Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)

Mensagem por Duzia12 »

Baixada monofásica só se for troca de fases , duas fases em vez de fase/neutro???

Duzia12 Escreveu:Ter instalação (circuitos) monofásicos com entrada trifásica a falta de neutro origina esses problemas todos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Duzia12 Escreveu:Correcto e afirmativo.
Não sei porque estão a bater tanto no ceguinho isso envolve diagramas vectorias em sistemas trifásicos e poucos sabem ver isso.
Por isso é que gosto do perfil preenchido, para ficar a saber para quem é a resposta.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
aca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 set 2010, 15:31

Mensagem por aca »

nipnip Escreveu:visto que foi eu que abri o tópico e apercebi-me agora que gerou alguma confusão devo dizer que a outra habitação que sofreu danos em equipamentos tem uma instalação monofásica.

isto porque vi atrás referido que as instalações monofásicas não seriam afectadas por um corte do neutro.
Agora já não entendo...
nipnip
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2010, 22:48

Mensagem por nipnip »

aca Escreveu:
nipnip Escreveu:visto que foi eu que abri o tópico e apercebi-me agora que gerou alguma confusão devo dizer que a outra habitação que sofreu danos em equipamentos tem uma instalação monofásica.

isto porque vi atrás referido que as instalações monofásicas não seriam afectadas por um corte do neutro.
Agora já não entendo...
pois eu também não porque não percebo nada disto. já há uns anos aconteceu uma situação do género e foram exactamente as mesmas duas habitações a sofrerem danos.

só sei que a EDP assumiu a responsabilidade e a seguradora já pagou o estrago cá de casa (ao vizinho acho que ainda não pagou).
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

parece-me estar a surgir alguma confusão quando se diz:

Duzia12
AS tensões mantem-se todas iguais a montante, no entanto as instalações moonofásica não correm riscos, apenas falta o neutro e fica tudo ás escuras.

Na rede de distribuição:

A jusante da interrupção do neutro, não existindo qualquer ligação do neutro à terra entre a avaria e os consumidores a jusante, o neutro fica flutuante e as tensões de fase ficam dependentes das cargas que, se não forem equilibradas, vão provocar desvios dos valores de tensão.

Isto é, o condutor "neutro" vai tomar valores de tensão variáveis em relação às fases que se aproximarão da fase mais carregada.

Estes valores de tensão vão ser distribuidos pela rede e vão-se reflectir nos consumidores quer mono quer trifásicos.

Espero ter conseguido expor a ideia, se não estiverem de acordo façam o favor de rebater

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso tá errado, poderia ser verdade se não houvesse interrutores diferenciais nas instalações nos consumidores mono nada acontece. O sistema das 3 fases, mantem-se inalterado, apenas há desvio de tensões entre Fase e Falso neutro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:Isso tá errado, poderia ser verdade se não houvesse interrutores diferenciais nas instalações nos consumidores mono nada acontece. O sistema das 3 fases, mantem-se inalterado, apenas há desvio de tensões entre Fase e Falso neutro
Boas,

a justificação está no sublinhado

A Oeste nada de novo

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tá tão complicado ver isso!!! OK, Olhe que não!!!
hva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 set 2010, 21:16

Mensagem por hva »

Numa instalação mono queima como numa trifasica com aparelhos mono com a interrupção do neutro na rede,
pois existe o retorno das fazes para o neutro.

Uma foto ajudava.
kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Mensagem por kakai »

Boas

imaginem um prédio com uma entrada na portinhola trifasica e que alguns inquilinos são alimentados a monofasico e outros a trifasico, se arder o neutro na portinhola tanto pode queimar equipamento nas instalações trifasicas como monofasicas.

com a falta de neutro vamos ter retorno de tensão através das outras instalações.

Cpts
kakai
Anexos
Sem título.bmp
(2.34 MiB) Transferido 32 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O deslocamento do neutro oscila entre os Zero Volts e 400 Volts no máximo. por isso pode afectar todas as instalações quer monofásicas quer trifásicas
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

gazfel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 dez 2010, 13:21

Mensagem por gazfel »

Caros amigos,

sofri ontem uma falha no neutro.

estou com duvidas em relação a declaração dos bens queimados pois tenho aparelhagen, microondas e radio leitores de cds já com uns 7 a 8 anos se não mais, e qual o valor a declarar? qual a indeminização que eles dão, é pelo valor dos artigos queimados ou por novos a substituir.

não sei se hei-de comprar já artigos a substituir ou esperar pela indemnização?

se me puder ajudar nestes e outros assuntos que ache necessários para a resolução do problema agradecia.

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

gazfel Escreveu:Caros amigos,

estou com duvidas em relação a declaração dos bens queimados pois tenho aparelhagen, microondas e radio leitores de cds já com uns 7 a 8 anos se não mais, e qual o valor a declarar? qual a indeminização que eles dão, é pelo valor dos artigos queimados ou por novos a substituir.

se me puder ajudar nestes e outros assuntos que ache necessários para a resolução do problema agradecia.

Um abraço
A falha do neutro foi em que lado? Da EDP ou do seu?
nipnip
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2010, 22:48

Mensagem por nipnip »

gazfel Escreveu:Caros amigos,

Um abraço
boas na declaração deves colocar marca e modelo dos equipamentos e isto deve ser enviado o mais rapidamente possível.

o procedimento seguinte é enviares orçamento do custo de reparação e caso não tenha reparação uma declaração a atestar isso mesmo bem como orçamento de um equipamento para substituição.

no caso de equipamento sem reparação o valor da indemnização será de um equipamento novo (com características e qualidade semelhantes ao que avariou).

comprar/reparar já os equipamentos ou esperar pela indemnização depende da tua disponibilidade financeira...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”