O que acham do regime de neutro TN

CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Re: O que acham do regime de neutro TN

Mensagem por CAOR »

Boa noite amigo Nuno Gonçalves! amigo já estou a ficar baralhado com os TN-TT-IT etc, então segundo parece e conheço nos ramais aéreos e subterraneos a EDP reforça o neutro com terras ao longo dos percursos dos ramais já vi e ninguem me desmete se não e verdade! agora dentro de uma habitação a partir do diferencial ou limitador de potência da EDP tambem existe este -TN-TT-IT ?- BOM NATAL.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O sistema TN funciona por ligação do neutro ás massas, mas dentro das instalações é TT no exterior é a rede de BT. Isso de ligar o neutro nos apoios é comum.

Eu acho que ainda ninguem explicou como funciona o sistema TN.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Duzia12 Escreveu:O sistema TN funciona por ligação do neutro ás massas, mas dentro das instalações é TT no exterior é a rede de BT. Isso de ligar o neutro nos apoios é comum.

Eu acho que ainda ninguem explicou como funciona o sistema TN.
Anexos
TN.pdf
(391.21 KiB) Transferido 296 vezes
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Registado: 20 out 2009, 21:48

Mensagem por Nuno Gonçalves »

a minha questao penso que é simples.

Tanto o TT com o TN seja o TN-C, TN-S ou TN-C-S, sao bons sistemas de segurança, acho que ninguem tem duvidas disso.

O TT, pode ser sei por qualquer electricista, mas a colocação de diferenciais aumenta o custo. um dos inconvenientes é quando temos correntes de serviço elevadas.

O TN, tem de ser feito por um eng. electrotécnico, e pode ser dispensado a utilização de diferenciais ao definir um comprimento máximo e a utilização de um condutor(assim teremos apenas o PEN).

a minha questão é porque não existir mais instalações em TN. como por exemplo a na distribuição em BT.
Nuno Gonçalves
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Na há porque para Icc(5 s) os comprimentos dos cabos da EDP Ultrapassam o Lmáximo

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ro+Nefelim

exemplo. para s=70 mm^2 --- In=200 A-- Icc(5 s)=1300 A---Lmáx=100 m +5%

Para S=70mm^2...............In=125 A--Icc(5 s)=800 A ..Lmáx=195 m +5%

Para S70 mm~2................In=80A---Icc(5s)=460 A......Lmáx=335 metros mas muito limitado em potência 80 Ax0,692=55 KVA

Alguém já se deu ao trabalho de contar os potes das redes do P.T. até ao fim de linha (40 em 40m), nalguns caso mais de 500 m. Mas muito mais

Neste caso o sistema TN não é aprovado
jmendes
Curioso
Curioso
Registado: 03 mai 2010, 17:08

Mensagem por jmendes »

Boa tarde.

O RSRDEEBT é de 1984, pelo que desde essa data até aos dias de hoje, houve muita evolução tecdoilogica, de conceitos e de experiência adquirida.

As redes de distribuição da EDP são em regime TN por uma questão económica e por no artº 13 assim o definir.

Quanto ao regime TN só deve ser utilizado em grandes instalações industriais, que tenham electrecistas responsáveis pela exploração das instalações eléctricas em permanência. É habitualmente escolhido por razões económicas (interruptores e disjuntores com 3 polos e menos condutores na distribuição). no entanto, cada vez que se altera a instalação, deverá ser refeito o cálculo das impedâncias e verificar o correcto funcionamento dos aparelhos de protecção contra CC mas principalmente contra contactos indirectos.

O regime TT é o mais simples e mais fácil de explorar. Apesar de ser um pouco mais caro (cabos, disjuntores ID), tem a vantagem que um defeito à terra tem sempre um valor de corrente residual e uma tensão de contacto baixa.

No caso de um defeito à terra no regime TN podemo ter A ou kA, deixando vestígio do defeito e podendo destruir os equipamentos (para não falar no barulho, idêntico ao de um CC) enquanto que no regime TT a corrente de fuga é baixa e não destroi os equipamentos.

