Ar condicionado Acson
Ar condicionado Acson
Instalei um ar condicionado acson de cassete.
O que acontece é que para frio trabalha mas quando mudo para aquecer a unidade interior faz um zumbido, para o ventilador e não sai disso.
Parece que fica bloqueada. Alguem que me possa ajudar nesta anomalia?
O que acontece é que para frio trabalha mas quando mudo para aquecer a unidade interior faz um zumbido, para o ventilador e não sai disso.
Parece que fica bloqueada. Alguem que me possa ajudar nesta anomalia?
Sérgio Figueiredo
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Re: Ar condicionado Acson
pode ser uma unidade que na placa eletronica venha so selecionada para fazer frio... lei-a os manuais e veja se encontra alguma coisa relacionada...
Re: Ar condicionado Acson
Contactei o fabricante e disseram que tenho que meter mais gás r410 no circuito porque não tem gás suficiente.
Como devo introduzir o gás?
Tenho a botija e a balança, disseram-me que tenho que meter mais 15g/m com o aparelho a trabalhar para frio.
como é que devo fazer?
ligo a mangueira da botija ao aparelho exterior e ponho-o a trabalhar para frio?
a botija é virada para cima ou para baixo?
preciso de ajuda urgente.
Obrigado caros colegas...
Como devo introduzir o gás?
Tenho a botija e a balança, disseram-me que tenho que meter mais 15g/m com o aparelho a trabalhar para frio.
como é que devo fazer?
ligo a mangueira da botija ao aparelho exterior e ponho-o a trabalhar para frio?
a botija é virada para cima ou para baixo?
preciso de ajuda urgente.
Obrigado caros colegas...
Sérgio Figueiredo
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Re: Ar condicionado Acson
Olá “sergiolf”,
Não sei se as tuas questões resultam de algum autdidactismo, mas, em todo o caso, os Manuais das marcas também dão algumas boas respostas:
mas, não sendo esclarecedor, coloca as tuas dúvidas!
Cumprimentos.
Não sei se as tuas questões resultam de algum autdidactismo, mas, em todo o caso, os Manuais das marcas também dão algumas boas respostas:
mas, não sendo esclarecedor, coloca as tuas dúvidas!
Cumprimentos.
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Re: Ar condicionado Acson
Olá
boa noite,
Pelo que percebi as duvidas são algumas e importantes, manda o modelo do aparelho e depois envio-te informações.
Cump.
Norberto
boa noite,
Pelo que percebi as duvidas são algumas e importantes, manda o modelo do aparelho e depois envio-te informações.
Cump.
Norberto
"Ajudar, é aprender!"
Re: Ar condicionado Acson
O modelo é o A5LC unidade exterior de 19599 BTU da ACSON e deixo em anexo as caracteristicas.
O comprimento dos tubos é 25 metros e disseram-me que o aparelho só traz gás para 8 metros.
Apartir deste comprimento tenho que introduzir 15g/m, mas não sei como o fazer.
Tenho o motor de vacuo, tenho a botija do gás, tenho a balança, tenho os manometros mas não sei como o fazer.
Peço ajuda caros colegas...
O comprimento dos tubos é 25 metros e disseram-me que o aparelho só traz gás para 8 metros.
Apartir deste comprimento tenho que introduzir 15g/m, mas não sei como o fazer.
Tenho o motor de vacuo, tenho a botija do gás, tenho a balança, tenho os manometros mas não sei como o fazer.
Peço ajuda caros colegas...
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Sérgio Figueiredo
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Re: Ar condicionado Acson
Boas
Como tens a garrafa de gás R410A verifica se tens uma válvula de saída ou se são duas, isto para saberes qual é a de liquido.
O R410A é carregado em fase liquida.
1º Fazes vácuo à instalação
2º Aguardas 4 horas com vácuo para verificares que não há fuga.
3º Carregas com a balança até igualares a pressão da garrafa (estamos no inverno e a garrafa está fria), verificas se o que marca a balança está correcto com as instruções do fabricante. (quando estás a iqualizar as pressões, páras se for carga em excesso.
4º Verificar se há fugas.
5º Abrir as valvulas da unidade exterior, e passado 30 minutos, podes por em marcha.
6º Depois da unidade estar em funcionamento, verificar se há fugas, e vais controlando as pressões e as temperaturas.
Cump.
Mário
Como tens a garrafa de gás R410A verifica se tens uma válvula de saída ou se são duas, isto para saberes qual é a de liquido.
O R410A é carregado em fase liquida.
1º Fazes vácuo à instalação
2º Aguardas 4 horas com vácuo para verificares que não há fuga.
3º Carregas com a balança até igualares a pressão da garrafa (estamos no inverno e a garrafa está fria), verificas se o que marca a balança está correcto com as instruções do fabricante. (quando estás a iqualizar as pressões, páras se for carga em excesso.
4º Verificar se há fugas.
5º Abrir as valvulas da unidade exterior, e passado 30 minutos, podes por em marcha.
6º Depois da unidade estar em funcionamento, verificar se há fugas, e vais controlando as pressões e as temperaturas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Ar condicionado Acson
Boas, antes de mais as desculpas pela demora na resposta. Coisas da internet.
em relação ao post do Mario as etapas estão bem, só deixo alguns apontamentos extras.
1 - Não é necessário esperar 30 minutos, isto porque?, porque ao carregar no estado liquido com o equipamento em funcionamento (frio) o freon vai ajustar-se com facilidade ao existente pela sua grande capacidade de miscibilidade.
2 - Como o comprimento é "significativo" deves levar em consideração a necesidade de sifões.
3 - Para um correcto funcionamento mede o sobreaquecimento e o subarrefecimento.
Como para qualquer mistura, o R-410A, deverá ser carregado no sistema na fase líquida. Em caso
de fuga, e uma vez que o R-410A é quase azeotrópico, é possível completar a carga, não existindo
necessidade de remover a restante carga do refrigerante (grande diferença em relação ao R407).
Uma vez que o R-410A é uma mistura que tem como base HFC, lubrificantes sintéticos, tais como
óleos polioléster (POE) ou óleos poliviniléter (PVE), são utilizados para assegurar uma lubrificação
satisfatória e uma boa miscibilidade, o que permite um bom retorno de óleo ao compressor.
Obs. A garrafa de "cabeça para baixo´" é quando não tem tubo de pesca.
Grande abraço
Norberto
em relação ao post do Mario as etapas estão bem, só deixo alguns apontamentos extras.
1 - Não é necessário esperar 30 minutos, isto porque?, porque ao carregar no estado liquido com o equipamento em funcionamento (frio) o freon vai ajustar-se com facilidade ao existente pela sua grande capacidade de miscibilidade.
2 - Como o comprimento é "significativo" deves levar em consideração a necesidade de sifões.
3 - Para um correcto funcionamento mede o sobreaquecimento e o subarrefecimento.
Como para qualquer mistura, o R-410A, deverá ser carregado no sistema na fase líquida. Em caso
de fuga, e uma vez que o R-410A é quase azeotrópico, é possível completar a carga, não existindo
necessidade de remover a restante carga do refrigerante (grande diferença em relação ao R407).
Uma vez que o R-410A é uma mistura que tem como base HFC, lubrificantes sintéticos, tais como
óleos polioléster (POE) ou óleos poliviniléter (PVE), são utilizados para assegurar uma lubrificação
satisfatória e uma boa miscibilidade, o que permite um bom retorno de óleo ao compressor.
Obs. A garrafa de "cabeça para baixo´" é quando não tem tubo de pesca.
Grande abraço
Norberto
"Ajudar, é aprender!"