Armarios de distribuição em condominios fechados
Armarios de distribuição em condominios fechados
Boas.
Gostaria de saber se alguem dos presente sabe como resolver o problema relativamente a armários de distribuição nos condominios fechados, pela certiel temos que colocar armarios de IP45 mas os fabricantes so fabricam armarios tipo W com IP 43 e IP 44, pergunto se alguem já passou por problema semelhante.
Cumprimentos
Gostaria de saber se alguem dos presente sabe como resolver o problema relativamente a armários de distribuição nos condominios fechados, pela certiel temos que colocar armarios de IP45 mas os fabricantes so fabricam armarios tipo W com IP 43 e IP 44, pergunto se alguem já passou por problema semelhante.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
Re: Armarios de distribuição em condominios fechados
Nota nos sitios exteriores o IP min é ipx3, mas tem atenção que nos condominios fechados se quiseres podes colocar armarios de distribuição não normalizados como algumas vezes tive que decorrer...
Daniel Silva Pires - Eng.º
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
O colega tem razão o que exigido regulamentarmente é:
"Os armários de distribuição deverão ter índices de protecção mínimos IP45 e IK10 de acordo com a Norma Portuguesa NP EN 60529 e Norma EN 50102 respectivamente (NP EN 60529 – Graus de Protecção Assegurados pelos Invólucros – Código IP; EN 50102 – Graus de protecção Assegurados pelos Invólucros contra os Impactos Mecânicos – Código IK)."
Fonte: "Guia Técnico dos Armários de Distribuição e os Seus Maciços de Fundação" Edição 2001 da DGE
E realmente os fabricantes (pelo menos os que conheço) têm IP44 e IP43. Não faço ideia como justificam isto
!!!???
"Os armários de distribuição deverão ter índices de protecção mínimos IP45 e IK10 de acordo com a Norma Portuguesa NP EN 60529 e Norma EN 50102 respectivamente (NP EN 60529 – Graus de Protecção Assegurados pelos Invólucros – Código IP; EN 50102 – Graus de protecção Assegurados pelos Invólucros contra os Impactos Mecânicos – Código IK)."
Fonte: "Guia Técnico dos Armários de Distribuição e os Seus Maciços de Fundação" Edição 2001 da DGE
E realmente os fabricantes (pelo menos os que conheço) têm IP44 e IP43. Não faço ideia como justificam isto

-
- Velha Guarda
Não sei até que ponto o guia técnico da DGE prevalece sobre uma instalação de dominio privado como acontece no condominio fechado em que quem analiza as instalações é a CERTIEL e não a EDP.
Como indiquei recentemente, tive que utilizar armarios não normalizados e a CERTIEL teve que aceitar.
Como indiquei recentemente, tive que utilizar armarios não normalizados e a CERTIEL teve que aceitar.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Então mas imagine que não era um condomínio fechado onde é que arranja armários com IK>=45? Eu não conheçodanieljpires Escreveu:Não sei até que ponto o guia técnico da DGE prevalece sobre uma instalação de dominio privado como acontece no condominio fechado em que quem analiza as instalações é a CERTIEL e não a EDP.

Agora nesse caso a CERTIEL teve que aprovar que remédio tem! Porque pelos visto o mercado não oferece os ditos armários. Agora parece-me que existe aqui alguma incoerência ou erro regulamentar!!!
-
- Velha Guarda
Caso seja um empreendimento publico assim teremos que respeitar o guia tecnico.
è bom nao esquecer que ha menos de 10 anos os AD's eram em metal e não em poliester e a legislação manteve-se...
Deve porventura existir um erro regulamentar.
è bom nao esquecer que ha menos de 10 anos os AD's eram em metal e não em poliester e a legislação manteve-se...
Deve porventura existir um erro regulamentar.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Já está explicado (se bem que na minha opinião esta situação devia estar melhor acautelada mas!): ver pág. 4 do PDF anexo logo ao início da página alínea a).
- Anexos
-
- DMA-C62-801N (Armários de Distribuição).pdf
- (709.5 KiB) Transferido 196 vezes
Desde já agradeço a vossa atenção.boias Escreveu:Boas.
Cumprimentos
Como sou novo não tenho permissoes para ver anexos, pelo que se poder enviar por email agradecia.
Quando diz armários não normalizados, está a falar em armários tipo himel com IP45.
Depois deste post encontrei quem em Portugal comercialize armários tipo W com IP45/IK10 no qual deixo ficar o link para quem esteja interressado.
http://www.iberglobal.pt/PDF/iberglobal_ficha012010.pdf
cumprimentos
Caros srs
Já tenho uma resposta para este caso, não há como ir à fonte.
Fui à CERTIEL, onde fui muito bem atendido, então o problema relativamente aos IP está ultrapassado, não existe qualquer problema em usar os armários com IP44, e aceites pela EDP.
Com os melhores cumprimentos
Fui à CERTIEL, onde fui muito bem atendido, então o problema relativamente aos IP está ultrapassado, não existe qualquer problema em usar os armários com IP44, e aceites pela EDP.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 dez 2010, 23:27
Atenção que em casos particulares o IP é mesmo para ser cumprido por essa razão existem os Armário tipo W com IP45/IK10.boias Escreveu:Caros srs