Boa tarde!Deram-me um medidor de terras avariado que com paciencia consegui por a funcionar(será?).
Só que não tenho o manual de instruções e é a 1ª vez que trabalho com um equipamento destes,tem 2 pernes para enterrar no chão
e tres pontas de fio.o aparelho é analogico e tem tres saídas E.V.A.a marca é SEW mod-ST-1505.alguem me pode ajudar?
medidor de terras sem manual
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: medidor de terras sem manual
As ligações a efectuar são as seguintes:
Fio verde (O mais curto) liga no eléctrodo de terra de protecção da instalação.
Fio amarelo liga à 1ª estaca (eléctrodo auxiliar de tensão)
Fio vermelho liga à 2ª estaca (eléctrodo auxiliar de corrente)
A distância do eléctrodo auxiliar de corrente e o eléctrodo da terra de protecção não deve ser inferior a 5 vezes o tamanho da vareta.
Cpm.
Fio verde (O mais curto) liga no eléctrodo de terra de protecção da instalação.
Fio amarelo liga à 1ª estaca (eléctrodo auxiliar de tensão)
Fio vermelho liga à 2ª estaca (eléctrodo auxiliar de corrente)
A distância do eléctrodo auxiliar de corrente e o eléctrodo da terra de protecção não deve ser inferior a 5 vezes o tamanho da vareta.
Cpm.
Sr. José Calado peço desculpa porque só agora estou a contactar consigo para agradecer a sua dica,mas estive fora durante este
tempo a fazer um trabalho que só agora terminei.diria que não tenho muita disponibilidade para foruns,porque deixo os meus interlocutores
a falarem sózinhos.pelo facto peço desculpa.
já percebi como se ligam os três fios nas medições a efectuar,só não sei como devo injectar a tensão de referencia por forma a fazer a
leitura da resistencia por metro do terreno e a resistencia de terra efectiva.será assim?Abraço.Batista
tempo a fazer um trabalho que só agora terminei.diria que não tenho muita disponibilidade para foruns,porque deixo os meus interlocutores
a falarem sózinhos.pelo facto peço desculpa.
já percebi como se ligam os três fios nas medições a efectuar,só não sei como devo injectar a tensão de referencia por forma a fazer a
leitura da resistencia por metro do terreno e a resistencia de terra efectiva.será assim?Abraço.Batista
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
O aparelho que indica no seu post inicial, não dispõe de comutador de selecção de tensão a injectar para efectuar a medição, pelo que é aplicar os eléctrodos como atrás indicado depois deverá ter um botão que depois de carregar nesse botão dar-lhe-à o valor medido.
Quanto à resistividade do terreno por metro, esse aparelho não efectua essa medida.
Cpm.
Quanto à resistividade do terreno por metro, esse aparelho não efectua essa medida.
Cpm.