1 abraço e Bom Natal
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

O TN para além das razões já referidas neste post é utilizado caso as máquinas/equipamentos tenham elevadas correntes de fuga porque mesmo tendo em conta que os circuito finais são realizados em TN-S o dispositivo diferencial utilizado só dispara na seguinte situação:

Os diferenciais no TN-S são utilizados porque imaginem um equipamento alimentado em TN-S e se existir um problema na continuidade do condutor de protecção (que neste caso está separado do neutro) se existir um defeito da fase para a carcaça do equipamento (defeito de isolamento) o disjuntor (ou fusível) não actua mas existe uma tensão de contacto muito perigosa que fica acessível e esta fuga apenas pode ser detectada pelo diferencial, sendo neste caso a corrente de defeito muito reduzida em caso de contacto.
Noutros casos se não existir nenhum problema de continuidade com os condutores de protecção e/ou com os condutores PEN os defeitos são curto-circuitos (quer sejam fase-fase, fase-neutro, fase-terra ou trifásicos simétricos) e atingem valores elevados na ordem dos kA e neste caso o dispositivo que actua é o disjuntor (ou fusível), quer estes defeitos se verifiquem na parte em TN-C ou TN-S.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Nuno Gonçalves Escreveu:a minha questao penso que é simples.

Tanto o TT com o TN seja o TN-C, TN-S ou TN-C-S, sao bons sistemas de segurança, acho que ninguem tem duvidas disso.

O TT, pode ser sei por qualquer electricista, mas a colocação de diferenciais aumenta o custo. um dos inconvenientes é quando temos correntes de serviço elevadas.

O TN, tem de ser feito por um eng. electrotécnico, e pode ser dispensado a utilização de diferenciais ao definir um comprimento máximo e a utilização de um condutor(assim teremos apenas o PEN).

Não!!! Nos circuitos finais é sempre TN-S mesmo cumprindo o comprimento máximo da canalização (obrigatório cumprir este comprimento seja em TN-S e/ou TN-C). Se existir um problema de continuidade no condutor PEN num circuito final e se a fase tocar na massa do equipamento (defeito de isolamento) não existindo diferenciais o que acontece? É que o disjuntor/fusíveis não actuam neste caso estando uma tensão de defeito muito perigosa acessível e de valor muito superior à tensão limite convencional (UL). Daí utilizarem-se os diferenciais no TN-S (apenas para os circuitos finais).
Nos circuitos de distribuição é TN-C e o problema descrito anteriormente não é grave nem muito provável de acontecer porque utilizam-se canalizações e quadros eléctricos da classe II de isolamento. Nem estando em condições normais os circuitos de distribuição facilmente acessíveis ao contrário dos equipamentos ligados aos circuitos finais.

a minha questão é porque não existir mais instalações em TN. como por exemplo a na distribuição em BT.

Nas redes de distribuição em BT o esquema é efectivamente o que eu chamo de um "falso" TN porque realmente como foi referido muitas vezes (para não dizer quase sempre :? ) não são cumpridos os comprimentos máximos!!!
*a vermelho.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O artigo 13.ºDiz

As redes de distribuição deverão funcionar com o neutro directamento ligado à terra!!!

Não impôe sistema TN!!!

O sistema terra pelo neutro é inviável para redes com mais de 200 a 250 metros (nos extremos)

O decreto refere-se a redes de segurança de redes de distribuição de energia eléctrica em Baixa Tensão.

Decreto Regulamentar n.º 90/84 de 26/12

E as DMA da EDP
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Duzia12 Escreveu:O artigo 13.ºDiz

As redes de distribuição deverão funcionar com o neutro directamento ligado à terra!!!

Não impôe sistema TN!!!

Impõe o neutro directamente ligado à terra e eu chamei-lhe de "falso" TN pelas razões que já referenciei.

O sistema terra pelo neutro é inviável para redes com mais de 200 a 250 metros (nos extremos)

É inviável mas é o que é feito (neutro ligado à terra)!!! Além de que os comprimentos máximos muitas vezes não são respeitados (isto é um facto e aí é que está o problema!!!).

O decreto refere-se a redes de segurança de redes de distribuição de energia eléctrica em Baixa Tensão.

Decreto Regulamentar n.º 90/84 de 26/12

E as DMA da EDP
*a vermelho!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não estou a perceber qual é a ideia de estar a confundir a ligação do neutro à terra nas redes de distribuição com o sistema TN.

A ligação usada nas redes de distribuição não terá exclusivamente a ver com o reforço da ligação da terra de serviço...? portanto evitar a flutuação do Neutro.

