ligar termostato imersao/bomba circuladora
-
- Electricista de 3ª
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 1 time
ligar termostato imersao/bomba circuladora
boas tardes.
Para fazer acionar uma bomba circuladora através de uma termostato de imersão quando atingir determinada temperatura, basta ligar o termostao de imersão directamente á bomba circuladora, não é assim? A bomba neste caso não precisa de mais nenhuma alimentação?
obrigado a todos
Para fazer acionar uma bomba circuladora através de uma termostato de imersão quando atingir determinada temperatura, basta ligar o termostao de imersão directamente á bomba circuladora, não é assim? A bomba neste caso não precisa de mais nenhuma alimentação?
obrigado a todos
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 nov 2010, 21:22
Re: ligar termostato imersao/bomba circuladora
EM PRIMCIPIO PODE-SE FAZER ISSO DIRETAMENTE DO TERMOSTATO, MAS TEM EM COMTA O COMSUMO DA CIRCULADORA EM QUESTAO...
-
- Electricista de 3ª
isso quer dizer o quê mais propriamente? Há outra alternativa de ligação?
obrigado
obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Electricista de 3ª
niguém consegue me dar uma resposta mais concreta?
obrigado
obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
O termostato fica ligado em serie com a bomba, isto se o consumo da bomba estiver dentro dos parâmetros do termostato. Se não estiver dentro dos parâmetros, tens que fazer a marcha da bomba com um relé, para proteger os contactos do termostato.
Cump.
Mário
O termostato fica ligado em serie com a bomba, isto se o consumo da bomba estiver dentro dos parâmetros do termostato. Se não estiver dentro dos parâmetros, tens que fazer a marcha da bomba com um relé, para proteger os contactos do termostato.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Electricista de 3ª
já agora pode-me dizer onde posso ver esses parametros? peço desculpa pela ignarancia.obrig
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Estão na bomba e no termostatojoedualmar Escreveu:já agora pode-me dizer onde posso ver esses parametros? peço desculpa pela ignarancia.obrig
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 28 jun 2010, 11:01
- Has thanked: 1 time
Será algo parecido com o que aparece nesta chapa, em que o mais importante para a situação referida é o que aparece no campo " Kw " . Caso nao tenha esse campo será o dos amperes o que importa. Consoante esse valor é que saberá qual a corrente de consumo do motor e a partir daí terá de ver se a corrente admissivel nos contactos do termostato suporta essa amperagem.
- Anexos
-
- chapa_caracteristicas_motor.jpg (56.92 KiB) Visto 3435 vezes
FGaspar
olha existem no mercado já termostatos com manometro e tudo pra poderes colocar em funcionamento a bomba circuladora o mais facil é falares com alguem que instale aquecimentos e eles indacom-te quais os melhores, eu até te dava a marca de um que o meu patrao costuma utilizar mas não me recordo da marca. Vou ver se me recordo e depois digo-te alguma coisa
-
- Electricista de 3ª
obrigado. mas eu tenho o termostato, o meu problema é ligar o termostato á bomba circuladora, a última vez que liguei tudo isto a bomba nunca parava e devia ligar quando a água chegasse aos 45 ou 50º ou parar quando baixasse desta temperatura. coloquei a bomba com a seta no sentido certo mas nada. obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Been thanked: 10 times
joedualmar Escreveu:obrigado. mas eu tenho o termostato, o meu problema é ligar o termostato á bomba circuladora, a última vez que liguei tudo isto a bomba nunca parava e devia ligar quando a água chegasse aos 45 ou 50º ou parar quando baixasse desta temperatura. coloquei a bomba com a seta no sentido certo mas nada. obrigado
Pode pôr aqui a referência do termostato para poder ver as suas caracteristicas?
-
- Electricista de 3ª
Série 622.
Termóstato de imersão regulável. Ligação da sonda 1/2" M. Caixa de protecção em material plástico auto-extinguível. Contactos em Ag 1000/1000. Campo de regulação temperatura de 0ºC a 90ºC. Temperatura máx. da sonda 80ºC. Temperatura máx. do bolbo 125ºC. Pressão máx. 10 bar. Diferencial Dt 4 ± 1K. Gradiente térmico 1 Km/min. Tensão 24 a 380 V. Corrente nos contactos 15A (2,5) a 250V e 7A a 380V. Grau de protecção IP40. Com manípulo com escala graduada para regulação da temperatura desejada.
é da caleffi
Termóstato de imersão regulável. Ligação da sonda 1/2" M. Caixa de protecção em material plástico auto-extinguível. Contactos em Ag 1000/1000. Campo de regulação temperatura de 0ºC a 90ºC. Temperatura máx. da sonda 80ºC. Temperatura máx. do bolbo 125ºC. Pressão máx. 10 bar. Diferencial Dt 4 ± 1K. Gradiente térmico 1 Km/min. Tensão 24 a 380 V. Corrente nos contactos 15A (2,5) a 250V e 7A a 380V. Grau de protecção IP40. Com manípulo com escala graduada para regulação da temperatura desejada.
é da caleffi
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Been thanked: 10 times
joedualmar Escreveu:Série 622.
é da caleffi
Com contatos para 15A, em principio não ha problema em ligar o motor com a alimentação (fase ) a passar directamente pelo termostato.
Se o termostacto estiver em condições o motor tem que arrancar e parar, consuante o termostato mude de estado (aberto / Fechado).
Pode verificar o termostato colocando-o dentro de um recipiente com água a aquecer e verificar se o contacto funciona, se tiver um multimetro é o ideal, coloca na escala de ohms uma ponta de medida em cada terminal e deve dar zero (contacto fechado) e infinito (contacto aberto)
Olha podes ver o que eu costumo é o "Termostato ON/OFF Bomba circuladora " usar no seguinte Link "http://taniplast.com/cat.php?id=2" . este termostato permite não só fazer trabalhar a bomba circuladora mas tambem quando num recuperador permite controlar tambem em simultaneo uma caldeira de aquecimento. Ou seja se existe muita gemte que tinha caldeiras a gasoleo para aquecimento e agora optam por colocar a lenha pois fica-lhes mais barato. o que nós fazemos é utilizar as duas e assim quando o recuperador baixar da temperatura pra que foi recuperado liga a caldeira a gasoleo e assim que atinge a temperatura programada desliga-se e fica a funcionar somente com o recuperador. este termostato traz já o esquema pra ligação de modo a facilitar, pode ser um pouco mais caro mas permite-te programar a bomba circuladora a temperatura que tu kizerres. se tiveres alguma duvida basta dizer.joedualmar Escreveu:obrigado. mas eu tenho o termostato, o meu problema é ligar o termostato á bomba circuladora, a última vez que liguei tudo isto a bomba nunca parava e devia ligar quando a água chegasse aos 45 ou 50º ou parar quando baixasse desta temperatura. coloquei a bomba com a seta no sentido certo mas nada. obrigado
Um abraço
Olá,joedualmar Escreveu:obrigado. mas eu tenho o termostato, o meu problema é ligar o termostato á bomba circuladora, a última vez que liguei tudo isto a bomba nunca parava e devia ligar quando a água chegasse aos 45 ou 50º ou parar quando baixasse desta temperatura. coloquei a bomba com a seta no sentido certo mas nada. obrigado
No termostato tens 3 contactos que podem estar indicados como C (comum), NO ou 2 (normalmente aberto) e 1 ou NC (normalmente fechado).
Como queres que a circuladora só comece a funcionar a partir de um determinada temperatura, que vais definir com o termostato, colocas a fase da circuladora a passar pelo termostato e ligas a entrada em C e a sair em 2.
Cumprimentos