a estrutura da obra.
Supervisor-técnico que é o responsável por toda a coordenação de pessoal, técnicos e sub-empreiteiros.
Técnicos da "casa", normalmente exercem cargo de chefes de equipa.
Sub-empreiteiros e o seu pessoal.
Todos sem excepção tem de possuir passaporte de segurança valido.
O Supervisor-técnico tem carteira profissional de media e alta tensão juntamente com a carteira de T.E.T.
2 ou 3 técnicos tem de ter C.A.P. valido para poder manobrar maquinas elevatórias e empilhadores telescópicos ou convencionais.
Os técnicos de montagem apenas tem de mostrar as suas competências se assim o exigirem, a grande maioria tem formação e um curso de primeiros socorros valido, curso de higiene e segurança, avaliação de riscos e movimentação manual e movimentação mecânica de cargas.