Método de referência para alimentação de QGBT

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Método de referência para alimentação de QGBT

Mensagem por joaoosvaldo »

danieljpires Escreveu:eu utilizo os cabos de 120 mesmo na ref F pois é mais simples um electricista manobrar cabos monopolares de 120 que 380 ou 240mm.

Deixava um conselho utiliza para PT publicos o que esta descrito na DGE que são os cabos de 380 e nos PT privados utiliza os cabos de 120 que é mais facil de manobrar para os instaladores...

Outro conselho é mais barato na globalidade (construção civil) entre o transformador e o QGBT ser em caminho de cabos além disso podes aplicar o metodo F doque tudo ser em caleira.
Neste caso vai ser mesmo em caleira porque o chão do PT vai ficar sobre elevado porque vai levar um enchimento de betão e não vão ser enchidos apenas os locais onde vão passar as caleiras.

Mas ter em atenção que a secção de 120mm2 se refere a cobre enquanto que se colocar 4 cabos de 120mm2 de cobre em paralelo e se colocar 2 cabos LSVV 1x380mm2 em paralelo (alumínio) a nível de preço a segunda opção com os cabos LSVV é "brutalmente" mais económica!!! Mas queria uma forma de justificar estes cálculos :? .

E fazer o paralelo de 4 cabos de 120mm2 (cobre) é mais difícil do que fazer o paralelo com 2 cabos de 380mm2 (alumínio).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Mensagem por danieljpires »

Sendo assim a unica forma conseguires safar é falares c/ a certiel sobre o assunto e tentar saber o Iz do cabo 380 aluminio para a referencia em causa... de outra forma não estou a ver ...:(
Daniel Silva Pires - Eng.º
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

De acordo as RTIEBT e com indicações das DRE (são estas entidades que analisam projectos de categoria B), as canalizações dentro de um PT não são abrangidas pelas RTIEBT.

Portanto, a canalização entre o Transformador e o QGBT e entre QGBT e o Q.Entrada podem ser determinadas de acordo com o indicado no Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em BT.
O QGBT pode acumular funções de QGBT e Q.Entrada, passando a ser denominado de Q.Entrada.

Aconselho mesmo a usar os cabos LSVV, pois como disse são extremamente mais económicos e amplamente utilizados neste tipo de ligações (Transf. - QGBT).
Na ligação QGBT - Q.Entrada recomendo utilização de cabos adoptados pela EDP nas redes de distribuição -> LSVV, LVAV, LSVAV, etc. também devido á componente económica.
ERCM80
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2010, 18:04

Mensagem por ERCM80 »

Boas;

Desculpem estar a insistir... mas... Porquê não usar os 2 condutores carregados?

Pergunto isto pq não sei exactamente qual a diferença entre 2 condutores carregados ou 3 condutores carregados.

Alguém tem uma imagem de corte dos dois tipos de cabo para eu ficar elucidado

Obrigado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ERCM80 Escreveu:Boas;

Desculpem estar a insistir... mas... Porquê não usar os 2 condutores carregados?

Pergunto isto pq não sei exactamente qual a diferença entre 2 condutores carregados ou 3 condutores carregados.

Obrigado
É simples:

2 Condutores carregados: monofásico (fase e neutro);

3 Condutores carregados: trifásico.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

Bom dia Este assunto tambem me interessa!
Tenho um PT aereo de 250 kVA a uns 30 metros do quadro de entrafa e pretendo 'levar' o cabo em vala com monocondutores (tinha pensado em 185 mm^2) acham que consigo garantir 1% nas quedas de tensão?
Que ref.: sugerem que devo usar para conseguir cumprir os requisitos?
obrigado
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Para que é que quer garantir 1% desde o PT até ao Q.Entrada?
ERCM80
Curioso
Curioso

Mensagem por ERCM80 »

joaoosvaldo Escreveu:
ERCM80 Escreveu:Boas;

Obrigado
É simples:

2 Condutores carregados: monofásico (fase e neutro);

3 Condutores carregados: trifásico.

Realmente é simples eh eh :lol:

Tão simples que até fico envergonhado :oops:

