Comutador, derivador, repartidor.
-
- Curioso
- Registado: 05 fev 2010, 16:41
Comutador, derivador, repartidor.
Quais as principais diferenças destes equipamentos ao nível das suas características, utilidade e funcionalidade?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Comutador, derivador, repartidor.
Boas, onde foste buscar o "comutador"?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
repartidor: o sinal de entrada é dividido de forma igual entre as saidas (passivo)
derivador: o sinal de entrada é dividido de igual forma pelas saidas, no entanto, possui uma saida extra, privilegiada, com menos atenuaçao, para seguimento da rede (passivo)
multiswitch: possui 4 entradas, para as 2freq*2pol, e consoante a necessidade de cada cliente, ele comuta essa saida do cliente para a entrada pretendida (activo)
os passivos sao feitos de filtros RLC, os activos precisam alimentaçao para amplificadores internos.
derivador: o sinal de entrada é dividido de igual forma pelas saidas, no entanto, possui uma saida extra, privilegiada, com menos atenuaçao, para seguimento da rede (passivo)
multiswitch: possui 4 entradas, para as 2freq*2pol, e consoante a necessidade de cada cliente, ele comuta essa saida do cliente para a entrada pretendida (activo)
os passivos sao feitos de filtros RLC, os activos precisam alimentaçao para amplificadores internos.
Eng. de electrónica e telecomunicações
- Varejo
- Team Apoio
Boas, já vi que o carlos respondeu, olha repartidor e derivador são passivos, multiswitch activo!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
Vou aproveitar este tópico para colocar outras dúvidas que tenho relativamente ao projecto ITED.
Qual a utilidade/vantagem de ligar dois cabos em vez de um, de uma dada tecnologia (PC, Coaxial ou Fo), desde o ATE até ao ATI? Melhora o sinal? Que exigências tornam esta instalação necessária?
Na rede de entrada a ligação CVM ATE quando está dimensionada 3xØ50, significa que são 3 tubos de 50 para cada tecnologia? E no casos das moradias unifamiliares, 2xØ40? E em casos tipo 4xØ75?
Relativamente ao dimensionamento da rede par de cobre, que número de pares de cobre deve percorrer o tubo desde a CVM até ao primário do repartidor geral? Mesmo sabendo que esse dimensionamento cabe ao operador.
Quais são os valores ideais de atenuação para a rede coaxial CATV nas diferentes frequências? Existe algum valor de referência ou quanto mais baixas forem as atenuações melhor?
Na rede coaxial MATV/SMATV qual é o sinal mínimo recomendado nas tomadas? Este varia com o tipo de modulação ou existe um mínimo de sinal de referência? O mínimo de sinal também varia de acordo com o intervalo de frequências?
Qual o valor ideal de perdas de sinal em fibra óptica?
Desde já obrigado por qualquer esclarecimento.
Qual a utilidade/vantagem de ligar dois cabos em vez de um, de uma dada tecnologia (PC, Coaxial ou Fo), desde o ATE até ao ATI? Melhora o sinal? Que exigências tornam esta instalação necessária?
Na rede de entrada a ligação CVM ATE quando está dimensionada 3xØ50, significa que são 3 tubos de 50 para cada tecnologia? E no casos das moradias unifamiliares, 2xØ40? E em casos tipo 4xØ75?
Relativamente ao dimensionamento da rede par de cobre, que número de pares de cobre deve percorrer o tubo desde a CVM até ao primário do repartidor geral? Mesmo sabendo que esse dimensionamento cabe ao operador.
Quais são os valores ideais de atenuação para a rede coaxial CATV nas diferentes frequências? Existe algum valor de referência ou quanto mais baixas forem as atenuações melhor?
Na rede coaxial MATV/SMATV qual é o sinal mínimo recomendado nas tomadas? Este varia com o tipo de modulação ou existe um mínimo de sinal de referência? O mínimo de sinal também varia de acordo com o intervalo de frequências?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
ohmicomasque Escreveu:Vou aproveitar este tópico para colocar outras dúvidas que tenho relativamente ao projecto ITED.
