Ligação de aquecedor de WC

Responder
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 nov 2010, 17:00

Ligação de aquecedor de WC

Mensagem por quico »

Boas tardes amigos,

Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.

Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.

É o seguinte, fiz obras na WC, e pedi para me deixar um buraco no azulejo já com ligação à caixa de onde vai a electricidade para o tecto (caixa de junção??) para no futuro comprar um aquecedor. Como as obras foram no verão, não havia destes aquecedores à venda, ou seja, tenho que ser eu a montar. Comprei um, mas que trazia uma tomada normal. Cortei o fio, e meti mãos à obra.

Os srs das obras deixaram-me uma ligação com um fio preto e outro azul.
Nas instruções do candeeiro, diz que para fazer a ligação, tenho que ligar um dos fios à fase, e outro ao neutro.
Como calculei que o preto fosse o neutro (terra?), fiz as ligações dessa forma:
Neutro (do aquecedor) -> Preto
Fase (do aquecedor) -> Azul

Ele ficou a funcionar lindamente, mas não deixo de ter certas dúvidas existênciais, provavelmente básicas e ridiculas para quem percebe, e, para no futuro saber minimamente o que estou a fazer, aqui vai:

- Será que fiz a ligação bem?
- Como ver qual é fase na ligação da casa?
- Se na tomada, é indiferente ligar de uma forma ou ao contrário, porque é que ligando directamente aos fios tem que se respeitar a polaridade?!

Agradeço a paciência de quem puder responder.

Abraços e obrigadp.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Ligação de aquecedor de WC

Mensagem por ezer »

quico Escreveu:Boas tardes amigos,

Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.

Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.

É o seguinte, fiz obras na WC, e pedi para me deixar um buraco no azulejo já com ligação à caixa de onde vai a electricidade para o tecto (caixa de junção??) para no futuro comprar um aquecedor. Como as obras foram no verão, não havia destes aquecedores à venda, ou seja, tenho que ser eu a montar. Comprei um, mas que trazia uma tomada normal. Cortei o fio, e meti mãos à obra.

Os srs das obras deixaram-me uma ligação com um fio preto e outro azul.
Nas instruções do candeeiro, diz que para fazer a ligação, tenho que ligar um dos fios à fase, e outro ao neutro.
Como calculei que o preto fosse o neutro (terra?), fiz as ligações dessa forma:
Neutro (do aquecedor) -> Preto
Fase (do aquecedor) -> Azul

Ele ficou a funcionar lindamente, mas não deixo de ter certas dúvidas existênciais, provavelmente básicas e ridiculas para quem percebe, e, para no futuro saber minimamente o que estou a fazer, aqui vai:

- Será que fiz a ligação bem?
- Como ver qual é fase na ligação da casa?
- Se na tomada, é indiferente ligar de uma forma ou ao contrário, porque é que ligando directamente aos fios tem que se respeitar a polaridade?!

Agradeço a paciência de quem puder responder.

Abraços e obrigadp.

Em 1º lugar o aquededor não trazia uma tomada mas sim uma ficha, são cisas diferentes, tomada é o que tem nas paredes da habitação; o que é introduzido nessa aperelhagem e que os equipamentos têm é uma ficha.

Em casa, como em qualquer outro local o neutro é sempre o azul, a fase pode ser preto, castanho ou cinzento, se bem que em 99% das habitações a fase é preto, verde amarelo é sempre terra, que é diferente de neutro

Neutro - Azul
Fase - Preto ,castanho ou cinzento
Terra - Verde/Amarelo

A sua ligação do equipamento funciona, ao introduzirmos uma ficha numa tomada não sabemos se estamos a respeitar o neutro /neutro e fase/fase , mas como falamos de corrente alternada, nos equipamentos finais esse problema não se põe, no entanto se estamos a fazer as ligações , como é o caso numa caixa de ligações a concordância de cores deve ser respeitada.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Não deixo de fazer um reparo, de que esta instalação não foi realizada, de acordo com alguns conceitos minimos de segurança. Tratando-se de um WC (provávelmente com duche ou banheira), este circuito não está protegido, por meio de um diferencial de alta sensibilidade. Por outro lado apenas falou em neutro e fase, pressuponho que o terra não foi usado, logo não existe continuidade no circuito de terra e as massas do aparelho em questão. Mais ainda, o circuito foi "misturado" com o circuito de iluminação.

Dou os parabens às pessoas que tomam iniciativa, apresentam vontade de realizar o que podem e mostram de que massa somos feitos (por alguma razão já fomos donos de meio mundo...), mas antes de realizar tarefas futuras, apresente as dúvidas e realize o trabalho depois.

Sei que nos dias que correm, mais dificil é chamar profissionais para realizar o trabalho por razões económicas, mas tente ponderar e dar mais peso esta hipotese em situações futuras.
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por quico »

Grato pelas respostas.

