Comutação de Escada acender duas lâmpadas

Responder
FAMRIBEIRO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 dez 2007, 13:12

Comutação de Escada acender duas lâmpadas

Mensagem por FAMRIBEIRO »

Estou a construir a minha casa e a fazer a parte eléctrica, gostava de saber se é possível no tubo por onde passa a comutação de um interruptor para o outro, também é possível levar a fase e neutro, para o outro comutador, isto para dar seguimento à instalação, visto agora não ser necessário caixas de derivação e as derivações serem feitas atrás dos interruptores.
Ou sejam se é possível passarem cinco fios no mesmo tubo.
Nefelim

Re: Comutação de Escada acender duas lâmpadas

Mensagem por Nefelim »

Olá

Claro que é assim, vai um tubo á lempada da caixa e outro ao comutador e do comutador ao outro directo

Afinal que electricista és tu?

Um abraço
FAMRIBEIRO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 dez 2007, 13:12

Mensagem por FAMRIBEIRO »

Sou um electricista de fim de semana.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Eu vi logo

Mas o outro devia ainda uma lagosta

Um abraço
2cabmatos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 out 2007, 18:28

Mensagem por 2cabmatos »

eu nao tive tempo de por aki o esquema para veres mas quando puder meto-o.
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

FAMRIBEIRO Escreveu:Estou a construir a minha casa e a fazer a parte eléctrica, gostava de saber se é possível no tubo por onde passa a comutação de um interruptor para o outro, também é possível levar a fase e neutro, para o outro comutador, isto para dar seguimento à instalação, visto agora não ser necessário caixas de derivação e as derivações serem feitas atrás dos interruptores.
Ou sejam se é possível passarem cinco fios no mesmo tubo.
olá como diz o amigo nefelim aí por volta de 1967 quando apareceram as caixas de aparelhagem fundas começou-se a fazer instalações sem caixas de derivação pois todas as derivações eram feitas no fundo das caixas de aparelhagem. na minha zona fui pioneiro nesse metodo de fazer instalações e devo dizer que me agrada bastante ver um apartamento ou vivenda sem caixas espalhadas por tudo quanto é sitio
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Boa noite! da-me impressão que ainda estamos a trabalhar á cinco anos atrás,pois se seguirem o regulamento isso já não é possivel, só se já tiver contador! e trabalhar á vontade! de resto as derivações só em caixa derivação! ou no caso das tomadas repicagem de tomada para tomada até ao máximo de oito.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
e como é evidente na iluminação colocava sempre caixas de derivação!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

Varejo Escreveu:Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
eu quiz dizer 1967 e desde 1974 que não trabalho em construção civil portanto hoje não sei normas mas ainda sei como se faz uma instalação.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

sousa Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
eu quiz dizer 1967 e desde 1974 que não trabalho em construção civil portanto hoje não sei normas mas ainda sei como se faz uma instalação.
Boas, eu também falava no passado, pq já deixei a construção civil desde 2000!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Tá todos desculpados! Atenção que agora o pessoal que fazia as instalações nomeadamente, Empreiteiros, serventes, pedreiros e outros curiosos, se for para certificação da Certiel cuidado! o eléctricista que faça o pedido tem de se responsabilizar pela mesma com as agravant4es que ai adevenham! quando tiver contador continua a bagunça.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”