Comutação de Escada acender duas lâmpadas
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 dez 2007, 13:12
Comutação de Escada acender duas lâmpadas
Estou a construir a minha casa e a fazer a parte eléctrica, gostava de saber se é possível no tubo por onde passa a comutação de um interruptor para o outro, também é possível levar a fase e neutro, para o outro comutador, isto para dar seguimento à instalação, visto agora não ser necessário caixas de derivação e as derivações serem feitas atrás dos interruptores.
Ou sejam se é possível passarem cinco fios no mesmo tubo.
Re: Comutação de Escada acender duas lâmpadas
Olá
Claro que é assim, vai um tubo á lempada da caixa e outro ao comutador e do comutador ao outro directo
Afinal que electricista és tu?
Um abraço
Claro que é assim, vai um tubo á lempada da caixa e outro ao comutador e do comutador ao outro directo
Afinal que electricista és tu?
Um abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 dez 2007, 13:12
Olá
Eu vi logo
Mas o outro devia ainda uma lagosta
Um abraço
Eu vi logo
Mas o outro devia ainda uma lagosta
Um abraço
eu nao tive tempo de por aki o esquema para veres mas quando puder meto-o.
olá como diz o amigo nefelim aí por volta de 1967 quando apareceram as caixas de aparelhagem fundas começou-se a fazer instalações sem caixas de derivação pois todas as derivações eram feitas no fundo das caixas de aparelhagem. na minha zona fui pioneiro nesse metodo de fazer instalações e devo dizer que me agrada bastante ver um apartamento ou vivenda sem caixas espalhadas por tudo quanto é sitioFAMRIBEIRO Escreveu:Estou a construir a minha casa e a fazer a parte eléctrica, gostava de saber se é possível no tubo por onde passa a comutação de um interruptor para o outro, também é possível levar a fase e neutro, para o outro comutador, isto para dar seguimento à instalação, visto agora não ser necessário caixas de derivação e as derivações serem feitas atrás dos interruptores.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite! da-me impressão que ainda estamos a trabalhar á cinco anos atrás,pois se seguirem o regulamento isso já não é possivel, só se já tiver contador! e trabalhar á vontade! de resto as derivações só em caixa derivação! ou no caso das tomadas repicagem de tomada para tomada até ao máximo de oito.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
e como é evidente na iluminação colocava sempre caixas de derivação!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
eu quiz dizer 1967 e desde 1974 que não trabalho em construção civil portanto hoje não sei normas mas ainda sei como se faz uma instalação.Varejo Escreveu:Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, eu também falava no passado, pq já deixei a construção civil desde 2000!!!sousa Escreveu:eu quiz dizer 1967 e desde 1974 que não trabalho em construção civil portanto hoje não sei normas mas ainda sei como se faz uma instalação.Varejo Escreveu:Boas, eu também nunca coloquei caixas de derivação para tomadas, era sempre repicada tomada a tomada até máximo de 8 no caso de tomadas de serviço!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Tá todos desculpados! Atenção que agora o pessoal que fazia as instalações nomeadamente, Empreiteiros, serventes, pedreiros e outros curiosos, se for para certificação da Certiel cuidado! o eléctricista que faça o pedido tem de se responsabilizar pela mesma com as agravant4es que ai adevenham! quando tiver contador continua a bagunça.