@ezer:
Sim, uma ficha que eu cortei o cabo e descarnei um pouco dos fios.
Assim sendo, e se percebi bem, então montei os fios ao contrário, mas aquilo funciona simplesmente porque em casa temos corrente alternada...

@nelmindo
Antes de mais, eu gostaria apenas de referir que foi-me deixada a ligação assim pela pessoa que fez as obras, sendo que parti do principio que uma maneira correcta de o fazer seria assim. Não percebo muito de electricidade, mas precisamente porque não gosto de brincar com estas coisas, pesquisei pela net e encontrei este fórum.
Apenas falei em fase e neutro, porque o aquecedor apenas tem 2 fios, um azul bebé e outro castanho claro, neste caso, e segundo o amigo ezer, eu acabei por ligar o castanho claro ao azul e o azul bebé ao preto (erradamente).
Já agora para perceber a gravidade da situação, quais os riscos que corro ao ter o aquecedor ligado à iluminação?
Esse diferencial de alta sensibilidade, serviria concretamente para quê? Evitar curto circuito? Quais os riscos possíveis?

Mais uma vez obrigado pela vossa paciência.
Acredito que possa estar a fazer ou dizer barbaridades, mas quem não sabe é como quem não vê...
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Mensagem por jomc »

ligaste um aparelho destinado a circuito de tomadas ao um circuito de iluminaçao,repara no quadro que os valores dos disjuntores tem valores diferentes.
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Mensagem por jomc »

p.s: casa de banho entao nem se fala.
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por quico »

jomc Escreveu:ligaste um aparelho destinado a circuito de tomadas ao um circuito de iluminaçao,repara no quadro que os valores dos disjuntores tem valores diferentes.
Que está mal já percebi.
O que gostava de saber é o que pode acontecer ficando aquilo assim, e como posso então mudar aquilo para ficar bem...

Teria que se fazer uma ligação directamente ao quadro, com disjuntor próprio?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

viva.

o que está mal é que o fio de alimentação ao circuito de iluminação é de 1,5mm2 enquanto que os circuitos de tomadas são em 2,5mm2.

Portanto, tratando-se de um aquecedor, deveria ser ligado a circuitos de tomadas.

O que pode acontecer?

Se a carga pedida for muita, o fio começa a aquecer e o disjuntor da iluminação dispara.
Pode-se dar o risco de incêndio por aquecimento (em casos extremos).
Learning is the goal!!
quico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por quico »

gemini Escreveu:viva.

o que está mal é que o fio de alimentação ao circuito de iluminação é de 1,5mm2 enquanto que os circuitos de tomadas são em 2,5mm2.

Portanto, tratando-se de um aquecedor, deveria ser ligado a circuitos de tomadas.

O que pode acontecer?

Se a carga pedida for muita, o fio começa a aquecer e o disjuntor da iluminação dispara.
Pode-se dar o risco de incêndio por aquecimento (em casos extremos).
Boas caro amigo,

Neste caso, trata-se de um aquecedor semi-cerâmico, que faz 1300w ou 2000w, e a utilização é de cerca de 5 ou 6 minutos seguidos, sendo que ele desliga-se sozinho quando chega à temperatura alvo.

Por precaução vou apenas usá-lo a 1300w.

A alternativa seria partir o azulejo e mudar a ligação. Infelizmente foi o responsável pela remodelação da wc que me deixou aquilo assim, pelo que foi de facto por minha ignorância, senão não teria permitido as ligações assim.

Grato pela resposta
realtreal
Curioso
Curioso
Registado: 01 dez 2010, 23:19

Mensagem por realtreal »

é assim so tens uma solução se essa caixa tiver tubagem (muita era ignoranlia da pessoa que fez esse serviço e nao pos tubagem) e passas cabos directos de 2,5mm (3 cabos apesar de o aquecedor so ter os dois) e poes um diferencial de 30mA so para essa tomada, mas saliento que isso apenas deva ser feito por alguem um pouco mais entendido da materia
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

as asneiras já estão feitas portanto há que verificar os perigos que se estáo a correr:

1- Não foi aínda confirmado se o circuito tem protecção diferencial ou não. Não tendo, este é o mair erro, pois, independentemente de ir instalar aquecedor ou não, deve ser instalado o referido de 30mA, no quadro.

2- Foi dito que o aquecedor não possui condutor de terra, nesse caso deve tratar-se de equipamento com duplo isolamento, portanto por aqui não há problema por falta de terra, não podendo ser dito o mesmo em relação ao circuito de iluminação.

3- Quanto ao facto do aquecedor estar a ser ligado num circuito de iluminação (1,5mm2), não está correcto como é evidente, mas tratando-se de uma instalação já executada (mal), cuja alteração iria provocar grande "lavoura" não vejo qualquer perigo desde que o disjuntor deste circuito seja, como é de esperar, de 10A. O máximo que pode acontecer é o referido disparar quando a carga no circuito for excessiva.

PS. Moral da história, o que será realmente importante verificar é a existência, ou não, do interruptor diferncial.

ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”