Memória Tipo ITED 2ª Edição - Moradia
Re: Memória Tipo ITED 2ª Edição - Moradia
o ideal é a MD ser clara, pois já sabemos que se for complexa, os electricistas nem a vão ler.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Clara ou não a maior parte não lê de qualquer formabrunomaia Escreveu:o ideal é a MD ser clara, pois já sabemos que se for complexa, os electricistas nem a vão ler.

- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, muitos mal lêem porque quase sempre são copy paste de outras, mudam o dono de obra e a morada!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas existem alguns que nunca leram uma memória que fosse na vida profissional!!!
. Toda a gente trabalha com uma memória descritiva de base que deve ser indo melhorada continuamente e adaptada a cada projecto mas é claro que para certos projectos estas são sempre idênticas o que não quer dizer que estas não devam de ser lidas até porque devem existir indicações de pormenor nas memórias que variam de umas para as outras ou até mesmo melhoramentos à própria memória!!!
Acho que as pessoas exageram um bocado!!! Que à pessoas que fazem projectos e não ligam nenhuma à memória descritiva existe todos nós sabemos mas se estivermos a falar de projecto de moradias as memórias é claro que vão ser idênticas ou querem que o pessoal invente memórias de cada vez que faz um projectoVarejo Escreveu:Boas, muitos mal lêem porque quase sempre são copy paste de outras, mudam o dono de obra e a morada!

- Varejo
- Team Apoio
Boas, eu não estou a falar de projectos eléctricos, estou a falar de projectos ITED, sei bem a bandalheira que anda por aí, por isso a ANACOM quis que quando sai-se o ITED2 houve-se formações obrigatórias, até já vi projectos ITED de edifícios com 10 fracções com MD de moradia, e projectos ITED2 com memorias descritivas de ITED1!!
Por isso digo que muitos é copy paste e siga, a ver se com estas formações agora isto melhora um pouco, tanto a nível de projectistas como de instaladores!
Por isso digo que muitos é copy paste e siga, a ver se com estas formações agora isto melhora um pouco, tanto a nível de projectistas como de instaladores!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas eu não tou a falar de projectos eléctricos não está qualquer indicação nesse sentido nos meus posts anteriores!!! Essa formação também a minha opinião é que é uma bela treta mas isso era outra discussão!!! Eu também posso estudar o Manual tal como os formadores!!!Varejo Escreveu:Boas, eu não estou a falar de projectos eléctricos, estou a falar de projectos ITED, sei bem a bandalheira que anda por aí, por isso a ANACOM quis que quando sai-se o ITED2 houve-se formações obrigatórias, até já vi projectos ITED de edifícios com 10 fracções com MD de moradia, e projectos ITED2 com memorias descritivas de ITED1!!
Mas tal como eu referi existem bons e maus projectistas por isso é que não gosto de generalizar!!! Existe sem dúvida quem não ligue nenhuma às memórias descritivas tanto do lado de projectistas como de instaladores.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, eu no aspecto do ITED generalizo um pouco, porque a percentagem dos projectos que vi com muitos erros técnicos e MD´s "copy paste" é mais de 50%, vi poucos projectos em condições derivado a muitos virem do RITA não terem formação ITED, e pior nem perceberem nada de telecomunicações, isto tanto pela parte de projectistas como instaladores!
Pois a MD que li actualmente para o ITED2 está do ponto de vista técnico mal concebida, primeiro tem que ser objectiva, ou seja não pode ser a uma distância máxima... indica a distância ou coloca por exemplo tudo no mesmo espelho duplo triplo, a redução que cada curva faz no comprimento é de dois metros actualmente e não três caso tenhas uma distância maior do que a que manda a regra 12 metros, podes mudar o tubo para uma secção superior sem ter que meter uma caixa. Não se deve falar daquilo que não se vai colocar. Já não existem DDC.
Para já foi isso que me saltou mais à vista.
espero ter contribuido
Para já foi isso que me saltou mais à vista.
espero ter contribuido
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 dez 2010, 21:38
Eu tenho uma da primeira edição. Mas tambem pouco muda, segundo o que me disseram.Bruno Reis Escreveu:Alguem tem uma memoria descritiva ited segunda edição
- Varejo
- Team Apoio
dltccorreia Escreveu:Eu tenho uma da primeira edição. Mas tambem pouco muda, segundo o que me disseram.Bruno Reis Escreveu:Alguem tem uma memoria descritiva ited segunda edição
Boas, esses que te disseram devem ser aqueles que fazem projectos ITED2 com MD´s praticamente ITED1 mudam um ou outro pormenor e julgam que já tem uma MD ITED2!
-
- Curioso
- Registado: 02 set 2010, 00:44
- Has thanked: 1 time
Quem disser que ITED2 é pouco diferente do ITED1 é porque não sabe o que anda a fazer.. o melhor e tirar um tempo e ler o manual 2º edição. em termos de custos de obra podemos falar em valores supriores a 3x em relação ao ITED1. Dai pode-se tirar a ideia da diferença... mas á mais...e uma questao de perder um um tempinho
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
Engº. Tiago Santos
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Tiago2010 Escreveu:Quem disser que ITED2 é pouco diferente do ITED1 é porque não sabe o que anda a fazer.. o melhor e tirar um tempo e ler o manual 2º edição. em termos de custos de obra podemos falar em valores supriores a 3x em relação ao ITED1. Dai pode-se tirar a ideia da diferença... mas á mais...e uma questao de perder um um tempinho
Algum pessoal não sabe que o novo ITED 2ª Edição tem F.O. e por isso acha que é tudo igual, so mudou a caixa I2 etc.
Cpts.
Cpts.
Energy
Energy
Boas,
Eu ando agora a tirar a actualização e acho que é importante, quanto mais não seja para trocar experiências e discutir o manual com os outros colegas.
No fim do curso temos que elaborar um projecto completo. Assim que tiver a minha memória pronta prometo que ponho aqui. Não me comprometo é que esteja 100% correcta. Cada um é responsável pelo que assina.
Cumps
Eu ando agora a tirar a actualização e acho que é importante, quanto mais não seja para trocar experiências e discutir o manual com os outros colegas.
No fim do curso temos que elaborar um projecto completo. Assim que tiver a minha memória pronta prometo que ponho aqui. Não me comprometo é que esteja 100% correcta. Cada um é responsável pelo que assina.

Cumps