A ser assim, o sistema TN há-de aparecer a jusante na instalação de utilização com a ligação das massas ao Neutro.

Já agora gostava de saber qual o sistema que pensam usar-se numa siderurgia.

ohmico

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Pois, isso agora ....Apresentem cáculos reias
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

Pollux Escreveu:
Nuno Gonçalves Escreveu:o meu objectivo com este post era saber a opniao de cada um.

se acham que este sera o sistema do futuro em portugal.

sei como funcionam ambos os sistemas.

queria apenas adicionar ao meu conhecimento o vosso conhecimento de experiência.
O Constantino Soares defende isso.
Concordo plenamente ... O Eng. Constantino gosta muito disto.
Cumprimentos
Rocha
hvalentim
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 mai 2009, 21:58

Mensagem por hvalentim »

Boa tarde amigos,

Aqui vai a minha opinião relativamente a algumas coisas que foram ditas:

Nos circuitos finais é sempre TN-S mesmo cumprindo o comprimento máximo da canalização.
Não concordo! Pelas RTIEBT isso verifica-se quando a secção dos mesmo é inferior a 10mm2.

Se existir um problema de continuidade no condutor PEN num circuito final e se a fase tocar na massa do equipamento (defeito de isolamento) não existindo diferenciais o que acontece?É que o disjuntor/fusíveis não actuam neste caso estando uma tensão de defeito muito perigosa acessível e de valor muito superior à tensão limite convencional (UL).
Mais uma vez não concordo!!!! No esquema TN e desde que sejam cumpridos os comprimentos máximos, as correntes de defeito são da ordem dos kA, como tal seja um CC ou um defeito fase/terra, a protecção contra cc e contactos indirectos é garantida pelos dispositivos ( disjuntor ou fusiveis).

Daí utilizarem-se os diferenciais no TN-S (apenas para os circuitos finais).
Mais uma vez não concordo!!! O uso de diferencias no esquema TN é regra geral por duas situações:
- Não conseguirmos cumprir o comprimento máximo;
- Alimentação de circuitos de tomadas (nestes nunca conseguimos prever qual o tamanho da extensão do cabo a ligar).

Nas redes de distribuição em BT o esquema é efectivamente o que eu chamo de um "falso" TN porque realmente como foi referido muitas vezes (para não dizer quase sempre ) não são cumpridos os comprimentos máximos!
Concordo quando dizes que é um "falso TN" mas não por não serem cumpridos comprimentos máximos (nem têm do ser, a EDP só permite o esquema TT, para outros esquemas é necessário Transformadores e afins), digo que é um falso TN porque na realidade hoje em zonas urbanas é muito dificil conseguirmos terras distintas, como tal o que na realidade temos é uma terra única.

Nos circuitos de distribuição é TN-C e o problema descrito anteriormente não é grave nem muito provável de acontecer porque utilizam-se canalizações e quadros eléctricos da classe II de isolamento. Nem estando em condições normais os circuitos de distribuição facilmente acessíveis ao contrário dos equipamentos ligados aos circuitos finais.
Mais uma vez não concordo!!!! O que são canalizações da classe II? Relativamente aos quadros da classe II de isolamento não são necessários (explicação dada em cima, a protecçao está garantida). Aproveito para fazer uma chamada de atenção para a questão dos quadros de classe II, aconselho a leitura das RTIEBT para se conseguir perceber o que é necessário para garantirmos um quadro da classe II de isolamento.

Já agora e para terminar dou a minha opinião relativamente á questão do ENGº Nuno Gonçalves.
O esquema TN só não é utilizado em Portugal porque para a EDP é muito mais "fácil" fazer a distribuiçao em TT. O fácil a que me refiro é no sentido do risco e da responsabilização que seria necessário para fazer a distribuição em TN.

Termino com uma pergunta: se o TN é assim tao mau porque será que nos países como EUA, Suiça, Alemanha entre outros é o esquema de excelência???

NOTA:
Esta é apenas a minha opinião, vale o que vale. Não prentendo com o que disse ferir ou ofender ninguém.

Cumprimentos,

Hugo Valentim
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Apresentem uma situação real e façam contas por exemplo cabo LXS 4x70 mm^2 de 250 m, derivando uma linha de 150 m em cabo LXS 4x50mm^2 e alimentação de uma habitação a 6,9 KVA.

Sistema TN
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”