Obrigado pela explicação
ERCM80
Curioso
Curioso

Mensagem por ERCM80 »

g20 Escreveu:Bom dia Este assunto tambem me interessa!
Tenho um PT aereo de 250 kVA a uns 30 metros do quadro de entrafa e pretendo 'levar' o cabo em vala com monocondutores (tinha pensado em 185 mm^2) acham que consigo garantir 1% nas quedas de tensão?
Que ref.: sugerem que devo usar para conseguir cumprir os requisitos?
obrigado
Penso que de acordo com o Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de BT só tem de garantir <ou= a 8% nas quedas de tensão
ERCM80
Curioso
Curioso

Mensagem por ERCM80 »

Estou a analisar um projecto, já feito, com as seguintes características:

Potência do transformador 1000kVA

Tensão do secundário 420V

O projectista dimensionou:

Ligação no lado secundário (BT)

Cabos unipolares com isolamento e bainha PVC do tipo LSVV de 4x380mm2 por fase e 2x380mm2 para o neutro.

Pelas minhas contas os cabos 3x280mm2 por fase + 2x280mm2 chegavam... Mas não tenho muita sensibilidade para os factores de correcção que poderão estar envolvidos.

Na vossa opinião será que o projectista está a sobredimensionar os cabos ou sou eu que não estou a considerar os factores de correcção adequados (que é o mais provável)

Alguém me pode dizer quais são os factores de correcção mais críticos (os que normalmente costumam considerar em grosso modo)?

Obrigado
dltccorreia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2010, 21:38
Has thanked: 2 times

Mensagem por dltccorreia »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Qual o método de referência das RTIEBT adequado para o cálculo de uma canalização de um posto de transformação de alimentação ao QGBT, ou seja, canalização desde o transformador ao QGBT em caleira técnica no pavimento?

Penso que o método mais adequado será o B2, modo de instalação 33A (Cabos mono ou multicondutores em calhas embebidas nos pavimentos e nas paredes) para cabo de cobre XLPE (Quadro 52-C14)??? Mas nestas condições a secção máxima indicada é de 120mm2 o que obriga neste caso para uma potência de 630kVA a colocar 4 cabos de 120mm2 por fase em paralelo enquanto que se tivessem secções maiores podia reduzir o número de cabos em paralelo??? Como fazer neste caso?
Eu utilizo o B2. Sem duvida o mais adequado
José Baleiras
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2011, 09:33

Mensagem por José Baleiras »

Companheiros,
a corrente em cada fase é de cerca de 900A e nao de 300A,
I=P/raiz quadrada de 3 x cos de fi x tensão, isto dá a corrente trifásica e nao se divide por 3 é a corrente em cada fase.

Atenção que a secção dos cabos também se tem de ver a parte económica, com secções elevadas é muito dificil fazer as curvas dos cabos e o manuseio dos mesmos. Normalmente as secções mais utilizadas são até de 185mm2.

A utilização de caleiras ou de caminho de cabos tem muito a haver com o que a arquitectura nos deixa fazer e da maneira da construção dos Q.G.B.T.'s

José Baleiras
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

José Baleiras Escreveu:Companheiros,
a corrente em cada fase é de cerca de 900A e nao de 300A,
I=P/raiz quadrada de 3 x cos de fi x tensão, isto dá a corrente trifásica e nao se divide por 3 é a corrente em cada fase.

Atenção que a secção dos cabos também se tem de ver a parte económica, com secções elevadas é muito dificil fazer as curvas dos cabos e o manuseio dos mesmos. Normalmente as secções mais utilizadas são até de 185mm2.

A utilização de caleiras ou de caminho de cabos tem muito a haver com o que a arquitectura nos deixa fazer e da maneira da construção dos Q.G.B.T.'s

José Baleiras
Se os cabos forem ligados em paralelo a corrente divide-se pelos cabos. Se forem 3 cabos em paralelo deve-se dividir por 3 a corrente total e essa corrente será a corrente em cada cabo!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

kelve
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jan 2011, 02:48

Mensagem por kelve »

:D :D
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”