Acompanhamento de obra ITED.

Responder
Paulojb
Curioso
Curioso
Registado: 09 abr 2009, 12:30

Acompanhamento de obra ITED.

Mensagem por Paulojb »

Ex.mos:

Existe uma grande dúvida que possuo e que ninguém me consegue esclarecer.

Muitos dos projectos que fiz a nível da especialidade ITED foram já implementados em obra.

No entanto, houve outros que não chegaram a "sair do papel".

A minha pergunta é muito simples: "Como sei eu que a obra, para a qual executei um projecto ITED, já iniciou?"

Imaginem que fazem um projecto e que não têm conhecimento que essa obra teve início. Lembro que o início pode ser feito no imediato, ou então, passados anos.

Poderá o projectista ser "castigado" por não ter feito o acompanhamento da obra? Afinal de contas, o proprietário tipico não quer o projectista a moer-lhe o juízo para fazer as coisas em conformidade com o projecto. Preferencialmente, prefere chamá-lo no final para fazer as telas finas.

Em que ficamos????
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: Acompanhamento de obra ITED.

Mensagem por carlos_cfr7 »

eu não assino..nao presenciei, nao assino.

se nao quiseres assinar, podes emitir a declaraçao que abdicas da responsabilidade, e o empreiteiro/proprietario logo há de pedir o instalador para assinar a responsabilidade de projectista, e assinar como presenciou a instalaçao.
Eng. de electrónica e telecomunicações
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

podes ler o tópico que já existe sobre esse assunto:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... to+de+obra
Learning is the goal!!
nunoconde
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jan 2011, 19:37

Mensagem por nunoconde »

Muito simples de resolver, em primeiro lugar, no próprio projecto, para nos salvaguardarmos metemos uma nota que o projectista terá de ser avisado aquando do inicio de obra e dos ensaios, para se poder assinar no final o livro de obra. Caso tal nao aconteça não se assume tal responsabilidade e não se assina o livro de obra.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

Paulojb Escreveu:Ex.mos:

Existe uma grande dúvida que possuo e que ninguém me consegue esclarecer.

Muitos dos projectos que fiz a nível da especialidade ITED foram já implementados em obra.

No entanto, houve outros que não chegaram a "sair do papel".

A minha pergunta é muito simples: "Como sei eu que a obra, para a qual executei um projecto ITED, já iniciou?"

Imaginem que fazem um projecto e que não têm conhecimento que essa obra teve início. Lembro que o início pode ser feito no imediato, ou então, passados anos.

Poderá o projectista ser "castigado" por não ter feito o acompanhamento da obra? Afinal de contas, o proprietário tipico não quer o projectista a moer-lhe o juízo para fazer as coisas em conformidade com o projecto. Preferencialmente, prefere chamá-lo no final para fazer as telas finas.

Em que ficamos????
Referes-te a projectos que deram entrada na Câmara depois de 31 de Março de 2010, certo?
Paulojb
Curioso
Curioso
Registado: 09 abr 2009, 12:30

Mensagem por Paulojb »

Caríssimo Electro 99,

Refiro-me a todas as datas.

Ainda há uns tempos executei um projecto de ITED 2 para uma obra a cerca de 200 km do meu local de residência e trabalho.

Não faço qualquer ideia do ponto de evolução da obra. Nada me garante que essa obra já não começou a ser executada.

Não faço ideia de quem são os proprietários da obra e a pessoa que me entregou o trabalho também não me sabe dar um ponto de situação.

Eu tenho uma ressalva na memória descritiva, para que o técnico projectista seja notificado por escrito, com aviso de recepção. No entanto, tanto quanto ouvi falar, os técnicos da ANACOM estão-se nas tintas para essa ressalva.

Alguém me sabe informar se isso é verdade?

Se é, acho uma hipócrisia de todo o tamanho, pois existe vontade dos técnicos em cumprir, mas acho ridículo andarmos atrás dos proprietários para verificar se eles já deram início à execução da obra.

Abraço.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Paulojb Escreveu:Caríssimo Electro 99,

Refiro-me a todas as datas.

Ainda há uns tempos executei um projecto de ITED 2 para uma obra a cerca de 200 km do meu local de residência e trabalho.

Não faço qualquer ideia do ponto de evolução da obra. Nada me garante que essa obra já não começou a ser executada.

Não faço ideia de quem são os proprietários da obra e a pessoa que me entregou o trabalho também não me sabe dar um ponto de situação.

Eu tenho uma ressalva na memória descritiva, para que o técnico projectista seja notificado por escrito, com aviso de recepção. No entanto, tanto quanto ouvi falar, os técnicos da ANACOM estão-se nas tintas para essa ressalva.

Alguém me sabe informar se isso é verdade?

Se é, acho uma hipócrisia de todo o tamanho, pois existe vontade dos técnicos em cumprir, mas acho ridículo andarmos atrás dos proprietários para verificar se eles já deram início à execução da obra.

Abraço.
Boas;
O teu caso é praticamente igual ao meu, excepto que os projectos são "relativamente" perto. Como no teu caso tb tenho uma ressalva na memória. Tenho ainda outra, numa ficha técnica (obrigatoriedade de informar projectista)
Não te sei confirmar se os técnicos da Anacom estão ou não nas tintas para estas ressalvas; Se sim, fazem mal! No meu csaso tenho todo o gosto em acompanhar as obras! Claro que sim! Agora, não me peçam, para andar "em cima" dos donos da obra a procurar quando estas começam ou não.
Abraço
Ferreira Cruz
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”