Ar condicionado Acson

Responder
sergiolf
Curioso
Curioso
Registado: 27 abr 2008, 00:48

Ar condicionado Acson

Mensagem por sergiolf »

Instalei um ar condicionado acson de cassete.
O que acontece é que para frio trabalha mas quando mudo para aquecer a unidade interior faz um zumbido, para o ventilador e não sai disso.
Parece que fica bloqueada. Alguem que me possa ajudar nesta anomalia?
Sérgio Figueiredo
heldercosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 nov 2010, 21:22

Re: Ar condicionado Acson

Mensagem por heldercosta »

pode ser uma unidade que na placa eletronica venha so selecionada para fazer frio... lei-a os manuais e veja se encontra alguma coisa relacionada...
sergiolf
Curioso
Curioso

Mensagem por sergiolf »

Contactei o fabricante e disseram que tenho que meter mais gás r410 no circuito porque não tem gás suficiente.
Como devo introduzir o gás?
Tenho a botija e a balança, disseram-me que tenho que meter mais 15g/m com o aparelho a trabalhar para frio.
como é que devo fazer?
ligo a mangueira da botija ao aparelho exterior e ponho-o a trabalhar para frio?
a botija é virada para cima ou para baixo?
preciso de ajuda urgente.

Obrigado caros colegas...
Sérgio Figueiredo
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá “sergiolf”,

Não sei se as tuas questões resultam de algum autdidactismo, mas, em todo o caso, os Manuais das marcas também dão algumas boas respostas:
ACSON.jpg
ACSON.jpg (38.48 KiB) Visto 1904 vezes
mas, não sendo esclarecedor, coloca as tuas dúvidas!

Cumprimentos.
nuno_valente
Curioso
Curioso
Registado: 07 nov 2010, 17:48

Mensagem por nuno_valente »

na minha opiniao acho que deves contactar um tecnico da area
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Olá

boa noite,

Pelo que percebi as duvidas são algumas e importantes, manda o modelo do aparelho e depois envio-te informações.

Cump.
Norberto
"Ajudar, é aprender!"
sergiolf
Curioso
Curioso

Mensagem por sergiolf »

O modelo é o A5LC unidade exterior de 19599 BTU da ACSON e deixo em anexo as caracteristicas.

O comprimento dos tubos é 25 metros e disseram-me que o aparelho só traz gás para 8 metros.
Apartir deste comprimento tenho que introduzir 15g/m, mas não sei como o fazer.
Tenho o motor de vacuo, tenho a botija do gás, tenho a balança, tenho os manometros mas não sei como o fazer.

Peço ajuda caros colegas...
Anexos
ack.pdf
(19.72 KiB) Transferido 121 vezes
Sérgio Figueiredo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Como tens a garrafa de gás R410A verifica se tens uma válvula de saída ou se são duas, isto para saberes qual é a de liquido.

O R410A é carregado em fase liquida.

1º Fazes vácuo à instalação
2º Aguardas 4 horas com vácuo para verificares que não há fuga.
3º Carregas com a balança até igualares a pressão da garrafa (estamos no inverno e a garrafa está fria), verificas se o que marca a balança está correcto com as instruções do fabricante. (quando estás a iqualizar as pressões, páras se for carga em excesso.
4º Verificar se há fugas.
5º Abrir as valvulas da unidade exterior, e passado 30 minutos, podes por em marcha.
6º Depois da unidade estar em funcionamento, verificar se há fugas, e vais controlando as pressões e as temperaturas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Boas, antes de mais as desculpas pela demora na resposta. Coisas da internet.

em relação ao post do Mario as etapas estão bem, só deixo alguns apontamentos extras.

1 - Não é necessário esperar 30 minutos, isto porque?, porque ao carregar no estado liquido com o equipamento em funcionamento (frio) o freon vai ajustar-se com facilidade ao existente pela sua grande capacidade de miscibilidade.
2 - Como o comprimento é "significativo" deves levar em consideração a necesidade de sifões.
3 - Para um correcto funcionamento mede o sobreaquecimento e o subarrefecimento.

Como para qualquer mistura, o R-410A, deverá ser carregado no sistema na fase líquida. Em caso
de fuga, e uma vez que o R-410A é quase azeotrópico, é possível completar a carga, não existindo
necessidade de remover a restante carga do refrigerante (grande diferença em relação ao R407).
Uma vez que o R-410A é uma mistura que tem como base HFC, lubrificantes sintéticos, tais como
óleos polioléster (POE) ou óleos poliviniléter (PVE), são utilizados para assegurar uma lubrificação
satisfatória e uma boa miscibilidade, o que permite um bom retorno de óleo ao compressor.

Obs. A garrafa de "cabeça para baixo´" é quando não tem tubo de pesca.

Grande abraço
Norberto
"Ajudar, é aprender!"
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”