alcpf Escreveu:Tenho algumas duvidas que gostaria se fosse possível me ajudar. Na minha residência tenho 17 janelas com motor. Os interruptores são de 2 botões. Um para subir e outro pra descer. Ambos para cima, o motor está parado. Acontece que nos quartos tem 3 interruptores para cada janela mas nunca ficou ligado os outros 2 (1 à entrada do quarto e 1 em cada lado da cama)! É possível usar todos com a tecnologia X10 ou EIB? Se eu premir num interruptor para baixo, este segura-se nessa posição baixando o estore até parar ou eu manualmente premir inversamente ou premir no botão de do lado que fará com que o anterior desligue! Mas em 3 interruptores, poderá 1 estar ativado pra cima e outro pra baixo. Não dá barraca? Cada interruptor levara um aparelho do X10? Como eles são alimentados? Esses aparelhos consomem muita energia (considerando que tenho 17 estores) e continuadamente ou somente quando clicamos? Mais perguntas tinha pra fazer, mas não quero abusar da tua bondade. Tb já deu pra perceber que sou leigo na materia, ou melhor, iniciei somente agora a debruçar sobre esse assunto! Fico-te obrigado desde ja. Abraço
alcpf Escreveu:Uma duvida. Tenho estores eletricos instalados com fio 1.5mm que percorre todos estoros e conectado ao quadro com disjuntor de 10a. Tenciono adaptar esse sistema para domotica. Haverá problema usar o mesmo tubo que passa o fio eletrico para passar o fio de domotica (EIB)? Será perigoso, legal? Obrigado
Olá "alcpf".
Antes de mais, deixe-me falar um pouco de EIB/KNX.
Este sistema é caro e só compensa se todo o edifício for feito com base neste sistema.
Comandar simplesmente os estores é puro desperdício de dinheiro.
Existem outros inconvenientes, nomeadamente, cada carga (seja ela qual for) tem de ser comandada individualmente no quadro, quer isto dizer, que se tens 17 estores e usando o sistema KNX/EIB tinhas de teres 17 saídas do Quadro a cada estore; Podias ter um ou vários pontos em comum na casa, onde pudesses instalar os actuadores e assim não tinhas de ter as 17 saídas vindas do quadro, mas em termos estéticos (tubagem e cablagem para interligação da linha de comandos à linha de actuadores) é desastroso.
O sistema KNX/EIB (comum a todos os fabricantes que usem o protocolo KNX/EIB) também se distingue da domótica (em que cada fabricante tem o seu sistema) pelo facto de necessitar de um software de programação (ETS) ou chave de programação (da Hager, por exemplo) para que os componentes do sistema possam ser programados e interagir entre si.
Dado que o cabo que é usado no sistema de comandos (BUS) e no sistema de actuadores ter tensões diferentes e estarem estipulados para tensões diferentes não os podes instalar no mesmo tubo e até podia provocar alguma interferência em cabos mais sensíveis.
Dado isto, eu esquecia o KNX/EIB e ia para outra solução.
Solução 1 (mais económica):
Manter a instalação actual, mas electrificá-la correctamente, que à primeira vista não está muito bem. Por exemplo, usar o sistema da Efapel.
Solução 2 (mais cara que a 1 mas mais barata que o KNX/EIB):
Usar os sistema Zig-Bee da Legrand ou Bticino.
Com este sistema, basta colar na parede ou instalar nas caixas de aparelhagem actuais os comandos por rádio frequência (funcionam a pilhas do tipo pastilha) e colocar actuadores dentro da caixa de estores cuja alimentação deste actuadores virá da linha principal de estores, ou seja, a linha que vem directamente do Quadro.
Tal como referi, os comandos e os actuadores comunicam entre si por Rádio Frequência e podes colocar vários comandos e associá-los aos actuadores que quiseres. Exemplo, podes colar um actuador junto à porta de entrada da sua casa que irá comandar todos os estores da casa, sem que tenhas de passar cablagem ou tubagem entre este comando e os vários actuadores.
Se mais tarde quiseres ampliar este sistema, podes fazer o mesmo para a iluminação, bastando colocar os actuadores nas bases das luminárias, nas caixas de aparelhagem dos comandos actuais ou
em último recuso nas caixas de derivação da iluminação, uma vez que todos os fios dos comandos desaparecem.
Existe muitas soluções, é uma questão de ter bastante dinheiro para as pagar...
Não sei se era isto que pretendia saber, mas é que o seu texto está um pouco confuso quanto ao que pretende...