Qual a utilidade/vantagem de ligar dois cabos em vez de um, de uma dada tecnologia (PC, Coaxial ou Fo), desde o ATE até ao ATI? Melhora o sinal? Que exigências tornam esta instalação necessária? nenhuma vantagem aparente. somente para ter 2 operadores distintos na mesma tecnologia
Na rede de entrada a ligação CVM ATE quando está dimensionada 3xØ50, significa que são 3 tubos de 50 para cada tecnologia? E no casos das moradias unifamiliares, 2xØ40? E em casos tipo 4xØ75?3x50 é um tubo de 50 por tecnologia
Quais são os valores ideais de atenuação para a rede coaxial CATV nas diferentes frequências? Existe algum valor de referência ou quanto mais baixas forem as atenuações melhor?o instalador so deve executar do rg-pc para a frente; sobre o coaxial, podes ir ao site da televes ou teka e ver as atenuaçoes para o cabo RG6, este é o pior que podes usar. o valor limite é 21.48dB@1GHz/100m - se tiver mais que isto, nao é permitido
Na rede coaxial MATV/SMATV qual é o sinal mínimo recomendado nas tomadas? Este varia com o tipo de modulação ou existe um mínimo de sinal de referência? O mínimo de sinal também varia de acordo com o intervalo de frequências?ve no manual ITED2 pag 121
Qual o valor ideal de perdas de sinal em fibra óptica?o tipico anda nos 0.4dB/km
-
- Curioso
3x50 é um tubo de 50 por tecnologia
Gostava de perceber qual o melhor método para os outros casos, se no caso de ser 4xØ75 o quarto tubo servirá para os par de cobre visto serem o dobro em relação às outras tecnologias e no caso da moradia unifamiliar num dos tubos estarem os cabos coaxiais e de fibra óptica juntos.
executar do rg-pc para a frente
O que eu faço é Secundário do RG-PC, N=4xnx1.2 e a este resultado multiplicava 1.5 para dimensionar o primário. Eu sei que de acordo com o novo manual a responsabilidade é do operador mas fica a curiosidade.
sobre o coaxial, podes ir ao site da televes ou teka e ver as atenuaçoes para o cabo RG6, este é o pior que podes usar. o valor limite é 21.48dB@1GHz/100m - se tiver mais que isto, nao é permitido
O valor limite 21.48 dB é apenas relativo ao RG-6 mas como tu referes que é o cabo com piores atenuações acaba por servir de referência para todos os cabos, certo? Nenhum outro cabo poderá após os cálculos das atenuações ultrapassar os 21.48 dB. Este valor aplica-se para todas as frequências, 60 MHz, 90MHz e 750MHZ?
ve no manual ITED2 pag 121
Para elaboração de projecto e cálculo não posso usar os 65 dBµV como referência? Cumprindo com os 65 os outros sinais ficam garantidos em todas as frequências (5 MHz, 862 MHz, 950 MHz, 2150 MHz), estou correcto?
o tipico anda nos 0.4dB/km
Refiro-me as perdas totais dB.
3x50 é um tubo de 50 por tecnologia
Gostava de perceber qual o melhor método para os outros casos, se no caso de ser 4xØ75 o quarto tubo servirá para os par de cobre visto serem o dobro em relação às outras tecnologias e no caso da moradia unifamiliar num dos tubos estarem os cabos coaxiais e de fibra óptica juntos.
O que eu faço é Secundário do RG-PC, N=4xnx1.2 e a este resultado multiplicava 1.5 para dimensionar o primário. Eu sei que de acordo com o novo manual a responsabilidade é do operador mas fica a curiosidade.
sobre o coaxial, podes ir ao site da televes ou teka e ver as atenuaçoes para o cabo RG6, este é o pior que podes usar. o valor limite é 21.48dB@1GHz/100m - se tiver mais que isto, nao é permitido
O valor limite 21.48 dB é apenas relativo ao RG-6 mas como tu referes que é o cabo com piores atenuações acaba por servir de referência para todos os cabos, certo? Nenhum outro cabo poderá após os cálculos das atenuações ultrapassar os 21.48 dB. Este valor aplica-se para todas as frequências, 60 MHz, 90MHz e 750MHZ?
Para elaboração de projecto e cálculo não posso usar os 65 dBµV como referência? Cumprindo com os 65 os outros sinais ficam garantidos em todas as frequências (5 MHz, 862 MHz, 950 MHz, 2150 MHz), estou correcto?
Refiro-me as perdas totais dB.
- Varejo
- Team Apoio
ohmicomasque Escreveu:Na rede de entrada a ligação CVM ATE quando está dimensionada 3xØ50, significa que são 3 tubos de 50 para cada tecnologia? E no casos das moradias unifamiliares, 2xØ40? E em casos tipo 4xØ75?
