duvidas...

Responder
karlito
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2007, 23:41

duvidas...

Mensagem por karlito »

Olá,

Estou a começar uma instalação nova, e gostaria que me esclarecesse algumas duvidas:

1) Vou instalar um quadro parcial na despensa, porque não tenho espaço no quadro principal, e porque vou instalar modulos de domotica da Legrand. Mas sera que é permitido visto que no regulamento diz que só se pode instalar que um quadro principal, não falam sobre quadros parciais a menos os da cave e do 1ºandar
2) Estou a utilizar o tubo anelado par as canalizações embebidas na parede para a iluminação por exemplo. Mas no regulamento diz que deves utilizar tubos superior a IK07 e o tubo anelado é inferior, posso utilizar??
3) A tomada da aspiração central deve ser um circuito separado ou posso por num circuito de tomadas de uso geral (total 8)
4)Tenho uma situação onde os interruptores estão dentro da casa de banho no volume 2, não posso por-las no exterior. Tenho uma protecção dif de 30mA, a certiel pode me chatear com isso??
5)Posso ligar ao circuito da iluminação interior a luz exterior de uma varanda
6) Posso ligar as tomadas de uso geral de uma cozinha por exemplo uma tomada exterior de uma varanda

Obrigado por me esclarecer esta duvidas

Karlito
Nefelim

Re: duvidas...

Mensagem por Nefelim »

Olá

Tá aí muita coisa no forum

Um abraço
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

Ola Nefelim,

Mas não me podem responder concretamente?!
Ajudava-me um pouco...já há algun tempo que não faço instalações de raiz...
Obrigado

Abraços
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Em vez de começares pela raíz, começa pelas folhas.
Não sejas preguiçoso

Um abraço
helgo2006
Curioso
Curioso
Registado: 14 nov 2007, 13:08

Mensagem por helgo2006 »

Amigo karlito vou tentar responder a algumas das tuas questões:
1-Desde que haja um quadro principal situado na entrada podes meter vários quadros parciais desde que estes sejam também protegidos pelo quadro principal, os quadros têm que estar colocados num sitio com visibilidade e onde haja fácil acesso.
2-nas canalizações podes utilizar tubo anelado
3-Eu normalmente meto sempre um circuito separado para a aspiração central
4-??????
5-Sim
6-Sim

Espero ter ajudado alguma coisa!!
Cumprimentos
Hélio
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Ele exlicou tudo bem

Mais alguma coisa um abraço
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

Obrigado helio por me teres respondido.

o nº4 que não respondeste é o seguinte: tenho uma casa de banho onde não posso por os interruptores fora da casa de banho. o unico sitio onde coloquei os interruptores são no interior da casa de banho no volume de protecção 2, não posso por no volume 3 visto que a casa de banho é pequena. Tenho un diferencial a cabeça do quadro de 30 mA. A minha pergunta é: posso deixar isto assim??

Aguardo uma resposta

Obrigado
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Eu vou indicar o que podes pôr no volume 2
canalizações-SM
caixas de Ligação-Não
Interruptores-NÃO
TRS 12V SIM
Tomadas-Não

Conclusão-Não podes-a única solução era um botão a TRS de 12 Vosts

Um abraço
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

Olá Nefelim,

Obrigado pela resposta, mas ainda continua com o meu problema. E se conseguir por o interruptor no volume 3, pode ser?? (a instalação será protegida por diferencial de 30 mA)
Outra coisa, falando do tubo anelado, o helder disse que era permitido, nos livros dizem que tem que ser IK 07 no minimo, estou a falar embebido nas paredes tipo entre interruptor e caixas de derivação, não na coluna que sei que não é permitido... tirando o tubo corrugado liso...agora não sei qual é o IK do tubo anelado. O qué que utilizam?

Obrigado

Karlito
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Quanto ao tubo quase todos os fabricantes tem as especificações técnicas publicadas nas suas paginas de Internet que podes consultar com alguma facilidade.

Aliás deves utilizar materiais para os quais depois não tenhas dificuldades de obter os certificados, caso a Certiel tos venha a pedir

Um abraço
TRouBLeMaKeR
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 10:51

Mensagem por TRouBLeMaKeR »

Boas Karlito
Não sei que tubo anelado gasta mas se usar o tubo anelado da Legrand não tem esse problema visto o Ik ser 08.
karlito
Curioso
Curioso

Mensagem por karlito »

olá,

O tubo anelado que utilizo é o tradicional, sei la da AL ou VIPLAS, mas tambem no tubo não esta marcado. Tambem não encontrou nada no site deles!! Qual é que utiliza-se?

Abraços
Responder

Voltar para “Dúvidas”