3x50 é um tubo de 50 por tecnologia 4x75 4 tubos no total um será de reserva mas isso não interessa para nós
Gostava de perceber qual o melhor método para os outros casos, se no caso de ser 4xØ75 o quarto tubo servirá para os par de cobre visto serem o dobro em relação às outras tecnologias e no caso da moradia unifamiliar num dos tubos estarem os cabos coaxiais e de fibra óptica juntos.moradia coaxial e fibra juntos, mas como por norma só se coloca o par de cobre, quem depois os enfia são os operadores, no resto aplica-se na mesma um tubo por tecnologia como esta na tabela do manual ponto final
Relativamente ao dimensionamento da rede par de cobre, que número de pares de cobre deve percorrer o tubo desde a CVM até ao primário do repartidor geral? Mesmo sabendo que esse dimensionamento cabe ao operador.as tubagens entre CVM e ATE já estão dimensionadas para o numero possivel de ligações para isso existe a tabela dos tubos de entrada
O que eu faço é Secundário do RG-PC, N=4xnx1.2 e a este resultado multiplicava 1.5 para dimensionar o primário. Eu sei que de acordo com o novo manual a responsabilidade é do operador mas fica a curiosidade.agora já não existe multiplicações porque são cabos directos, não existem reservas de 1.2 isso era no ITED1
sobre o coaxial, podes ir ao site da televes ou teka e ver as atenuaçoes para o cabo RG6, este é o pior que podes usar. o valor limite é 21.48dB@1GHz/100m - se tiver mais que isto, nao é permitido classe de ligação TCD-C-H diz que maximo 21.7db-1Ghz/100m passa o valor não cumpre a classe de ligação
O valor limite 21.48 dB é apenas relativo ao RG-6 mas como tu referes que é o cabo com piores atenuações acaba por servir de referência para todos os cabos, certo? Nenhum outro cabo poderá após os cálculos das atenuações ultrapassar os 21.48 dB. Este valor aplica-se para todas as frequências, 60 MHz, 90MHz e 750MHZ?nenhum cabo pode ficar fora dos limites, em relação as frequencias mais baixas quanto menor é a frequência menores são as percas
Refiro-me as perdas totais dB.desde que tudo cumpra os minimos é só calcular as percas totais e mais nada, não está no manual mas as percas recomendadas de um troço são cerca de 1.8db.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Quem define os maximos/totais é o engenheiro de telecomunicaçoes que dimensionar o link.
Ele saberá onde e como calcular os maximos consoante equipamentos, splitagem, tipo de dados, modulaçao etc etc.
O manual é uma ajuda basica para quem nao é de telecomunicaçoes se desenrascar na construçao civil com os tubos e cabos, mas nao substitui a formaçao superior em telecomunicaçoes, nem la perto.
Posso-te dizer que em ftth as perdas maximas rondam os 30dB entre activos, e que com fibra de 0.36dB/km nao se deve ir alem dos 10km.
em coaxial tambem nao ha manual que defina os maximos.. e depois ve-se pessoal que o que percebe de telecomunicações é o manual ITED, a colocar 130dbuv ou 140dbuv de sinal na coluna dum predio ou urbanizaçao.. contra o manual e a legislaçao nao ha nada de incorrecto... na pratica ainda nao inventaram.. e quando inventarem caem-lhes em cima que sao niveis de tensao e radiaçao muito altos...
Ele saberá onde e como calcular os maximos consoante equipamentos, splitagem, tipo de dados, modulaçao etc etc.
O manual é uma ajuda basica para quem nao é de telecomunicaçoes se desenrascar na construçao civil com os tubos e cabos, mas nao substitui a formaçao superior em telecomunicaçoes, nem la perto.
Posso-te dizer que em ftth as perdas maximas rondam os 30dB entre activos, e que com fibra de 0.36dB/km nao se deve ir alem dos 10km.
em coaxial tambem nao ha manual que defina os maximos.. e depois ve-se pessoal que o que percebe de telecomunicações é o manual ITED, a colocar 130dbuv ou 140dbuv de sinal na coluna dum predio ou urbanizaçao.. contra o manual e a legislaçao nao ha nada de incorrecto... na pratica ainda nao inventaram.. e quando inventarem caem-lhes em cima que sao niveis de tensao e radiaçao muito altos...